Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Nove meses para nascer um terrorista

Trazer uma nova vida ao mundo é das coisas mais simples que o homem pode fazer e o presente especial que uma mulher pode ter no seu período de passagem pela vida terrena. Triste é quando a vida gerada depois de crescer torna-se uma dor de cabeça para o mundo.

Apesar de haver uma tendência de muitos encarregados refugiarem-se em assuntos satânicos e por aí em diante, muitas vezes isso não passa de um bode expiatório para se livrar da sua fraqueza na tarefa de educar. Uma tentativa de tapar o sol com a peneira.

Stephen Covey quando aborda o quinto hábito das pessoas mais eficazes, fala da compreensão e, ainda, na sua célebre obra é possível encontrar trechos em que fala dos mapas de avaliação.

Imagina que não conhece Moçambique e deseja viajar para Cabo Delgado. Contudo, é-lhe entregue um mapa que vai à Cape Town. Quando você acha que chegará à Cabo Delgado? (Nunca!). Infelizmente esta é a tendência como se procura compreender as crianças por parte de alguns pais. Eles avaliam as crianças em função dos seus mapas, ou seja, do que é bom para eles (pais), sem no entanto, verificarem se o seu mapa está de acordo com o da criança. A projecção da autobiografia no inocente dá lugar a uma criança rebelde ou com duas faces: uma bonita, para mostrar os pais, e a outra real.

Certamente que o estimado leitor há-de ter já ouvido por aí uma frase parecida a esta: “não faça aos outros o que não gostaria que os outros fizessem a si”. A frase tem sido interpretada como “entrega de doces a todos, porque eu quero que me ofereçam doces”, mas na verdade deve ser interpretada como “a capacidade de ouvir o outro como gostaríamos de ser ouvidos, ou seja, compreender o outro como gostaríamos de ser compreendidos”.

Todo o ser humano gostaria de ser ouvido sem preconceitos e sentir que a sua opinião ou posição foi recebida como correcta, vista sob o seu o ponto de vista. Adverte-se que ouvir não é concordar. E ao dar-se a oportunidade ao outro de ser compreendido, está a criar-se a possibilidade de oferecer doce a quem quer doce e bolacha quando for o caso.

Em outras palavras, quando uma criança, por exemplo, chega e diz ao encarregado que já não quer saber de escola, antes de o receptor da mensagem projectar a sua autobiografia no petiz, tem de compreende-la, despido de preconceito e pensar que aquela posição é correcta sob o ponto de vista da criança. Só desta forma o encarregado estará em condição de se direccionar à criança. Observa-se também, que o truque permite que a criança dialogue mais com o encarregado. Evita-se, ainda, a criação de duas faces.

Infelizmente, não é desta forma que se actua um pouco por todo lado. Crianças que não têm os mesmos mapas que a dos encarregados são educadas com porrada ou são ridicularizadas. E destas formas, aliados a outros factores, surgem aqui e ali, os malfeitores que dão dores de cabeça ao mundo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

979615
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
1155
1518
17036
230098
69633
107911
979615

Seu IP: 54.167.126.106
2018-01-19 21:23

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: