Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Emblemática Casa de Ferro

Tinha um bigode que cobria parte dos seus lábios. Rafael Jácome Lopes de Andrade era o seu nome completo, mas foi mais conhecido por Rafael Lopes de Andrade. Depois de governar Timor Português, foi nomeado Governador-Geral da Província Ultramarina de Moçambique, em 1891.

Cultura

  • Nov 01 , 2017

    Ao ver um pedaço de papel e um lápis, Paulina Chiziane já começava a rabiscar, criando histórias. Era algo natural na sua infância. Daí que não sabe dizer quando iniciou a escrever, mas começou dar conta da sua queda para escrita quando, ainda na escola primária, elaborou uma redacção sobre a Páscoa e recebeu rasgados elogios da sua professora. Ali começou a tomar a escrita mais a “sério”.

  • Nov 20 , 2016

    Edson da Luz, conhecido no meio musical pelo nome Azagaia, é filho de pai cabo-verdiano e mãe moçambicana. Nasceu na vila fronteiriça da Namaacha, província de Maputo, a 6 de Maio de 1984.

  • Jul 01 , 2016

    Um pouco da história de Moçambique não faz mal! Foi a 1 de Abril de 1909, que os governos da então Província Ultramarina de Moçambique e do Transval (antiga província sul-africana) assinaram a 1.ª Convenção, que permitia o recrutamento de trabalhadores para as indústrias mineiras do Transvaal.

  • Dec 16 , 2016

    Jimmy Dludlu tinha 13 anos quando pegou a guitarra da casa de um primo e começou a aprender a tocar, imitando o jazz e a música africana que ouvia no rádio. As suas primeiras apresentações foram em casamentos, com o seu primo.

Desporto

  • Feb 03 , 2017

    Quando pequeno gostava muito de mexer. O miúdo mexia em tudo, até que a sua avó, numa daquelas ocasiões, atribui-lhe o nome de Mexer. Primeiro ficou entre ele e sua avó, mas depois mais pessoas conheceram-lhe assim, desde a família aos amigos, e o nome Edson André Sitoe acabou ficando apenas no bilhete de identidade, pois para todos ele é Mexer.

  • Apr 01 , 2016

    Maria de Lurdes Mutola nasceu na cidade do Maputo, no dia 27 de Outubro de 1972. É filha de João Mutola, operário dos Caminhos de Ferro de Moçambique, e Catarina Mutola, mãe doméstica.

  • May 13 , 2016

    Clarisse Machanguana é uma moçambicana, que em aproximadamente 25 anos, deu alegrias a inúmeros adeptos dos quatro continentes. Tudo iniciou na cidade de Maputo, com o seu nascimento, a 4 de Outubro de 1976, um ano depois de Moçambique ter alcançado a Indepedência Nacional.

  • Nov 04 , 2016

    É o menino maravilha do futebol moçambicano. É um jogador irrequieto e repentino. Quando tem a bola aos seus pés tudo pode acontecer.

Economia

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

Sociedade

  • Apr 28 , 2017

    A contragosto Nilson caminhava, entristecido, muito entristecido. O rosto denunciava que estava a chorar, mas as lágrimas não saiam. Chorava por dentro. Era princípio de tarde, há muito tempo que Nilson não metia algo na boca, mas a tristeza era tanta que até silenciou a fome. Sofia e Nilson caminhavam lado a lado naquele corredor, a cela ficava no fundo do corredor, numa falsa saída dos fundos.

  • Jan 27 , 2017

    Mateus Mangala foi nomeado Presidente de Conselho de Administração (PCA) da empresa estatal Electricidade de Moçambique, E.P (EDM), a 25 de Agosto de 2015. Conheça de seguida dados relevantes sobre as suas qualificações académicas e experiência profissional:

  • Jul 11 , 2017

    Havia um primeiro andar entre as avenidas 5 de Fevereiro e da Liberdade, na Matola 700. Era de cor cinzenta, num tom escuro. No rés-do-chão, existia uma loja e uma padaria. E em frente à loja e à padaria, existiam umas “banquinhas” montadas com caixas de refrigerantes e papel de caixa, desconstruídas e estendidas sobre caixas de refrescos. As donas das “banquinhas” vendiam rebuçados, pipocas, bolachas, alface e diversos alimentos básicos.

  • Jul 29 , 2016

    Apesar das queixas levantadas, estava um dia tranquilo. Tudo parecia que ia bem. Alice trabalhava com os seus colegas. Maria indo ao seu acento, de repente viu tudo ficar escuro. Ela caiu. Levantou-se o pânico no seio dos colegas da fábrica.

  • Dec 14 , 2017

    Era noite… Por aí 22:00 horas. Estávamos no tempo colonial, era dia 20 de Dezembro de 1962. O Hospital Central de Maputo ainda se chamava Miguel Bombarda. Havia divisão de tratamento dos assimilados e não assimilados. Os assimilados eram os que tinham aceitado a cultura portuguesa, porque estava limpa, bem vestida e o meu marido falava português pensavam que fossemos assimilados e aceitaram que fosse atendida na enfermaria dos brancos e assimilados.

Bioentrevista

Política

  • Jan 27 , 2017

    Carlos Agostinho do Rosário nasceu a 26 de Outubro de 1954, na cidade de Maxixe, província de Inhambane. É filho de Agostinho Juisse e Rosa Sechene.

  • May 06 , 2016

    A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

  • Jul 15 , 2016

    Vitória Dias Diogo nasceu a 31 de Janeiro de 1964, em Fingoé, distrito de Marávia, na província de Tete. É filha de Luís João Diogo, enfermeiro (falecido) e de Laura Atanásio Dias, doméstica.

  • May 20 , 2016

    Amélia Tomás Taime Muendane Nakhare é licenciada em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), os graus referidos foram obtidos em 1997 e 2015, respectivamente.

  • May 20 , 2016

    Verónica Nataniel Macamo Dlhovo nasceu a 13 de Novembro de 1957, no distrito de Bilene, província de Gaza. A 12 de Janeiro de 2010, tornou-se na primeira mulher a presidir a Assembleia da República.

Editorial

  • Nov 13 , 2016

    Imagina uma moça solitária, sentada num banco de um jardim, com rosto todo cristalino e transbordando pelos olhos a dor que lhe vai na alma. Agora imagina uma esposa que depois de erros vive se culpando. Agora pára de imaginar.

  • Aug 18 , 2016

    Estamos entregues a sabe-se lá. Vê-se que a vida não tem mais valor no mundo. Os seres humanos assemelham-se a galinha e suínos, que são abatidos pelo homem para poder alimentar intenções egoístas de alguns grupos na esfera mundial.

  • Mar 31 , 2017

    Já dizia Stephen Covey, tudo cria-se duas vezes: a primeira criação é na mente; a segunda ocorre quando se decide materializar o pensamento. A primeira criação da Revista Biografia aconteceu a 24 de Novembro de 2013, sendo que a segunda começou a 1 de Abril de 2016. Hoje, passa um ano.

  • Sep 09 , 2016

    Frases como “é preciso gastar esse dinheiro, para vir outro”, “é preciso gastar, para ter mais” ou parecidas a essas são comuns. Essas frases, bem usadas, podem transformar qualquer um em milionário, mas quando é usada como acontece pelas bandas da capital moçambicana, e outras partes do mundo, é o cultivo da pobreza geracional.

  • Apr 01 , 2016

    O mundo registou, há poucos anos, a sua quarta revolução. Depois da agrícola, industrial e informática, estamos agora a viver a revolução digital, uma era em que a distância não separa os humanos.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

980288
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
451
1377
17709
230098
70306
107911
980288

Seu IP: 54.227.6.156
2018-01-20 06:50

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: