Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Curtas notas biográficas Calisto Cossa

Calisto Moisés Cossa nasceu no distrito de Manjacaze, na localidade de Macuácua, na província de Gaza, a 25 de Junho de 1975, dia da Independência Nacional, mas foi registado em Maputo.

A sua infância deu-se no seio de uma família de camponeses e foi moldada pelos usos e costumes tradicionais interligados aos valores religiosos. Foi naquela conjuntura que ainda cedo conquistou simpatia de outros jovens da Igreja do Nazareno da cidade da Matola e liderou vários grupos.

Antes, aos 10 anos de idade, filiou-se à Organização dos Continuadores da Revolução Moçambicana, de onde ingressou, em 1994, no partido Frelimo, na qualidade de membro. E, em 1999, integrou-se na Organização da Juventude Moçambicana (OJM), na cidade da Matola.

Em 2005, foi eleito membro do conselho provincial da OJM, para em 2011 ser eleito membro do conselho de jurisdição nacional da OJM. Já em 2012, foi eleito membro do Comité Provincial do partido Frelimo, pelos membros do seu partido.

A notabilidade de Calisto Cossa dentro da Frelimo há-de ter ganhado ímpeto em 2001, quando foi indicado para trabalhar na Bancada Parlamentar da Frelimo, na Assembleia da República, onde em 2002 foi nomeado Assistente Pessoal do Chefe da Bancada Parlamentar, funções que exerceu até 2005.

Em 2004, foi indicado membro da brigada central da Frelimo para a província de Gaza. E como corolário do trabalho realizado, a Frelimo e o seu candidato, Armando Guebuza, venceram as eleições ao nível daquela parcela do país.

Calisto Cossa foi indicado, de 2008 a 2013, para membro da brigada central pela província de Maputo, local da sua residência (cidade da Matola), tendo participado activamente nas eleições Autárquicas e Gerais de 2008 e 2009, respectivamente.

Ao nível académico, Cossa tem duas licenciaturas: uma em Ciências Sociais – Ensino de História e Geografia pela Universidade Pedagógica; e outra em Direito, pela Universidade Eduardo Mondlane. Calisto frequentou o curso de Analista Programador de Aplicações do CPD e foi docente nas escolas secundárias Josina Machel; Francisco Manyanga; Liceu Polana; e Escola de Amparo da Matola.

Calisto foi, ainda, responsável do sector de obras e Chefe-adjunto de marketing na Kanes Alfaias Agrícolas; e Chefe do Departamento de Relações Públicas no Ministério das Finanças, de onde depois foi nomeado Assistente Pessoal do Ministro das Finanças, Manuel Chang, o que equivale a assessoria, sendo um cargo de confiança.

A 28 de Agosto de 2013, o Comité do partido Frelimo, na cidade da Matola, elegeu Calisto Cossa para ser candidato da Frelimo no município da Matola, para as eleições autárquicas agendadas para 20 de Novembro daquele ano. Cossa arrecadou um total de 47 votos contra 17 de Alberto Banze e 11 de Jorge Uane.

No dia 23 de Novembro de 2013, a Comissão Nacional de Eleições, ao nível da província de Maputo, anunciou a vitória de Cossa, com 79.975 votos, contra 59.679 votos do seu rival Silvério Ronguane, que concorreu pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Em Fevereiro do ano seguinte, sob uma chuva torrencial, Calisto Cossa tomou posse e prometeu, até 2018, altura em que termina o mandato, tornar a Matola uma cidade aprazível, desenvolvida, limpa e segura, onde todos os cidadãos participam na definição do que deve ser realizado em cada bairro daquela autarquia.

O presidente do Conselho Municipal da Matola é casado com Alice Manjate Cossa, e é pai de duas filhas.

Bibliografia

A Verdade. Calisto Cossa renova promessas na tomada de posse Acesso em: 5/12/2016.

notícias. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Calisto Cossa vencedor Acesso em: 5/12/2016.

notícias. Município da Matola: Calisto Cossa eleito candidato da Frelimo Acesso em: 5/12/2016.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

979500
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
1040
1518
16921
230098
69518
107911
979500

Seu IP: 54.167.126.106
2018-01-19 21:08

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: