Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Curtas notas biográficas de Stewart Sukuma

Luís Pereira nasceu em 1963, em Cuamba, na província do Niassa. Muito cedo os seus pais separam-se, e a sua mãe viveu sozinha. Aos sete ou oito anos de idade, teve o primeiro contacto com a música, através de um presente que recebera no Natal. Ele beneficiou-se da prenda que davam a pessoas mais pobres: uma viola de plástico. Isso foi combinado com o gosto de ouvir rádio.

Três anos depois passou a fazer parte de um grupo de dança popular, onde fazia danças tradicionais. Foi, também, no grupo, onde aprendeu a tocar guitarra. Quando tinha 14 anos, foi para Maputo e passou a fazer parte de uma banda escolar. Quatro anos mais tarde tornou-se profissional: ganhava dinheiro cantando numa casa de entretenimento nocturna, onde fazia parte de uma banda residente.

Naquela altura, ainda não compunha, apenas fazia imitações de músicas de Lionel Richie, Commodores, Roberto Carlos, Paulo de Carvalho, e outros cantores populares.

Começou a compor quando participara de num concurso onde os participantes tinham de ter duas músicas próprias: originais e outras duas conhecidas. E Stewart escreveu Música Quente, sob influência de Jáfumega [banda de música portuguesa] e pelo músico Dany Silva.

O número foi um sucesso, mas tinha características muito diferentes do que era cantado em Moçambique, o que levou as pessoas ao acusar de plágio. Apesar disso, a única editora que existia na altura, em Moçambique, a Til Discos, quis assinar contrato com ele, mas Stewart só tinha uma música.

O artista não assinou, mas aquilo motivou-lhe a escrever mais. Depois, entrou para a Orquestra Marrabenta, que viajou muito, durante três anos. O grupo chegou, inclusive, a abrir o espectáculo para Mark Knopfler, em Inglaterra. Na Orquestra tocava percussão.

160505 PRMRS RO 0111 9055

Stewart Sukuma gravou o seu primeiro disco, Afrikiti, em 1995, na África do Sul. A obra contou com a participação de Hugh Masekela, em dois temas. Masekela também estava a gravar nas terras sul-africanas.

Na altura, Stewart namorava uma jovem canadiana, e decidiram estudar nos EUA. Ela ia para Harvard, estudar resolução de conflitos, e ele iria estudar música na Berklee College. Contudo, a relação acabou antes da partida, mas decidiu ir na mesma.

Ele esteve na Berklee por dois anos, apesar de estranharem a sua presença, uma vez que já tinha um disco gravado. Não terminou o curso, mas um ano depois de sair, foi nomeado para o “board” [uma espécie de membro do conselho] da escola que selecciona os artistas africanos para lá estudarem.

Em 2005, tornou-se apresentador de televisão, em Moçambique, ocupação que ainda mantém. Três anos depois, lançou o CD Nkhuvu, onde participaram Lokua Kanza, Bonga, Jimmy Dludlu e Elizah.

Em 2012, Sukuma, registou a sua marca “Stewart Sukuma”, tornando-se no primeiro músico moçambicano a fazê-lo.

"Nkhuvu" antecedeu o disco-livro com dois CD´s e duas capas diferentes, lançado em 2014. De um lado, Os Sete Pecados Capitais, e do outro [contrário do livro], Boleia Africana, este último foi baseado na colonização da Península Ibérica pelos mouros. O outro foi gravado em Maputo, com uma vertente mais tradicional, 90% das músicas gravadas nas línguas nacionais, enquanto Boleia Africana foi gravado em português. O livro que acompanha os discos conta uma história.

Stewart é também activista social e cívico. Interliga a sua música a aspectos de cariz social. Por exemplo, já esteve envolvido na área da saúde e em coordenação com o Ministério da Saúde, em campanhas nacionais de sensibilização na luta contra o HIV/SIDA e Cancro da Mama. Tem-se associado a projectos de cidadania. Já foi parceiro do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) para consciencializar o povo moçambicano a exercer o seu direito de voto.

O artista aliou-se à UNICEF para propagar a importância dos Direitos Humanos e da Criança, tendo assinado com a instituição um protocolo de parceria. Foi o produtor musical do Projecto Música é Vida e, em 2012, foi nomeado Embaixador Nacional da Boa Vontade da UNICEF.

Com mais de 30 anos de carreira, é considerado um dos músicos mais dinâmicos da actualidade moçambicana, um símbolo da cultura moçambicana e da preservação do estilo musical Marrabenta. Stewart Sukuma é Sócio-Administrador da Stewart Sukuma, Lda., empresa que gere os seus e principais projectos nas diferentes áreas em que actua.

Prémios

884201

   Prémio Award - Ngoma Moçambique 1992 – Josefina

   Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique 1994 – Julieta

   Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique 1996 – Afrikiti

   Melhor músico - Mozart Award /UNESCO 1997

   Melhor Canção do Ano – Ngoma Moçambique 2008

   Personalidade Cultural do Ano 2008 - Jornal Notícas

   Melhor Canção do Ano - Ngoma Moçambique 2010

   Melhor Canção Alternativa do Ano - MOAMAS 2010

Bibliografia

Stewart Sukuma, 2016 [consult. 2016-08-20 20:38:01]. Disponível na Internet: http://sukuma.com/index.php/pt/bio

Público, 2016 [consult. 2016-08-20 21:15:38]. Disponível na Internet: https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/para-stewart-sukuma-tudo-comecou-com-uma-viola-de-plastico-aos-7-anos-1675558

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

980325
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
488
1377
17746
230098
70343
107911
980325

Seu IP: 54.227.6.156
2018-01-20 06:59

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: