Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Curta nota sobre Carlos Agostinho do Rosário

Carlos Agostinho do Rosário nasceu a 26 de Outubro de 1954, na cidade de Maxixe, província de Inhambane. É filho de Agostinho Juisse e Rosa Sechene.

Rosário é Mestre em Economia (MSc., ou seja, Mestre em Ciências) aplicada na área de Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural, pela Imperial College em Wye – Universidade de Londres. E Bacharel em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane – Maputo, Moçambique.

O seu percurso pelas instituições do Estado e privadas iniciou-se em 1977, como funcionário a tempo parcial no Ministério das Obras Públicas e Habitação, na área Económica e Financeira. Naquela instituição permaneceu até 1983.

De 1980 a 1982 foi professor de matemática, curso nocturno, no Instituto Industrial de Maputo. Em 1983, exerceu as funções de Economista na Empresa Agrícola de Citrinos de Manica, no centro do país. Quatro anos depois, Rosário foi nomeado para os cargos de Governador da Província da Zambézia e Primeiro-Secretário do comité Provincial da Zambézia.

Em 1994, passou para Membro da Assembleia da República, tendo resignado por imposição legal, logo no início da legislatura, depois de ter sido nomeado Ministro da Agricultura e Pescas.

Esteve à frente daquele pelouro até o ano de 1999. Do último ano da década 90 até 2002, o seu percurso governativo conheceu uma interrupção, tendo apenas exercido as suas funções de Membro do Comité Central do Partido Frelimo, uma tarefa que já exercia desde 1989. Em 2002, ocupou a posição de Alto-Comissário da República de Moçambique na Índia e Sri Lanka, uma missão que terminou em 2008.

A 16 de Janeiro de 2015, Carlos Agostinho foi nomeado Primeiro-Ministro, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Até então, Rosário ocupava o cargo de Embaixador da República de Moçambique na Indonésia, com múltipla acreditação em Singapura, Malásia, Tailândia e Timor-Leste, funções para as quais foi incumbido em 2009.

O titular da pasta responsável por assistir e aconselhar o Chefe do Estado na direcção do governo, tem na sua bagagem sete obras escritas. Leitura, música e desporto (ginástica, futebol e natação) são as suas ocupações nos tempos livres.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

979578
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
1118
1518
16999
230098
69596
107911
979578

Seu IP: 54.167.126.106
2018-01-19 21:20

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: