Publicidade
Pub.

Nove meses para nascer um terrorista

Trazer uma nova vida ao mundo é das coisas mais simples que o homem pode fazer e o presente especial que uma mulher pode ter no seu período de passagem pela vida terrena. Triste é quando a vida gerada depois de crescer torna-se uma dor de cabeça para o mundo.

Apesar de haver uma tendência de muitos encarregados refugiarem-se em assuntos satânicos e por aí em diante, isso não passa de um bode expiatório para se livrar da sua fraqueza na tarefa de educar. Uma tentativa de tapar o sol com a peneira.

Stephen Covey quando aborda o quinto hábito das pessoas mais eficazes, fala da compreensão e, ainda, na sua célebre obra é possível encontrar trechos em que fala dos mapas de avaliação.

Imagina que não conhece Moçambique e deseja viajar para Cabo Delgado. Contudo, é-lhe entregue um mapa que vai à Cape Town. Quando você acha que chegará à Cabo Delgado? (Nunca!). Infelizmente esta é a tendência como se procura compreender as crianças por parte de alguns pais. Eles avaliam as crianças em função dos seus mapas, ou seja, do que é bom para eles (pais), sem no entanto, verificarem se o seu mapa está de acordo com o da criança. A projecção da autobiografia no inocente dá lugar a uma criança rebelde ou com duas faces: uma bonita, para mostrar os pais, e a outra real.

Certamente que o estimado leitor há-de ter já ouvido por aí uma frase parecida a esta: “não faça aos outros o que não gostaria que os outros fizessem a si”. A frase tem sido interpretada como “entrega de doces a todos, porque eu quero que me ofereçam doces”, mas na verdade deve ser interpretada como “a capacidade de ouvir o outro como gostaríamos de ser ouvidos, ou seja, compreender o outro como gostaríamos de ser compreendidos”.

Todo o ser humano gostaria de ser ouvido sem preconceitos e sentir que a sua opinião ou posição foi recebida como correcta, vista sob o seu o ponto de vista. Adverte-se que ouvir não é concordar. E ao dar-se a oportunidade ao outro de ser compreendido, está a criar-se a possibilidade de oferecer doce a quem quer doce e bolacha quando for o caso.

Em outras palavras, quando uma criança, por exemplo, chega e diz ao encarregado que já não quer saber de escola, antes de o receptor da mensagem projectar a sua autobiografia no petiz, tem de compreende-la, despido de preconceito e pensar que aquela posição é correcta sob o ponto de vista da criança. Só desta forma o encarregado estará em condição de se direccionar à criança. Observa-se também, que o truque permite que a criança dialogue mais com o encarregado. Evita-se, ainda, a criação de duas faces.

Infelizmente, não é desta forma que se actua um pouco por todo lado. Crianças que não têm os mesmos mapas que a dos encarregados são educadas com porrada ou são ridicularizadas. E destas formas, aliados a outros factores, surgem aqui e ali, os malfeitores que dão dores de cabeça ao mundo.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Pub.
Pub.
Publicidade
Publicidade

Publicidade

ITL está recrutar professores efectivos

DIRECÇÃO GERAL DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017 O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio. Considerando que as Escolas Técnicas de Saúde do ITL, existentes não têm o quadro de docentes efectivos preenchido, pretendem, para o efeito, recrutar professores efectivos (a tempo inteiro) de nível superior, médio especializados à formação psicopedagógica e poderão concorrer todos aqueles que reúnem os requisitos abaixo mencionados. ESPECIALIDADES Quadro de vagas de docentes efectivos existentes por cada escola CURSOS LECCIONADOS ESPECIALIDADES VAGAS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA BEIRA Enfermagem Geral Licenciado em Enfermagem 2 Enf. Geral Especializado em ensino 2 Enf. Geral Recém-graduado 4 Enfermagem SMI Enfermaira Licenciada em SMI 2 SMI Especializada em Ensino 2 SMI Recém-graduado 4 Técnicos da Medicina Geral Licenciado em Medicina 2 TMG Especializado em Ensino 2 TMG Recém-graduado 4 Técnicos de Medicina Pre- Ventiva Licenciado em Saúde Pública 2 Médico Licenciado em Saúde Pública 2 TMP especializado em Ensino 2 TMP Recém-graduado 4 Técnicos da Farmácia Licenciado em Farmácia 2 Téc. Farmácia Especializado em Ensino 2 Téc. Farmácia Recém-graduado 4 ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA QUELIMANE Enfermagem Geral Licenciado em Enfermagem 2 Enf. Geral Especializado em ensino 2 Enf. Geral Recém-graduado 4 Enfermagem SMI Enfermaira Licenciada em SMI 2 SMI Especializada em Ensino 2 SMI Recém-graduado 4 Técnicos da Medicina Geral Licenciado em Medicina 2 TMG Especializado em Ensino 2 TMG Recém-graduado 4 Técnicos de Medicina Pre- Ventiva Licenciado em Saúde Pública 2 Médico Licenciado em Saúde Pública 2 TMP especializado em Ensino 2 TMP Recém-graduado 4 Técnicos da Farmácia Licenciado em Farmácia 2 Téc. Farmácia Especializado em Ensino 2 Téc. Farmácia Recém-graduado 4 ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA NAMPULA Enfermagem Geral Licenciado em Enfermagem 2 Enf. Geral Especializado em ensino 2 Enf. Geral Recém-graduado 4 Enfermagem SMI Enfermaira Licenciada em SMI 2 SMI Especializada em Ensino 2 SMI Recém-graduado 4 Técnicos da Medicina Geral Licenciado em Medicina 2 TMG Especializado em Ensino 2 TMG Recém-graduado 4 Técnicos de Medicina Pre- Ventiva Licenciado em Saúde Pública 2 Médico Licenciado em Saúde Pública 2 TMP especializado em Ensino 2 TMP Recém-graduado 4 Técnicos da Farmácia Licenciado em Farmácia 2 Téc. Farmácia Especializado em Ensino 2 Téc. Farmácia Recém-graduado 4 ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA MATOLA Enfermagem Geral Licenciado em Enfermagem 2 Enf. Geral Especializado em ensino 2 Enf. Geral Recém-graduado 4 Enfermagem SMI Enfermaira Licenciada em SMI 2 SMI Especializada em Ensino 2 SMI Recém-graduado 4 Técnicos da Medicina Geral Licenciado em Medicina 2 TMG Especializado em Ensino 2 TMG Recém-graduado 4 Técnicos de Medicina Pre- Ventiva Licenciado em Saúde Pública 2 Médico Licenciado em Saúde Pública 2 TMP especializado em Ensino 2 TMP Recém-graduado 4 Técnicos da Farmácia Licenciado em Farmácia 2 Téc. Farmácia Especializado em Ensino 2 Téc. Farmácia Recém-graduado 4 REQUISITOS EXIGIDOS Os candidatos interessados poderão enviar as suas cartas de Manifestação de interesse dirigida ao Director Geral do Instituto Técnico Lugenda (ITL), com os seguintes documentos: Fotocópia de B.I autenticado Certificado de qualificação e Curriculum Vitae, para o correio electrónico ou físico entregue na Direcção Geral. ENDEREÇOS Instituto Técnico Lugenda, Direcção Geral, bairro de Maquinino Av. Samora Machel, nº 3160, Tel. +258 875 060 521, e-mail: \n Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou \n Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Website: www.ITL.ac.mz. NB: Serão contactados apenas candidatos que forem apurados Beira, a 01 de Julho de 2017 O DIRECTOR-GERAL, INTERENO (Dr. Domingos Coimbra)

Passos para ser Assinante

Sinta-se cumprimentado! Meu nome é Líria Celeste, Directora do Departamento de Gestão de Usuários da Revista Biografia – Premium (GUP). Venho explicar para você como tornar-se Assinante da Revista Biografia, subscrevendo-se pelo método de pagamento Depósito, Transferência Bancária | M-pesa | ou Conta móvel. Veja como é fácil:

Desconto de 2000 meticais no curso de culinária

A Escola de Culinária “Arte & Profissão” Tia Rosa está a oferecer um desconto de 2000 meticais no curso de culinária, para quem se matricular até o dia 20 de Agosto corrente.

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu email
Pub.
Pub.
Pub.

Seja Nosso Amigo no Facebook

Audiência

535903
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 1/04/2016
262
2550
16019
391136
47445
78634
535903

Seu IP: 54.166.153.192
Server Time: 2017-08-19 03:50:58
Pub.
Pub.
Pub.
Pub.
Pub.

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: