Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Já chega!

Ajudar é tirar a tristeza de alguém e sentir-se bem quando substituímos a aflição pela alegria na vida do outro. Por estas razões este é um dos actos mais nobres da humanidade.

Está a tornar-se normalíssimo o acto ridículo de convidar a Imprensa para cobrir ofertas à gente carenciada, sem que os recursos para tal ajuda tenham vindo, directa ou indirectamente, do campo mediático. É como quem diz:

- oh tv´s, rádios, jornais e revistas venham lá mostrar ao mundo que eu estou a ajudar os pobres…

Por outra, na Pátria Amada a visão de ajuda como meio de troca da aflição por alegria no outro está a perde-se e a ser substituída por uma acção de interesse de visibilidade e reconhecimento público. Ou seja, quem ajuda não pretende sentir-se bem tirando a aflição no outro, mas pretende usar a aflição do outro para ganhar dois ou três minutos de fama na televisão, rádio e algumas páginas de jornais e revistas, alguns até capas de órgãos impressos.

A atribuição de preço monetário ao acto de busca do quarto nível da pirâmide de Abraham Maslow, denúncia quão ignorante é o “prestador de ajuda” moçambicano. É tão ignorante que não consegue ver a importância do simples acto de tirar tristeza no outro. É tão guloso que não consegue ficar satisfeito pela simples e nobre acção de dar alegria ao outro. É tão pobre de protagonismo na praça pública que até procura os economicamente pobres e se aproveita da condição social deles para “aparecer” e ter reconhecimento público.

Está na hora de a sociedade moçambicana dar uma lição nesse tipo de gente que está trocar as finalidades da ajuda ao próximo. É momento de a sociedade dizer com uma acção prática que os carenciados não são instrumentos de produção de imagem e reconhecimento público de ninguém, e quem os quer ajudar deve ficar satisfeito com o simples e nobre facto de dar-lhes alegria. Todo aquele que usa os pobres para ganhar protagonismo deve merecer a punição mais severa: o nosso desprezo profundo.

*Texto da autoria de Dalton Sitoe, partilhado no ECA Notícias, com o título “Eles merecem o nosso desprezo”, a 6 de Novembro de 2016.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

979584
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
1124
1518
17005
230098
69602
107911
979584

Seu IP: 54.167.126.106
2018-01-19 21:20

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: