Autenticar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Revista Biografia completa um ano!

Já dizia Stephen Covey, tudo cria-se duas vezes: a primeira criação é na mente; a segunda ocorre quando se decide materializar o pensamento. A primeira criação da Revista Biografia aconteceu a 24 de Novembro de 2013, sendo que a segunda começou a 1 de Abril de 2016. Hoje, passa um ano.

Ouvindo uma conversa do locutor Robertino Jorge e o manager do músico Ahssan Júnior, durante a qual o locutor reclamava repetidamente a grande dificuldade que enfrentava para encontrar biografias de cantores moçambicanos, surgiu no jornalista Dalton Sitoe, a ideia de criar uma página web onde os moçambicanos com acesso à internet podiam ler biografias de cantores moçambicanos. E o nome da plataforma chamar-se-ia, simplesmente, Biografia, e o slogan seria: Conhecendo o meu ídolo.

Ainda no dia 24 de Novembro de 2013, o também webdisgner, Dalton Sitoe, criou a página web, mas no dia seguinte descobriu que ainda era um sonho muito grande, pois não tinha dinheiro para implementar e tratou de arrumar o projecto. Entre 2013 e 2015, Biografia foi repensada, tornando-se mais abrangente.

Contudo, a grande mudança aconteceu em finais de 2015, durante o processo de registo. Depois de várias pesquisas sobre o mundo biográfico, encontrou-se um enquadramento jornalístico para o projecto, passando a chamar-se Revista Biografia, e o slogan passou a ser A longa batalha, frase que resume o percurso de vida dos moçambicanos, no geral, e o exercício levado a cabo por Dalton Sitoe para fundar a revista.

A 25 de Março de 2016, Deanof Potompuanha, também estudante universitário e jornalista, juntou-se ao projecto. Assim, a 1 de Abril de 2016, Dalton Sitoe e Deanof Potompuanha fundaram o jornalismo biográfico em Moçambique, através da Revista Biografia, o primeiro órgão de informação moçambicano exclusivamente biográfico. Não foi coincidência, a escolha do mês de Abril foi intencional: é o mês da mulher moçambicana.

Hoje, estamos a celebrar muito mais do que o primeiro aniversário da Revista Biografia. Estamos a celebrar um ano de jornalismo biográfico em Moçambique. Estamos a celebrar um ano de jornalismo com produtos imortais e com utilidade na sua vida. Graças ao jornalismo biográfico, a Revista Biografia é, até hoje, o único órgão de informação em Moçambique com conteúdos de longa vitalidade.

A Revista Biografia é também mais do que um lugar onde se recolhe informação, apura-se e divulga-se. Aqui, pensamos e repensamos a melhor forma de se fazer jornalismo biográfico. Foi nesse âmbito que alteramos a nossa linha editorial em Dezembro de 2016, passando a dar espaço a todos moçambicanos e pessoas com alguma origem moçambicana. Com essa acção, o jornalismo biográfico deixou, para nós, de basear os seus critérios de elegibilidade nas pessoas, passando a basear na história de cada pessoa.

Em outras palavras, o jornalismo biográfico deixou de ser, apenas, para contar história de vida de personalidades e pessoas que deram um forte contributo para humanidade. Para nós, todos têm uma história de vida interessante que merece ser contada. Cabe aos jornalistas biográficos saberem como dar um tratamento adequado a cada uma delas. Ou seja, em Dezembro de 2016, a Revista Biografia passou a ser um órgão de informação com a missão de contar a história de vida de todos os moçambicanos na caligrafia jornalística.

O novo estatuto editorial abriu espaço para os integrantes da Revista Biografia serem mais criativos e poderem contribuir para o crescimento do jornalismo biográfico. Foi nessa perspectiva que o jornalista biográfico Dalton Sitoe criou dois géneros textuais para o jornalismo biográfico – bioepisódio e biomoment – e deu um nova aplicabilidade aos géneros bioficção e bioentrevista. A acção inovadora representa um forte contributo para o jornalismo biográfico no mundo, uma vez que o torna possível de realizar com maior fluidez.

Iniciámos a actividade olhando para Moçambique, e as capitais de países de língua oficial portuguesa. Esperávamos alcançar 182 500 visualizações, mas o impacto da revista superou as expectativas, pois publicando um a dois textos biográficos por fim-de-semana, alcançamos mais de mil cidades no mundo, e construímos uma família biográfica com mais de 260 mil leitores, que realizaram aproximadamente 300 mil visualizações durante um ano [salientar que a estatística visível no site foi reiniciada a 27 de Setembro de 2016, dia em que foi remodelado].

Tal como se lê na nossa linha editorial, a Revista Biografia tem os seus leitores como único universo a servir. Ou seja, não somos imparciais, porque estamos do lado dos nossos leitores. Mergulhamos na vida dos nossos biografados, tendo em mente que estamos a competir com as expectativas dos nossos leitores. Foi por isso que instituímos 22 de Março, como Dia do Leitor. Foi, ainda por isso, que a 22 de Março de 2017, colocamos o nosso site personalizável e adaptável aos dispositivos móveis. Foi, também, por isso, que promovemos um concurso oferecendo uma bolsa de estudo aos leitores como presente de boas entradas em 2017.

Neste segundo ano, queremos continuar a escrever histórias de vida e obras com valor de utilidade para os nossos leitores, sermos a melhor companhia dos internautas, e impulsionar o crescimento do jornalismo biográfico em Moçambique e no seio dos mais de 280 milhões dos falantes de língua portuguesa no mundo. Faremos isso com todo o amor, porque o jornalismo biográfico é o que dá sentido à existência da humanidade, algo parecido com tradutor de legado de cada pessoa em palavras para as futuras gerações.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Curso de culinária infantil

As férias escolares já iniciaram e o natal vem aí. A Escola de Culinária Arte e Profissão Tia Rosa convida a todos pais a inscreverem os seus filhos (10+) para, durante as férias, aprenderem a fazer pizza; bacalhau; lasanha; bolo-rei; bolo pudim; cupcake de natal; e biscoito de natal.

Audiência

857618
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
22
4004
8048
118738
55547
69446
857618

Seu IP: 54.227.51.103
2017-12-19 00:04

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: