Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Curtas notas biográficas de Liloca

Luísa Zélia Sebastiana da Graça Madade, ou simplesmente Liloca, nasceu a 29 de Abril de 1985, na província de Tete, e vive em Maputo.

Ela é licenciada em Direito, pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTM), e é uma das referência da música moçambicana. O gosto pela dança marcou a sua infância. Liloca iniciou a sua carreira como dançarina, ainda no ensino primário.

Mais tarde envolveu-se em vários grupos de dança. Mas preferiu fundar a academia "Sweet Dance", um espaço que gerou vários bailarinos e grupos de dança, em Moçambique. Entre 2004 e 2006, na qualidade de bailarina, trabalhou com MC Roger, uma outra referência da música moçambicana. Durante aquele período, ela actuou em grandes palcos. Porém, em 2006, decidiu unir a dança e a voz, tornando-se cantora.

Sob desconfiança das suas capacidades, de pessoas próximas e não só, Liloca estreou-se no mundo musical, com o número "Como Ela Dança".

Num momento em que Maputo confrontava-se com um fenómeno de roubos em residências e nas ruas, Liloca lançou a música “Muyive” (ladrão), que foi bem recebida. A faixa foi cantada em xichangana, uma língua bantu falada no sul de Moçambique, e apelava o fim dos roubos.

Com aquele número, a então estreante ganhou o prémio de “Melhor Música Revelação”, em 2007, no prestigiado concurso musical "Ngoma", promovido pela Rádio Moçambique. No mesmo ano, lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Tic Tac é Meu Style”. E daí não mais parou.

Em 2010, a artista exibiu as suas habilidades de dança, no concurso “Dança dos Artistas”, onde conquistou o primeiro lugar, ou seja, Liloca encaixou 500 mil Meticais (cerca de 200 salários mínimos, na altura). A este prémio juntaram-se outros quatro, arrecadados em várias categorias, no "Mozambique Music Awards", nos anos seguintes.

Em 2015, Liloca tornou-se na primeira cantora moçambicana a ser inclusa na comitiva presidencial para uma visita de Estado a um país estrangeiro. O destino foi Portugal. Em 2016, a artista celebrou 10 anos de carreira musical.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

979504
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
1044
1518
16925
230098
69522
107911
979504

Seu IP: 54.167.126.106
2018-01-19 21:09

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: