Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Bala disparada não muda de direcção

O tiro está sair pela culatra! A “propaganda” para estimular as pessoas a fazerem “o bem” está dar lugar ao egoísmo, ao invés do humanismo. E para a pessoa imediata que está pouco pensando em teorias futuristas de plantar para colher, “o bem” tornou-se um local de busca de protagonismo ou acções de compra de reconhecimento.

Não precisamos virar cientista ou pesquisador, basta só observar o discurso através do qual procuramos convencer o outro a fazer “o bem”, é tudo qualquer coisa como: “ajuda ao seu irmão, porque amanhã será você”.

Quem pára para analisar a frase citada, notará nela uma tentativa de coerção do outro, usando o medo, um espírito de egoísmo transmitido de forma tácita, e a centralização da importância de fazer “o bem” no facto de amanhã ser o receptor da mensagem a precisar da ajuda, uma forma de pensamento que depois é passada para as novas gerações.

A noção de que fazer “o bem” como uma característica própria dos humanos está ausente nesta forma de pensamento. Através da frase, anteriormente referenciada, pode-se claramente ver que a “propaganda” leva as pessoas a ajudarem para serem ajudadas, e não a ajudarem porque o outro está precisar de ajuda. A pessoa pode ajudar, e é bom ajudar para tirar o outro da situação em que está.

O egoísmo é e sempre será egoísmo, independentemente de onde é aplicado. E o egoísta apenas faz “o bem” até onde for o seu interesse, isto não tem nada a ver com as características humanitárias.

Assim sendo, a humanidade precisa urgentemente estabelecer uma nova ordem para estimular as pessoas a fazer “o bem”, adoptando um discurso que centraliza a importância de o fazer no facto de ser bom fazer “o bem”, e tão própria dos humanos quanto alimentar-se diariamente, e pelo simples facto de ser bom deve ser feito sem esperar retorno. Isso começa contigo!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

979502
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
1042
1518
16923
230098
69520
107911
979502

Seu IP: 54.167.126.106
2018-01-19 21:09

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: