Autenticar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade

Luísa Diogo

A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

Cultura

  • Aug 26 , 2016

    Luís Pereira nasceu em 1963, em Cuamba, na província do Niassa. Muito cedo os seus pais separam-se, e a sua mãe viveu sozinha. Aos sete ou oito anos de idade, teve o primeiro contacto com a música, através de um presente que recebera no Natal. Ele beneficiou-se da prenda que davam a pessoas mais pobres: uma viola de plástico. Isso foi combinado com o gosto de ouvir rádio.

  • Oct 28 , 2016

    Marlene Julieta Ngoenha Matingane, ou simplesmente Marllen 'Preta Negra', nasceu em Maputo, no sul de Moçambique, em 1983. Quando tinha 15 anos de idade iniciou a carreira artística como actriz de teatro, e fez parte de quatro companhias teatrais: “Mbeu”, “Mutumbela Gogo”, “Intyso” e “Mahamba”. Em simultâneo, iniciou o percurso como cantora, dançarina e guitarrista, durante as suas actuações.

  • Jan 15 , 2017

    Maria Manuela de Lobão Soeiro é o seu nome, mas o consagrado escritor moçambicano, Mia Couto, prefere chamá-la de Grande Mãe do teatro moçambicano. Manuela é de lá das terras do Ibo, uma ilha da província de Cabo Delgado. Sentiu o ar da natureza pela primeira vez a 24 de Janeiro de 1945.

  • May 13 , 2016

    Nuno Abdul é uma das referências da música jovem moçambicana. Os seus trabalhos têm granjeado simpatia além-fronteiras. Ele nasceu em Maputo, a 12 de Janeiro de 1987.

Desporto

  • Jul 08 , 2016

    Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho ou simplesmente Bruno de Carvalho, nasceu em Lourenço Marques, actual cidade de Maputo, a 8 de Fevereiro de 1972, três anos antes de Moçambique tornar-se livre do colonialismo português.

  • Nov 04 , 2016

    É o menino maravilha do futebol moçambicano. É um jogador irrequieto e repentino. Quando tem a bola aos seus pés tudo pode acontecer.

  • Feb 03 , 2017

    Quando pequeno gostava muito de mexer. O miúdo mexia em tudo, até que a sua avó, numa daquelas ocasiões, atribui-lhe o nome de Mexer. Primeiro ficou entre ele e sua avó, mas depois mais pessoas conheceram-lhe assim, desde a família aos amigos, e o nome Edson André Sitoe acabou ficando apenas no bilhete de identidade, pois para todos ele é Mexer.

  • May 13 , 2016

    Clarisse Machanguana é uma moçambicana, que em aproximadamente 25 anos, deu alegrias a inúmeros adeptos dos quatro continentes. Tudo iniciou na cidade de Maputo, com o seu nascimento, a 4 de Outubro de 1976, um ano depois de Moçambique ter alcançado a Indepedência Nacional.

Economia

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

  • Apr 07 , 2017

    Tinha segurado a taça de cristal com o dedo polegar e o indicador da mão direita. No interior da taça tinha vinho, à meia altura. Levava à boca a um ritmo muito calmo, como se os ponteiros dos relógios do Bairro do Jardim tivessem congelado naquela noite para o seu paladar deliciar-se do sedutor vinho tinto.

Sociedade

  • Oct 07 , 2016

    Daniel David nasceu a 15 de Fevereiro de 1966, no distrito de Moamba, província de Maputo. Começou por trabalhar como professor de Educação Física, mas depois deixou-se seduzir pelo el-dourado, que era a África do Sul, para muitos jovens da sua época. E partiu para trabalhar como mineiro.

  • Apr 28 , 2017

    Preto, vermelho e branco eram as cores do Nissan policial, dupla cabina. A cor preta estava à altura da parte superior dos guarda-lamas e daí para cima a cor da viatura era branca, mas a fechadura das quatro portas eram atravessadas por uma tira vermelha.

  • Jul 22 , 2016

    O céu estava coberto de nuvens. Não fazia calor. Não fazia frio. A temperatura estava amena. Pensava-se que aquela data terminaria como as outras. Eis que se ouve um pedido de licença de Casimiro Mavota, o irmão da mãe de Alice Conceição. O seu semblante era de poucos amigos. Estava muito sério. O ar do seu rosto foi alterado com vozes de crianças gritando: É ti tio! Ehee! É ti tio! Ehee…!

  • Feb 17 , 2017

     

    Tinha uma altura normal para a sua idade. Era uma adolescente negra. Não era magra nem gorda. O corpo dela era normal, mas mal distribuído. À luz da beleza universalmente aceite no século XXI, combinando o corpo e o rosto, ela não era bonita, não era meio bonita e nem era feia. Era uma mistura de tudo: uma confusão.

  • Oct 13 , 2016

    Estava de uma calça jeans azul, com sinais de palidez em forma de riscos, na zona das duas coxas, próximo à cintura; uma camiseta branca e sapatilhas da mesma cor, com uma tira verde na zona média até a dos calcanhares. Quanto mais se distanciava da zona média mais era fina. Nas costas levava uma pasta preta de três zipes, um mais grande que o outro, separados por tons cinzentos.

Bioentrevista

Política

  • Apr 08 , 2016

    O vasto território banhado pelo Oceano Índico, ainda era uma província ultramarina portuguesa. Na altura, existia um movimento de libertação, que procurava pôr fim ao regime colonial, pela via armada. Aquele cenário, não impediu Paulino Cintura e Rosa Cruz Meque, de gerar uma nova vida, no distrito de Vila Pery, actual província de Manica.

  • Jan 27 , 2017

    Carlos Agostinho do Rosário nasceu a 26 de Outubro de 1954, na cidade de Maxixe, província de Inhambane. É filho de Agostinho Juisse e Rosa Sechene.

  • May 06 , 2016

    A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

  • Dec 09 , 2016

    Calisto Moisés Cossa nasceu no distrito de Manjacaze, na localidade de Macuácua, na província de Gaza, a 25 de Junho de 1975, dia da Independência Nacional, mas foi registado em Maputo.

  • May 20 , 2016

    Verónica Nataniel Macamo Dlhovo nasceu a 13 de Novembro de 1957, no distrito de Bilene, província de Gaza. A 12 de Janeiro de 2010, tornou-se na primeira mulher a presidir a Assembleia da República.

Editorial

  • Jan 13 , 2017

    Olá! Antes de tudo, desejar um ano feliz para você e a sua família. Hoje, neste primeiro texto opinativo do ano, na primeira revista biográfica moçambicana, reflectir-se-á sobre a verdade.

  • Jun 10 , 2016

    Se há algo de mais implícito nos homossexuais é a aula da união. À luz da interpretação, os homossexuais vêem a união como “valorização do que nos une, e desvalorização do que nos torna diferentes”.

  • Feb 17 , 2017

    Na forma aparentemente absurda poder-se-ia definir sentimento como algo que sentimos. E quando se sente está-se na verdade a reagir, ou seja, a responder algum estímulo que desperta o sentimento no ser humano.

  • Aug 18 , 2016

    Estamos entregues a sabe-se lá. Vê-se que a vida não tem mais valor no mundo. Os seres humanos assemelham-se a galinha e suínos, que são abatidos pelo homem para poder alimentar intenções egoístas de alguns grupos na esfera mundial.

  • Oct 13 , 2016

    Há sensivelmente seis meses nasceu em Moçambique uma nova forma de fazer jornalismo. Falamos do jornalismo biográfico. Um jornalismo híbrido, mais centrado na vida particular do cidadão.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Descubra a melhor escola de culinária para você

A Escola de Culinária “Arte & Profissão” Tia Rosa tem as inscrições abertas para os cursos de doces, salgados e decoração de bolos artísticos. A formação tem a duração de quatro semanas e é orientada pelos Mestres Rosa, Timbe, e um mestre brasileiro.

Audiência

773200
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
378
1719
16576
34527
40575
26188
773200

Seu IP: 54.196.47.128
2017-11-18 06:30

Video em Destaque

Galeria de Tia Rosa

1.jpg
images/galeriatiarosa
2.jpg
images/galeriatiarosa
3.jpg
images/galeriatiarosa
4.jpg
images/galeriatiarosa

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: