Autenticar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Prazer de nascer uma mulher

Era noite… Por aí 22:00 horas. Estávamos no tempo colonial, era dia 20 de Dezembro de 1962. O Hospital Central de Maputo ainda se chamava Miguel Bombarda. Havia divisão de tratamento dos assimilados e não assimilados. Os assimilados eram os que tinham aceitado a cultura portuguesa, porque estava limpa, bem vestida e o meu marido falava português pensavam que fossemos assimilados e aceitaram que fosse atendida na enfermaria dos brancos e assimilados.

Cultura

  • May 13 , 2016

    Luísa Zélia Sebastiana da Graça Madade, ou simplesmente Liloca, nasceu a 29 de Abril de 1985, na província de Tete, e vive em Maputo.

  • May 13 , 2016

    Nuno Abdul é uma das referências da música jovem moçambicana. Os seus trabalhos têm granjeado simpatia além-fronteiras. Ele nasceu em Maputo, a 12 de Janeiro de 1987.

  • Nov 19 , 2016

    Distrito de Magude. Primeira metade da década de 1960. Um menino de seis anos era diariamente sacudido para tomar conta de 50 suínos, 30 cabritos, e 10 ovelhas.

  • Apr 01 , 2016

    Marisa dos Reis Nunes nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), capital da província ultramarina portuguesa de Moçambique, a 16 de Dezembro de 1973. É filha de pai português, José Brandão Nunes, e mãe moçambicana, Isabel Nunes.

Desporto

  • Sep 19 , 2017

    Foi o primeiro moçambicano a jogar em Portugal, de forma legal, após a Independência do país. Realizou o seu maior sonho enquanto jogador profissional. Foi o primeiro moçambicano a jogar numa selecção de África. Partilhou relvados e balneários com jogadores de referência, tal como Figo, Sá Pinto, Juskowiak, Balacov, Peixe, Valckx, Naybet, Marco Aurélio e outros. Estamos a falar de Francisco Queriol Conde Júnior, ou se preferir, Chiquinho Conde.

  • Apr 01 , 2016

    Maria de Lurdes Mutola nasceu na cidade do Maputo, no dia 27 de Outubro de 1972. É filha de João Mutola, operário dos Caminhos de Ferro de Moçambique, e Catarina Mutola, mãe doméstica.

  • Apr 22 , 2016

    Na década de 1950, o Estado Novo português atribuiu a designação de província ultramarina a todas suas colónias, abolindo o conceito de “Império Colonial Português”. Esta foi uma estratégia encontrada para evitar que Portugal fosse visto como uma potência colonial, nos fóruns internacionais.

  • Nov 04 , 2016

    É o menino maravilha do futebol moçambicano. É um jogador irrequieto e repentino. Quando tem a bola aos seus pés tudo pode acontecer.

Economia

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

  • Apr 07 , 2017

    Tinha segurado a taça de cristal com o dedo polegar e o indicador da mão direita. No interior da taça tinha vinho, à meia altura. Levava à boca a um ritmo muito calmo, como se os ponteiros dos relógios do Bairro do Jardim tivessem congelado naquela noite para o seu paladar deliciar-se do sedutor vinho tinto.

Sociedade

  • Feb 17 , 2017

     

    Tinha uma altura normal para a sua idade. Era uma adolescente negra. Não era magra nem gorda. O corpo dela era normal, mas mal distribuído. À luz da beleza universalmente aceite no século XXI, combinando o corpo e o rosto, ela não era bonita, não era meio bonita e nem era feia. Era uma mistura de tudo: uma confusão.

  • Aug 19 , 2016

    Anos 2000 e poucos. Era noite, por volta das 23:00 horas. A estrada estava vazia, ladeada por capim e escuridão lá mais para o fundo. O conta-quilómetros do seu automóvel indicava 140 km/h. Alice já tinha uma longa experiência ao volante. Ela tirara a carta de condução em 1973, um ano depois de ter decidido não andar mais de transporte público.

  • Sep 30 , 2017

    Aconteceu numa casa na Matola… Foi numa tarde de domingo, num ambiente festivo, numa casa com um enorme quintal e uma dependência encostada no fim do quintal. Não tinha o habitual muro de betão, o quintal era protegido por plantas de espinhosa desorganizadas.

  • Aug 14 , 2017

    Estava na cidade da Matola. Vinha dos correios, usando a estrada que passa pela conservatória e a Procuradoria Provincial de Maputo. À direita, no sentido oeste – este, havia uma rotunda com quatro ramificações de avenidas, todas separadas por casas. À esquerda, havia uma via, cada uma delas tinha duas faixas, separadas por um jardim com relva já meio cansada, e umas árvores no centro. O separador devia ter por aí uns 10 metros. Ali estavam os edifícios centrais do Governo Provincial e do Conselho Municipal.

  • Jul 22 , 2016

    O céu estava coberto de nuvens. Não fazia calor. Não fazia frio. A temperatura estava amena. Pensava-se que aquela data terminaria como as outras. Eis que se ouve um pedido de licença de Casimiro Mavota, o irmão da mãe de Alice Conceição. O seu semblante era de poucos amigos. Estava muito sério. O ar do seu rosto foi alterado com vozes de crianças gritando: É ti tio! Ehee! É ti tio! Ehee…!

Bioentrevista

Política

  • May 20 , 2016

    Amélia Tomás Taime Muendane Nakhare é licenciada em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), os graus referidos foram obtidos em 1997 e 2015, respectivamente.

  • Mar 03 , 2017

    Respirou os primeiros ares do mundo em Catandica, distrito de Manica, dois anos depois de Moçambique tornar-se independente do colonialismo: 12 de Maio de 1977, para ser mais preciso. Stella da Graça Magalhães Pinto Novo Zeca é o seu nome completo.

  • Jul 15 , 2016

    Vitória Dias Diogo nasceu a 31 de Janeiro de 1964, em Fingoé, distrito de Marávia, na província de Tete. É filha de Luís João Diogo, enfermeiro (falecido) e de Laura Atanásio Dias, doméstica.

  • May 06 , 2016

    A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

  • Nov 25 , 2016

    Pedro Conceição Couto nasceu em Marere, província de Nampula, a 29 de Junho de 1955. É Licenciado em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (1992); e Mestre em Economia, pela Universidade de Glasgow (Reino Unido), desde 1995.

Editorial

  • Aug 18 , 2016

    Estamos entregues a sabe-se lá. Vê-se que a vida não tem mais valor no mundo. Os seres humanos assemelham-se a galinha e suínos, que são abatidos pelo homem para poder alimentar intenções egoístas de alguns grupos na esfera mundial.

  • Jan 13 , 2017

    Olá! Antes de tudo, desejar um ano feliz para você e a sua família. Hoje, neste primeiro texto opinativo do ano, na primeira revista biográfica moçambicana, reflectir-se-á sobre a verdade.

  • Sep 09 , 2016

    Frases como “é preciso gastar esse dinheiro, para vir outro”, “é preciso gastar, para ter mais” ou parecidas a essas são comuns. Essas frases, bem usadas, podem transformar qualquer um em milionário, mas quando é usada como acontece pelas bandas da capital moçambicana, e outras partes do mundo, é o cultivo da pobreza geracional.

  • Oct 13 , 2016

    Há sensivelmente seis meses nasceu em Moçambique uma nova forma de fazer jornalismo. Falamos do jornalismo biográfico. Um jornalismo híbrido, mais centrado na vida particular do cidadão.

  • Jul 08 , 2016

    Trazer uma nova vida ao mundo é das coisas mais simples que o homem pode fazer e o presente especial que uma mulher pode ter no seu período de passagem pela vida terrena. Triste é quando a vida gerada depois de crescer torna-se uma dor de cabeça para o mundo.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Curso de culinária infantil

As férias escolares já iniciaram e o natal vem aí. A Escola de Culinária Arte e Profissão Tia Rosa convida a todos pais a inscreverem os seus filhos (10+) para, durante as férias, aprenderem a fazer pizza; bacalhau; lasanha; bolo-rei; bolo pudim; cupcake de natal; e biscoito de natal.

Audiência

857599
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
3
4004
8029
118738
55528
69446
857599

Seu IP: 54.227.51.103
2017-12-19 00:00

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: