Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Revista Biografia completa um ano!

Já dizia Stephen Covey, tudo cria-se duas vezes: a primeira criação é na mente; a segunda ocorre quando se decide materializar o pensamento. A primeira criação da Revista Biografia aconteceu a 24 de Novembro de 2013, sendo que a segunda começou a 1 de Abril de 2016. Hoje, passa um ano.

Cultura

  • Dec 16 , 2016

    Jimmy Dludlu tinha 13 anos quando pegou a guitarra da casa de um primo e começou a aprender a tocar, imitando o jazz e a música africana que ouvia no rádio. As suas primeiras apresentações foram em casamentos, com o seu primo.

  • Jun 10 , 2016

    Ainda era muito nova quando Lina Duarte perdeu a vida. Órfã de mãe, Neima Júlia Alfredo fora viver com o seu pai, Paulino Alfredo, que lhe batia muito. E a miúda acabou por ir morar com a tia. Paulatinamente ajudou-lhe a encarar a vida positivamente.

  • May 13 , 2016

    Nuno Abdul é uma das referências da música jovem moçambicana. Os seus trabalhos têm granjeado simpatia além-fronteiras. Ele nasceu em Maputo, a 12 de Janeiro de 1987.

  • Apr 08 , 2016

    Há um distrito na província de Gaza chamado Manjacaze. Aquela parcela do país tem uma superfície de 3 748 Km2, limitados a norte pelo distrito de Panda (Inhambane), a sul pelo Oceano Índico, a sudoeste pela cidade de Xai-Xai, e pelo distrito de Chibuto, a oeste.

Desporto

  • Apr 22 , 2016

    Na década de 1950, o Estado Novo português atribuiu a designação de província ultramarina a todas suas colónias, abolindo o conceito de “Império Colonial Português”. Esta foi uma estratégia encontrada para evitar que Portugal fosse visto como uma potência colonial, nos fóruns internacionais.

  • Jul 08 , 2016

    Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho ou simplesmente Bruno de Carvalho, nasceu em Lourenço Marques, actual cidade de Maputo, a 8 de Fevereiro de 1972, três anos antes de Moçambique tornar-se livre do colonialismo português.

  • Sep 19 , 2017

    Foi o primeiro moçambicano a jogar em Portugal, de forma legal, após a Independência do país. Realizou o seu maior sonho enquanto jogador profissional. Foi o primeiro moçambicano a jogar numa selecção de África. Partilhou relvados e balneários com jogadores de referência, tal como Figo, Sá Pinto, Juskowiak, Balacov, Peixe, Valckx, Naybet, Marco Aurélio e outros. Estamos a falar de Francisco Queriol Conde Júnior, ou se preferir, Chiquinho Conde.

  • Apr 01 , 2016

    Maria de Lurdes Mutola nasceu na cidade do Maputo, no dia 27 de Outubro de 1972. É filha de João Mutola, operário dos Caminhos de Ferro de Moçambique, e Catarina Mutola, mãe doméstica.

Economia

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

Sociedade

  • Aug 19 , 2016

    Anos 2000 e poucos. Era noite, por volta das 23:00 horas. A estrada estava vazia, ladeada por capim e escuridão lá mais para o fundo. O conta-quilómetros do seu automóvel indicava 140 km/h. Alice já tinha uma longa experiência ao volante. Ela tirara a carta de condução em 1973, um ano depois de ter decidido não andar mais de transporte público.

  • Feb 17 , 2017

     

    Tinha uma altura normal para a sua idade. Era uma adolescente negra. Não era magra nem gorda. O corpo dela era normal, mas mal distribuído. À luz da beleza universalmente aceite no século XXI, combinando o corpo e o rosto, ela não era bonita, não era meio bonita e nem era feia. Era uma mistura de tudo: uma confusão.

  • May 06 , 2016

    Natural da localidade de Iapala, distrito de Ribáuè, província de Nampula, Jorge Ferrão é pesquisador sócio-ambiental, tendo desenvolvido parte do seu trabalho académico e profissional na implementação e gestão dos parques transfronteiriços na África Austral, em particular na África do Sul, Moçambique, Zimbabwe e na Tanzânia.

  • May 23 , 2017

    Aconteceu… Aconteceu numa rua suburbana do bairro Fomento, na Matola. A rua estava após o comando policial e um pouco depois do posto policial. Não havia iluminação. Estava bem escuro. Com a destra, Osvaldo Chunguane pegou Samiana Manuel pela cintura e puxou-lhe para junto do seu corpo, pousou os lábios no pescoço e aos poucos, através de beijinhos, foi para a bochecha, e bem devagarinho foi para a boca.

  • Apr 28 , 2017

    A contragosto Nilson caminhava, entristecido, muito entristecido. O rosto denunciava que estava a chorar, mas as lágrimas não saiam. Chorava por dentro. Era princípio de tarde, há muito tempo que Nilson não metia algo na boca, mas a tristeza era tanta que até silenciou a fome. Sofia e Nilson caminhavam lado a lado naquele corredor, a cela ficava no fundo do corredor, numa falsa saída dos fundos.

Bioentrevista

Política

  • May 06 , 2016

    A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

  • May 20 , 2016

    Amélia Tomás Taime Muendane Nakhare é licenciada em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), os graus referidos foram obtidos em 1997 e 2015, respectivamente.

  • Jul 15 , 2016

    Vitória Dias Diogo nasceu a 31 de Janeiro de 1964, em Fingoé, distrito de Marávia, na província de Tete. É filha de Luís João Diogo, enfermeiro (falecido) e de Laura Atanásio Dias, doméstica.

  • Apr 22 , 2016

    Ana Flávia Azinheira nasceu a 8 de Fevereiro de 1977. É Mestre em Saúde Pública, Licenciada em Medicina Veterinária, pela Universidade Eduardo Mondlane, e Bacharel em International Business, este último obtido nos Estados Unidos de América.

  • Jun 24 , 2016

    Carlos Alberto Fortes Mesquita é Ministro dos Transportes e Comunicações desde 19 de Janeiro de 2015. Nasceu na Vila de Gurué, distrito do mesmo nome, na província de Zambézia, a 25 de Março de 1962.

Editorial

  • Jul 08 , 2016

    Trazer uma nova vida ao mundo é das coisas mais simples que o homem pode fazer e o presente especial que uma mulher pode ter no seu período de passagem pela vida terrena. Triste é quando a vida gerada depois de crescer torna-se uma dor de cabeça para o mundo.

  • Mar 31 , 2017

    Já dizia Stephen Covey, tudo cria-se duas vezes: a primeira criação é na mente; a segunda ocorre quando se decide materializar o pensamento. A primeira criação da Revista Biografia aconteceu a 24 de Novembro de 2013, sendo que a segunda começou a 1 de Abril de 2016. Hoje, passa um ano.

  • Oct 13 , 2016

    Há sensivelmente seis meses nasceu em Moçambique uma nova forma de fazer jornalismo. Falamos do jornalismo biográfico. Um jornalismo híbrido, mais centrado na vida particular do cidadão.

  • Jan 13 , 2017

    Olá! Antes de tudo, desejar um ano feliz para você e a sua família. Hoje, neste primeiro texto opinativo do ano, na primeira revista biográfica moçambicana, reflectir-se-á sobre a verdade.

  • Feb 17 , 2017

    Na forma aparentemente absurda poder-se-ia definir sentimento como algo que sentimos. E quando se sente está-se na verdade a reagir, ou seja, a responder algum estímulo que desperta o sentimento no ser humano.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

980268
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
431
1377
17689
230098
70286
107911
980268

Seu IP: 54.227.6.156
2018-01-20 06:45

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: