Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Notas biográficas de Iolanda Cintura

O vasto território banhado pelo Oceano Índico, ainda era uma província ultramarina portuguesa. Na altura, existia um movimento de libertação, que procurava pôr fim ao regime colonial, pela via armada. Aquele cenário, não impediu Paulino Cintura e Rosa Cruz Meque, de gerar uma nova vida, no distrito de Vila Pery, actual província de Manica.

A filha do casal começou a respirar os primeiros ares do planeta terra a 24 de Outubro de 1972 e foi registada com o nome Iolanda Pedro Campos Cintura.

Foi na Vila Pery, onde Iolanda passou os primeiros oito anos da sua infância e os primeiros anos de escolarização. Atenção que o nome de Vila Pery viria a mudar para Manica, um pouco depois de Moçambique tornar-se independente, em 1975.

Iolanda Cintura viveu depois por dois anos na cidade da Beira, com os seus familiares. Na capital provincial de Sofala, frequentou e concluiu o ensino básico na Escola Primária de Macurungo. Depois mudou-se para a capital moçambicana. Já em Maputo, iniciou o ensino secundário na Escola Francisco Manyanga, tendo terminado em 1989.

Tímida por natureza, a então adolescente sempre optou por uma vida simples. Sua forma de vestir era informal. Sentia-se bem de jeans e camiseta.

A timidez fê-la passar por um conflito interno. Chegou a militar na equipa de basquetebol do Costa do Sol, como forma de empurrar a timidez e socializar-se com as pessoas, mas não conseguiu.

Goververnadora caminhando para um almoço num dos complexos da cidade

Ainda naquela etapa da vida, sonhava em ser médica, para salvar vidas. Entretanto, a paixão pela disciplina de química falou mais alto. Iolanda acabou por abandonar o sonho de infância e optou pelo curso de Engenharia Química. Frequentou o curso na Universidade Eduardo Mondlane, onde em 1999, obteve o grau de licenciatura.

Ao formar-se em Engenharia Química, Cintura pretendia trabalhar numa indústria e/ou laboratório, mas foi para um emprego sem nenhuma relação.

O percurso profissional de Iolanda Cintura foi maioritariamente feito no Ministério da Energia (actual Ministério dos Recursos Minerais e Energia).

Naquela instituição ocupou as funções de chefe do Departamento de Combustíveis (2000-2003); directora Nacional Adjunta de Energia (2003-2004), e de Directora Nacional de Combustíveis (2004-2010).

Entretanto, importa realçar que após a licenciatura, a engenheira deu continuidade aos estudos, participando em vários cursos de capicitação, nas seguintes especializações: certificado pelo Instituto de Petróleo da Noruega, em Economia e Gestão de Petróleos, em 1999; certificado do Departamento de Energia de Washington, em Género e Energia, em 2001; certificado Profissional, pelo Instituto Superior de Administração Pública de Maputo, em 2007; e um certificado em Liderança e Desenvolvimento Estratégico, em 2011.

Carreira política

 

A política activa nunca esteve entre os planos de Iolanda Cintura. No entanto, aos 37 anos de idade, foi convidada para dirigir o Ministério da Mulher e Acção Social (actual Ministério do Género, Criança e Acção Social), em 2010, após as eleições gerais de 2009.

Cintura ficou surpreendida e chocada com o convite. Passou noites em claro e até chorou de tanto receio e medo que a dominavam. Após receber apoio moral da família (esposo e filhos), aceitou o convite e o novo desafio, até porque não podia recusar a missão de servir a Pátria.

Foi naquele ministério, onde Iolanda adoptou uma nova forma de vestir. Passou a investigar mais e cultivou o gosto pela capulana, como forma de adequar-se às suas novas funções e estar mais próxima dos hábitos da mulher residente dentro e fora da cidade, em Moçambique.

A 15 de Outubro de 2015 foram realizadas as V Eleições Gerais em Moçambique. O sufrágio deu origem a um novo Governo, liderado por Filipe Nyusi. No novo ciclo de governação, Iolanda Cintura foi indicada para o cargo de Governadora da cidade de Maputo, a capital moçambicana e o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do país.

A dirigente é mãe de uma rapariga e um rapaz, e é casada com Mário Seuane, apelido que a governante também adoptou após o casamento, passando a chamar-se Iolanda Maria Pedro Campos Cintura Seuane.

Bibliografia

Iolanda cintura”. MOZCELEB [cidade de Maputo] Setembro/Outubro de 2014: pag. 22-24. Impresso.

PORTAL DO GOVERNO DA CIDADE DE MAPUTO. Biografia. Disponível em: <http://www.cmaputo.gov.mz/a-governadora/biografia/> Acesso em: 2/04/2016.

SAPOSTYLE. Iolanda Cintura: Uma das mais novas caras do Governo. Disponível em: <http://lifestyle.sapo.mz/glamour/celebridades/artigos/iolanda-cintura> Acesso em: 2/04/2016.

CIP. Quem é Quem no Governo. <http://www.cip.org.mz/election2013/ndoc/282_Mo%C3%A7ambique_Boletim_57_Quem_e_quem_no_governo.pdf> Acesso em: 2/04/2016.

DRE Tretas. Decreto 355/70, de 28 de Julho. <https://dre.tretas.org/dre/246024/> Acesso em: 2/04/2016.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

980338
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
501
1377
17759
230098
70356
107911
980338

Seu IP: 54.227.6.156
2018-01-20 07:01

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: