Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Nove meses para nascer um terrorista

Trazer uma nova vida ao mundo é das coisas mais simples que o homem pode fazer e o presente especial que uma mulher pode ter no seu período de passagem pela vida terrena. Triste é quando a vida gerada depois de crescer torna-se uma dor de cabeça para o mundo.

Cultura

  • Jun 10 , 2016

    Ainda era muito nova quando Lina Duarte perdeu a vida. Órfã de mãe, Neima Júlia Alfredo fora viver com o seu pai, Paulino Alfredo, que lhe batia muito. E a miúda acabou por ir morar com a tia. Paulatinamente ajudou-lhe a encarar a vida positivamente.

  • Jul 01 , 2016

    Um pouco da história de Moçambique não faz mal! Foi a 1 de Abril de 1909, que os governos da então Província Ultramarina de Moçambique e do Transval (antiga província sul-africana) assinaram a 1.ª Convenção, que permitia o recrutamento de trabalhadores para as indústrias mineiras do Transvaal.

  • Nov 11 , 2016

    Duas Caras é um dos maiores nomes do Hip-Hop moçambicano. Seu nome oficial é Hermínio Chissano. Nasceu a 30 de Agosto de 1980, e é filho de Vicente Chissano e Henriqueta Mate.

  • Apr 01 , 2016

    Marisa dos Reis Nunes nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), capital da província ultramarina portuguesa de Moçambique, a 16 de Dezembro de 1973. É filha de pai português, José Brandão Nunes, e mãe moçambicana, Isabel Nunes.

Desporto

  • Feb 03 , 2017

    Quando pequeno gostava muito de mexer. O miúdo mexia em tudo, até que a sua avó, numa daquelas ocasiões, atribui-lhe o nome de Mexer. Primeiro ficou entre ele e sua avó, mas depois mais pessoas conheceram-lhe assim, desde a família aos amigos, e o nome Edson André Sitoe acabou ficando apenas no bilhete de identidade, pois para todos ele é Mexer.

  • Apr 22 , 2016

    Na década de 1950, o Estado Novo português atribuiu a designação de província ultramarina a todas suas colónias, abolindo o conceito de “Império Colonial Português”. Esta foi uma estratégia encontrada para evitar que Portugal fosse visto como uma potência colonial, nos fóruns internacionais.

  • Apr 01 , 2016

    Maria de Lurdes Mutola nasceu na cidade do Maputo, no dia 27 de Outubro de 1972. É filha de João Mutola, operário dos Caminhos de Ferro de Moçambique, e Catarina Mutola, mãe doméstica.

  • Nov 04 , 2016

    É o menino maravilha do futebol moçambicano. É um jogador irrequieto e repentino. Quando tem a bola aos seus pés tudo pode acontecer.

Economia

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

Sociedade

  • Apr 28 , 2017

    Preto, vermelho e branco eram as cores do Nissan policial, dupla cabina. A cor preta estava à altura da parte superior dos guarda-lamas e daí para cima a cor da viatura era branca, mas a fechadura das quatro portas eram atravessadas por uma tira vermelha.

  • Dec 14 , 2017

    Era noite… Por aí 22:00 horas. Estávamos no tempo colonial, era dia 20 de Dezembro de 1962. O Hospital Central de Maputo ainda se chamava Miguel Bombarda. Havia divisão de tratamento dos assimilados e não assimilados. Os assimilados eram os que tinham aceitado a cultura portuguesa, porque estava limpa, bem vestida e o meu marido falava português pensavam que fossemos assimilados e aceitaram que fosse atendida na enfermaria dos brancos e assimilados.

  • Aug 14 , 2017

    Estava na cidade da Matola. Vinha dos correios, usando a estrada que passa pela conservatória e a Procuradoria Provincial de Maputo. À direita, no sentido oeste – este, havia uma rotunda com quatro ramificações de avenidas, todas separadas por casas. À esquerda, havia uma via, cada uma delas tinha duas faixas, separadas por um jardim com relva já meio cansada, e umas árvores no centro. O separador devia ter por aí uns 10 metros. Ali estavam os edifícios centrais do Governo Provincial e do Conselho Municipal.

  • May 23 , 2017

    Aconteceu… Aconteceu numa rua suburbana do bairro Fomento, na Matola. A rua estava após o comando policial e um pouco depois do posto policial. Não havia iluminação. Estava bem escuro. Com a destra, Osvaldo Chunguane pegou Samiana Manuel pela cintura e puxou-lhe para junto do seu corpo, pousou os lábios no pescoço e aos poucos, através de beijinhos, foi para a bochecha, e bem devagarinho foi para a boca.

  • Aug 19 , 2016

    Estávamos em 1980. Moçambique já era independente, passavam uns cinco anos. Alice Mabota iria fazer sete anos trabalhando para o Instituto de Investigação Agronómica, no Ministério da Agricultura, quando o telefone da sua sala tocou.

Bioentrevista

Política

  • May 06 , 2016

    A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

  • Apr 22 , 2016

    Ana Flávia Azinheira nasceu a 8 de Fevereiro de 1977. É Mestre em Saúde Pública, Licenciada em Medicina Veterinária, pela Universidade Eduardo Mondlane, e Bacharel em International Business, este último obtido nos Estados Unidos de América.

  • Jan 27 , 2017

    Carlos Agostinho do Rosário nasceu a 26 de Outubro de 1954, na cidade de Maxixe, província de Inhambane. É filho de Agostinho Juisse e Rosa Sechene.

  • May 20 , 2016

    Amélia Tomás Taime Muendane Nakhare é licenciada em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), os graus referidos foram obtidos em 1997 e 2015, respectivamente.

  • Dec 09 , 2016

    Calisto Moisés Cossa nasceu no distrito de Manjacaze, na localidade de Macuácua, na província de Gaza, a 25 de Junho de 1975, dia da Independência Nacional, mas foi registado em Maputo.

Editorial

  • Dec 09 , 2016

    O tiro está sair pela culatra! A “propaganda” para estimular as pessoas a fazerem “o bem” está dar lugar ao egoísmo, ao invés do humanismo. E para a pessoa imediata que está pouco pensando em teorias futuristas de plantar para colher, “o bem” tornou-se um local de busca de protagonismo ou acções de compra de reconhecimento.

  • Mar 09 , 2017

    Ajudar é tirar a tristeza de alguém e sentir-se bem quando substituímos a aflição pela alegria na vida do outro. Por estas razões este é um dos actos mais nobres da humanidade.

  • Feb 17 , 2017

    Na forma aparentemente absurda poder-se-ia definir sentimento como algo que sentimos. E quando se sente está-se na verdade a reagir, ou seja, a responder algum estímulo que desperta o sentimento no ser humano.

  • Apr 01 , 2016

    O mundo registou, há poucos anos, a sua quarta revolução. Depois da agrícola, industrial e informática, estamos agora a viver a revolução digital, uma era em que a distância não separa os humanos.

  • Jan 13 , 2017

    Olá! Antes de tudo, desejar um ano feliz para você e a sua família. Hoje, neste primeiro texto opinativo do ano, na primeira revista biográfica moçambicana, reflectir-se-á sobre a verdade.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

980280
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
443
1377
17701
230098
70298
107911
980280

Seu IP: 54.227.6.156
2018-01-20 06:48

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: