Biografia

Publicidade
Pub.

Já chega!

Ajudar é tirar a tristeza de alguém e sentir-se bem quando substituímos a aflição pela alegria na vida do outro. Por estas razões este é um dos actos mais nobres da humanidade.

Está a tornar-se normalíssimo o acto ridículo de convidar a Imprensa para cobrir ofertas à gente carenciada, sem que os recursos para tal ajuda tenham vindo, directa ou indirectamente, do campo mediático. É como quem diz:

- oh tv´s, rádios, jornais e revistas venham lá mostrar ao mundo que eu estou a ajudar os pobres…

Por outra, na Pátria Amada a visão de ajuda como meio de troca da aflição por alegria no outro está a perde-se e a ser substituída por uma acção de interesse de visibilidade e reconhecimento público. Ou seja, quem ajuda não pretende sentir-se bem tirando a aflição no outro, mas pretende usar a aflição do outro para ganhar dois ou três minutos de fama na televisão, rádio e algumas páginas de jornais e revistas, alguns até capas de órgãos impressos.

A atribuição de preço monetário ao acto de busca do quarto nível da pirâmide de Abraham Maslow, denúncia quão ignorante é o “prestador de ajuda” moçambicano. É tão ignorante que não consegue ver a importância do simples acto de tirar tristeza no outro. É tão guloso que não consegue ficar satisfeito pela simples e nobre acção de dar alegria ao outro. É tão pobre de protagonismo na praça pública que até procura os economicamente pobres e se aproveita da condição social deles para “aparecer” e ter reconhecimento público.

Está na hora de a sociedade moçambicana dar uma lição nesse tipo de gente que está trocar as finalidades da ajuda ao próximo. É momento de a sociedade dizer com uma acção prática que os carenciados não são instrumentos de produção de imagem e reconhecimento público de ninguém, e quem os quer ajudar deve ficar satisfeito com o simples e nobre facto de dar-lhes alegria. Todo aquele que usa os pobres para ganhar protagonismo deve merecer a punição mais severa: o nosso desprezo profundo.

*Texto da autoria de Dalton Sitoe, partilhado no ECA Notícias, com o título “Eles merecem o nosso desprezo”, a 6 de Novembro de 2016.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Pub.
Pub.
Publicidade
Publicidade

Publicidade

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017 O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Passos para ser Assinante

Sinta-se cumprimentado! Meu nome é Líria Celeste, Directora do Departamento de Gestão de Usuários da Revista Biografia – Premium (GUP). Venho explicar para você como tornar-se Assinante da Revista Biografia, subscrevendo-se pelo método de pagamento Depósito, Transferência Bancária | M-pesa | ou Conta móvel. Veja como é fácil:

Desconto de 2000 meticais no curso de culinária

A Escola de Culinária “Arte & Profissão” Tia Rosa está a oferecer um desconto de 2000 meticais no curso de culinária, para quem se matricular até o dia 20 de Agosto corrente.

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu email
Pub.
Pub.
Pub.

Seja Nosso Amigo no Facebook

Audiência

641118
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 1/4/2016
1993
1753
6354
502283
72153
80507
641118

Seu IP: 54.198.247.44
Server Time: 2017-09-26 20:11:57
Pub.
Pub.
Pub.
Pub.
Pub.

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: