Biografia

Pub.
Pub.
Pub.
Publicidade
Pub.

Notas biográficas de Mexer

Quando pequeno gostava muito de mexer. O miúdo mexia em tudo, até que a sua avó, numa daquelas ocasiões, atribui-lhe o nome de Mexer. Primeiro ficou entre ele e sua avó, mas depois mais pessoas conheceram-lhe assim, desde a família aos amigos, e o nome Edson André Sitoe acabou ficando apenas no bilhete de identidade, pois para todos ele é Mexer.

Edson nasceu em Maputo, a 8 de Setembro de 1988. É! Muitos anos antes de Maputo ser dividida em cidade de Maputo, a capital do país, e província de Maputo.

Como jogador de futebol, Mexer é produto do BEBEC, um torneio de futebol infantil. Ele representou o bairro do Alto-Maé. O mister Edgar, um elemento do quadro técnico do Grupo Desportivo de Maputo, apaixonou-se pelo talento de Mexer e convidou-lhe para integrar-se nas camadas de formação do clube.

Foi no Desportivo que Mexer fez a sua iniciação. Mas, também, chegou a jogar nas camadas de formação do Mahafil. Aquando da descoberta, o pequeno Mexer jogava na defesa. Mas no Desportivo, Edgar pós-lhe à trinco, pelas suas capacidades técnicas. Já nos seniores, voltou a ser defesa, apesar de algumas vezes ter sido chamado para jogar no centro do terreno.

Ele é calmo, bom no jogo aéreo e no desarme, mas tem dificuldades para finalizar [é por isso que é defesa]. Em 2005, foi convocado pela primeira vez para a Selecção Nacional sub-17, que disputou o Torneio da CPLP, na cidade de Brasília (Brasil). E naquele torneio a sua exibição gerou cobiça de clubes brasileiros. Chegou a ter algumas propostas, mas nada além disso.

Depois daquela participação, Mexer foi subindo para camadas imediatamente superiores. E quando chegou à Selecção sub-23, os Mambinhas, foi-lhe confiada a braçadeira de capitão. E foi nos Mambinhas, com 21 anos de idade, onde esperou uma vaga na Selecção principal.

A Selecção Nacional de Futebol, os Mambas, estava na dupla campanha para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2010) e o Mundial de 2010, que tiveram lugar em Angola e África do Sul, respectivamente. O defesa Fanuel esteve castigado por acumulação de cartões amarelos e assim não pôde defrontar o Quénia.

A suspensão de Fanuel gerou a oportunidade que Mexer tanto esperava. O técnico Mart Nooij na procura de um jogador tecnicamente bom, tacticamente disciplinado, e igualmente bom a jogar à zona, para actuar no centro da defesa dos Mambas, encontrou Mexer. Convocou-lhe, e fê-lo jogar à titular. O atleta fez da oportunidade uma estreia memorável. Foi diante do Quénia, a 6 de Setembro de 2009, em Maputo.

Um mês depois, Mexer voltou a ser titular, desta feita, contra Nigéria, em Abuja, pelo facto de Dário Khan não ter comparecido. O jovem jogador fez do jogo uma espécie de “second request” da sua estreia. A partida sorriu para Mexer, mesmo a derrota por 0-1, com um golo marcado aos 93 minutos, não fez a exibição do atleta passar despercebida. E a 14 de Novembro de 2009, manteve a titularidade diante da Tunísia, num jogo em que Moçambique venceu por 1-0, e qualificou-se para o CAN-2010.

As três “titularidades” mudaram o rumo da vida do jogador. Mexer despertou interesse de clubes como Sporting, Sporting de Braga, FC Porto, todos de Portugal; Brondly (Dinamarca); e clubes sul-africanos como Supersport, BidVest Wits e Mamelodi Sundowns. O último foi dos primeiros a apresentar a proposta.

Dados publicados na altura, pelo principal jornal desportivo do país, desafio, indicam que o Mamelodi iria pagar 200 mil dólares norte-americanos pela compra do jogador, uma soma monetária de 6.700 dólares como salário, e 1350 dólares como prémio de jogo, números astronómicos para a realidade moçambicana. O jogador e o então presidente do Desportivo, Michael Grispos, chegaram a viajar para África do Sul para conversar com os proponentes.

A ida à África do Sul chegou a gerar polémica, porque se acreditou que o Sporting de Portugal era a melhor proposta para Mexer. Contudo, Grispos reagiu afirmando que se o Sporting estivesse interessado deveria apresentar uma proposta de contrato e não para ir fazer teste de 30 dias, uma vez que os clubes sul-africanos já haviam adiantado, e Mexer já era jogador de Selecção Nacional, por isso não fazia sentido sair para fazer testes.

Na semana seguinte, o Sporting Clube de Portugal formalizou o interesse pelo jogador, fazendo uma proposta de 250 mil dólares. Após negociações, Mexer rumou para o clube de Alvalade, na primeira quinzena de Dezembro, e assinou por duas temporadas e meia.

Foi um momento único para Mexer. Tudo diferente: chegar no aeroporto, encontrar adeptos do clube do seu coração esperando por ele; pedidos para fotografias com adeptos; e vários órgãos de comunicação social. É! Coisa do outro mundo, como ele mesmo revelou em suas entrevistas.

Após a assinatura do contrato, Mexer ficou pouco tempo em Lisboa, porque teve de voltar para se integrar na Selecção Nacional, que estava prestes a participar da fase final do CAN-2010, em Angola. Contudo, deu tempo para visitar o Estádio Alvalade XXI e a Academia de Alcochete, onde se encontrou com o director desportivo, Sá Pinto, e o então treinador do Sporting, Carlos Carvalhal.

Sá Pinto limitou-se em apenas mantê-lo bem-disposto. Já Carlos Carvalhal procurou, em aproximadamente uma hora, dar-lhe conselhos e conhecê-lo melhor. Em princípio, a ideia era emprestar Mexer à um outro clube para observá-lo de perto, mas logo depois de visualizarem os vídeos que o seu agente, Shafee Sidat, trazia, mudaram de ideia e colocaram a possibilidade de jogar no Sporting refém da sua actuação no CAN-2010.

Os Mambas não participavam num CAN há sensivelmente 12 anos. O sorteio colocou Moçambique no mesmo grupo que a Nigéria, Egipto e Benin. Mexer foi um dos 23 eleitos para participar no maior evento do futebol africano.

Moçambique terminou a primeira fase na última posição com um ponto, obtido através de um empate a duas bolas no jogo de estreia, diante do Benin. Mexer foi titular nas primeiras duas partidas, e ficou de fora no encontro entre Moçambique e Nigéria.

Terminado o CAN, Mexer rumou para o seu novo clube. O central regressou com uma lesão na zona da coxa esquerda, que impossibilitou o eventual empréstimo e lhe deixou fora dos relvados por aproximadamente seis semanas. Depois de recuperar, o jogador permaneceu em Alvalade. A primeira época foi difícil para o atleta, não fez nenhum jogo, só treinou.

Na temporada seguinte, Mexer foi emprestado para Olhanense. O clube do Olhão deu-lhe a oportunidade de jogar e mostrar o seu potencial em campo. Na altura, o Olhanense era treinado pelo moçambicano Daúdo Faquirá, que apostou em Mexer. Encontrou dificuldades para ganhar o seu espaço, por isso jogou em várias posições, à excepção do ataque e guarda-redes, até que um dos dois defesas centrais que já jogava há algum tempo no Olhão fora vendido.

Na primeira temporada no Olhanense, Mexer fez 21 jogos. O Sporting voltou a emprestar o jogador. O Mamba foi titular em 26 dos 27 jogos que participou, tendo sido um elemento preponderante na equipa. As exibições de Mexer resultaram na sua contratação para o Nacional da Madeira, comandado por Manuel Machado.

Mexer ingressou na Madeira na época 2012/13 e já estava adaptado ao campeonato português. O central fez 33 jogos, e apesar de não ser um bom finalizador, marcou os seus primeiros dois golos na Liga portuguesa. Na temporada seguinte, foi totalista e viu apenas um cartão amarelo. Aliás, ele foi considerando um dos melhores defesas centrais a actuar na primeira Liga portuguesa, na época 2013/14.

Aproveitando-se da simpatia que granjeou através das suas exibições, Mexer alertou ao seu treinador que havia mais jogadores talentosos em Moçambique e recomendou Zainadine Júnior. A seguir, foram também para o Nacional Reginaldo Faife e Telinho.

A prestação de Mexer no Nacional gerou cobiça de clubes de outros países europeus. Em Janeiro de 2014, o central chegou a fazer testes médicos e a assinar um contrato pelo Rennes da França, mas o negócio avaliado em dois milhões de euros acabou caindo por terra. Mexer explicou depois que houve problema de organização interna do clube, corria riscos de descer de divisão e que o seu empresário e o técnico do Nacional aconselharam-lhe a voltar e ajudar o clube da Madeira a lutar por um lugar nas competições europeias.

Três meses depois, Mexer foi associado ao Mónaco da França, uma transferência que podia ser realizada por três milhões de euros. Mas a 19 de Junho de 2014, o central assinou pelo Stade Rennais FC, um contrato estimado em 2,2 milhões de euros e válido por três temporadas. E em Fevereiro de 2016, Mexer aceitou renovar o seu vínculo contratual com o clube francês até 2019.

Fora dos relvados, Edson Sitoe noivou-se com Benilde Nercia, em Dezembro de 2015, e a 16 de Junho de 2017 casaram. O atleta tem interesses económicos no ramo imobiliário. Já em 2014, havia começado a preparar a sua reforma investindo na imobiliária com o dinheiro que ganha jogando futebol.

Referências Bibliográficas

“Defensiva dos Mambas mais concorrida”. desafio [cidade de Maputo] 21 de Setembro de 2009: pág.10. Impresso.

“Mexer a caminho do Sundowns”. desafio [cidade de Maputo] 23 de Novembro de 2009: pág.5. Impresso.

“Mexer já é assunto encerrado pelo Sporting”. desafio [cidade de Maputo] 30 de Novembro de 2009: pág.12-13. Impresso.

“Mexer preso por detalhes de contrato”. desafio [cidade de Maputo] 7 de Dezembro de 2009: pág.4. Impresso.

“Já sou um jogador de verdade”. desafio [cidade de Maputo] 21 de Dezembro de 2009: pág.4-5. Impresso.

“Mostrem o que valem!”. desafio [cidade de Maputo] 11 de Janeiro de 2010: pág.2-3. Impresso.

“Mexer fica na equipa principal do Sporting”. desafio [cidade de Maputo] 1 de Fevereiro de 2010: pág.18. Impresso.

ZERO ZERO, 2017 [consult. 2017-02-01 22:35:18]. Disponível na Internet: http://www.zerozero.pt/news.php?id=64590

O PAÍS, 2017 [consult. 2017-02-01 22:38:32]. Disponível na Internet: http://opais.sapo.mz/index.php/component/content/article/74-desporto/4364-medico-confirma-que-mexer-chegou-lesionado-e-recupera-na-academia.html

O PAÍS, 2017 [consult. 2017-02-01 22:42:02]. Disponível na Internet: http://opais.sapo.mz/index.php/desporto/74-desporto/7546-mexer-cedido-ao-olhanense.html

RTP, 2017 [consult. 2017-02-01 22:50:58]. Disponível na Internet: http://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/mexer-integra-equipa-do-olhanensed363251

MAIS FUTEBOL, 2017 [consult. 2017-02-01 23:30:06]. Disponível na Internet: http://www.maisfutebol.iol.pt/nacional-mexer-ex-olhanense-vai-ser-reforco

@VERDADE, 2017 [consult. 2017-02-01 23:57:36]. Disponível na Internet: http://www.verdade.co.mz/desporto/46483-mexer-a-estrela-que-saiu-do-sobec-para-o-nacional-da-madeira

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 2017 [consult. 2017-02-02 00:02:26]. Disponível na Internet: http://www.dnoticias.pt/hemeroteca/454638-nacional-confirma-transferencia-de-mexer-para-o-rennes-JLDN454638

MAIS FUTEBOL, 2017 [consult. 2017-02-02 18:05:19]. Disponível na Internet: http://www.maisfutebol.iol.pt/mexer-nao-ambiciono-regressar-ao-sporting

RECORD, 2017 [consult. 2017-02-02 18:15:43]. Disponível na Internet: http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/nacional/detalhe/central-mexer-esta-com-um-pe-no-rennes-865352.html

RTP, 2017 [consult. 2017-02-02 18:30:12]. Disponível na Internet: http://www.rtp.pt/noticias/liga-francesa/mexer-no-rennes-por-trs-anos_d746451

MAIS FUTEBOL, 2017 [consult. 2017-02-02 18:50:29]. Disponível na Internet: http://www.maisfutebol.iol.pt/transferencias/internacional/franca-mexer-ex-sporting-renovou-com-rennes-ate-2019

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Pub.
Pub.

Publicidade

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) tem abertas as inscrições para o Concurso de Admissão aos cursos de Saúde de Nível Médio, a iniciarem no II Semestre de 2017, nas suas Escolas Técnicas de Saúde da Beira e Nampula.
Você é membro da Família Biográfica?
  • Votes: 0%
  • Votes: 0%
  • Votes: 0%
  • Votes: 0%
  • Votes: 0%
Total Votes:
First Vote:
Last Vote:
Pub.

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu email
Pub.
Pub.
Pub.

Seja Nosso Amigo no Facebook

Pub.

Audiência

465640
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 1/04/2016
678
1688
678
336817
55816
36817
465640

Seu IP: 54.224.106.124
Server Time: 2017-07-23 10:36:10
Pub.
Pub.
Pub.
Pub.
Pub.

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: