Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Já chega!

Ajudar é tirar a tristeza de alguém e sentir-se bem quando substituímos a aflição pela alegria na vida do outro. Por estas razões este é um dos actos mais nobres da humanidade.

Cultura

  • Aug 05 , 2016

    O escritor moçambicano, António Rui de Noronha, nasceu em Lourenço Marques [actual cidade de Maputo], a 28 de Outubro de 1909, e perdeu a vida a 25 de Dezembro de 1943, na mesma cidade.

  • Nov 20 , 2016

    Edson da Luz, conhecido no meio musical pelo nome Azagaia, é filho de pai cabo-verdiano e mãe moçambicana. Nasceu na vila fronteiriça da Namaacha, província de Maputo, a 6 de Maio de 1984.

  • Jun 10 , 2016

    Ainda era muito nova quando Lina Duarte perdeu a vida. Órfã de mãe, Neima Júlia Alfredo fora viver com o seu pai, Paulino Alfredo, que lhe batia muito. E a miúda acabou por ir morar com a tia. Paulatinamente ajudou-lhe a encarar a vida positivamente.

  • Nov 01 , 2017

    Ao ver um pedaço de papel e um lápis, Paulina Chiziane já começava a rabiscar, criando histórias. Era algo natural na sua infância. Daí que não sabe dizer quando iniciou a escrever, mas começou dar conta da sua queda para escrita quando, ainda na escola primária, elaborou uma redacção sobre a Páscoa e recebeu rasgados elogios da sua professora. Ali começou a tomar a escrita mais a “sério”.

Desporto

  • Sep 19 , 2017

    Foi o primeiro moçambicano a jogar em Portugal, de forma legal, após a Independência do país. Realizou o seu maior sonho enquanto jogador profissional. Foi o primeiro moçambicano a jogar numa selecção de África. Partilhou relvados e balneários com jogadores de referência, tal como Figo, Sá Pinto, Juskowiak, Balacov, Peixe, Valckx, Naybet, Marco Aurélio e outros. Estamos a falar de Francisco Queriol Conde Júnior, ou se preferir, Chiquinho Conde.

  • May 13 , 2016

    Clarisse Machanguana é uma moçambicana, que em aproximadamente 25 anos, deu alegrias a inúmeros adeptos dos quatro continentes. Tudo iniciou na cidade de Maputo, com o seu nascimento, a 4 de Outubro de 1976, um ano depois de Moçambique ter alcançado a Indepedência Nacional.

  • Apr 22 , 2016

    Na década de 1950, o Estado Novo português atribuiu a designação de província ultramarina a todas suas colónias, abolindo o conceito de “Império Colonial Português”. Esta foi uma estratégia encontrada para evitar que Portugal fosse visto como uma potência colonial, nos fóruns internacionais.

  • Nov 04 , 2016

    É o menino maravilha do futebol moçambicano. É um jogador irrequieto e repentino. Quando tem a bola aos seus pés tudo pode acontecer.

Economia

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

Sociedade

  • Sep 16 , 2016

    Glória Américo Fungate Muianga nasceu na cidade de Maputo, a 1 de Fevereiro de 1951. Aos seis anos de idade tornou-se órfã de mãe, numa altura em que a sua irmã mais nova, entre cinco, tinha alguns dias de vida.

  • Apr 28 , 2017

    Preto, vermelho e branco eram as cores do Nissan policial, dupla cabina. A cor preta estava à altura da parte superior dos guarda-lamas e daí para cima a cor da viatura era branca, mas a fechadura das quatro portas eram atravessadas por uma tira vermelha.

  • May 23 , 2017

    Aconteceu… Aconteceu numa rua suburbana do bairro Fomento, na Matola. A rua estava após o comando policial e um pouco depois do posto policial. Não havia iluminação. Estava bem escuro. Com a destra, Osvaldo Chunguane pegou Samiana Manuel pela cintura e puxou-lhe para junto do seu corpo, pousou os lábios no pescoço e aos poucos, através de beijinhos, foi para a bochecha, e bem devagarinho foi para a boca.

  • Jul 29 , 2016

    Apesar das queixas levantadas, estava um dia tranquilo. Tudo parecia que ia bem. Alice trabalhava com os seus colegas. Maria indo ao seu acento, de repente viu tudo ficar escuro. Ela caiu. Levantou-se o pânico no seio dos colegas da fábrica.

  • Sep 30 , 2017

    Aconteceu numa casa na Matola… Foi numa tarde de domingo, num ambiente festivo, numa casa com um enorme quintal e uma dependência encostada no fim do quintal. Não tinha o habitual muro de betão, o quintal era protegido por plantas de espinhosa desorganizadas.

Bioentrevista

Política

  • Mar 03 , 2017

    Respirou os primeiros ares do mundo em Catandica, distrito de Manica, dois anos depois de Moçambique tornar-se independente do colonialismo: 12 de Maio de 1977, para ser mais preciso. Stella da Graça Magalhães Pinto Novo Zeca é o seu nome completo.

  • May 20 , 2016

    Amélia Tomás Taime Muendane Nakhare é licenciada em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), os graus referidos foram obtidos em 1997 e 2015, respectivamente.

  • May 06 , 2016

    Nazira Karimo Vali Abdula é Ministra da Saúde do Governo da República de Moçambique, desde 19 de Janeiro de 2015.

  • Apr 08 , 2016

    O vasto território banhado pelo Oceano Índico, ainda era uma província ultramarina portuguesa. Na altura, existia um movimento de libertação, que procurava pôr fim ao regime colonial, pela via armada. Aquele cenário, não impediu Paulino Cintura e Rosa Cruz Meque, de gerar uma nova vida, no distrito de Vila Pery, actual província de Manica.

  • May 20 , 2016

    Verónica Nataniel Macamo Dlhovo nasceu a 13 de Novembro de 1957, no distrito de Bilene, província de Gaza. A 12 de Janeiro de 2010, tornou-se na primeira mulher a presidir a Assembleia da República.

Editorial

  • Sep 09 , 2016

    Frases como “é preciso gastar esse dinheiro, para vir outro”, “é preciso gastar, para ter mais” ou parecidas a essas são comuns. Essas frases, bem usadas, podem transformar qualquer um em milionário, mas quando é usada como acontece pelas bandas da capital moçambicana, e outras partes do mundo, é o cultivo da pobreza geracional.

  • Mar 09 , 2017

    Ajudar é tirar a tristeza de alguém e sentir-se bem quando substituímos a aflição pela alegria na vida do outro. Por estas razões este é um dos actos mais nobres da humanidade.

  • Oct 13 , 2016

    Há sensivelmente seis meses nasceu em Moçambique uma nova forma de fazer jornalismo. Falamos do jornalismo biográfico. Um jornalismo híbrido, mais centrado na vida particular do cidadão.

  • Sep 18 , 2017

    As redes sociais criaram um vasto espaço para a Liberdade de Expressão, mas com ele (espaço), desencadeou uma libertinagem sem precedentes. Publica-se tudo, não se respeita a nenhum direito à imagem, não se respeita à idade. Ademais, há um atentado desenfreado ao pudor, à sensibilidade humana e tantos outros princípios éticos, para não falar da moral.

  • Jul 08 , 2016

    Trazer uma nova vida ao mundo é das coisas mais simples que o homem pode fazer e o presente especial que uma mulher pode ter no seu período de passagem pela vida terrena. Triste é quando a vida gerada depois de crescer torna-se uma dor de cabeça para o mundo.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

980281
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
444
1377
17702
230098
70299
107911
980281

Seu IP: 54.227.6.156
2018-01-20 06:49

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: