Autenticar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade

Neyma Alfredo

Ainda era muito nova quando Lina Duarte perdeu a vida. Órfã de mãe, Neima Júlia Alfredo fora viver com o seu pai, Paulino Alfredo, que lhe batia muito. E a miúda acabou por ir morar com a tia. Paulatinamente ajudou-lhe a encarar a vida positivamente.

Cultura

  • Apr 15 , 2016

    É natural da cidade da Beira, província de Sofala. Nasceu a 1 de Abril de 1964, e é filho do médico José da Paz Brandão Rodrigues dos Santos e de Maria Manuela de Campos Afonso Matos. Ainda bebé mudou-se para a cidade de Tete, onde permaneceu até aos nove anos, convivendo com a Guerra Colonial.

  • Aug 26 , 2016

    Luís Pereira nasceu em 1963, em Cuamba, na província do Niassa. Muito cedo os seus pais separam-se, e a sua mãe viveu sozinha. Aos sete ou oito anos de idade, teve o primeiro contacto com a música, através de um presente que recebera no Natal. Ele beneficiou-se da prenda que davam a pessoas mais pobres: uma viola de plástico. Isso foi combinado com o gosto de ouvir rádio.

  • Nov 20 , 2016

    Edson da Luz, conhecido no meio musical pelo nome Azagaia, é filho de pai cabo-verdiano e mãe moçambicana. Nasceu na vila fronteiriça da Namaacha, província de Maputo, a 6 de Maio de 1984.

  • Jan 15 , 2017

    Maria Manuela de Lobão Soeiro é o seu nome, mas o consagrado escritor moçambicano, Mia Couto, prefere chamá-la de Grande Mãe do teatro moçambicano. Manuela é de lá das terras do Ibo, uma ilha da província de Cabo Delgado. Sentiu o ar da natureza pela primeira vez a 24 de Janeiro de 1945.

Desporto

  • Jul 08 , 2016

    Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho ou simplesmente Bruno de Carvalho, nasceu em Lourenço Marques, actual cidade de Maputo, a 8 de Fevereiro de 1972, três anos antes de Moçambique tornar-se livre do colonialismo português.

  • Apr 01 , 2016

    Maria de Lurdes Mutola nasceu na cidade do Maputo, no dia 27 de Outubro de 1972. É filha de João Mutola, operário dos Caminhos de Ferro de Moçambique, e Catarina Mutola, mãe doméstica.

  • May 13 , 2016

    Clarisse Machanguana é uma moçambicana, que em aproximadamente 25 anos, deu alegrias a inúmeros adeptos dos quatro continentes. Tudo iniciou na cidade de Maputo, com o seu nascimento, a 4 de Outubro de 1976, um ano depois de Moçambique ter alcançado a Indepedência Nacional.

  • Sep 19 , 2017

    Foi o primeiro moçambicano a jogar em Portugal, de forma legal, após a Independência do país. Realizou o seu maior sonho enquanto jogador profissional. Foi o primeiro moçambicano a jogar numa selecção de África. Partilhou relvados e balneários com jogadores de referência, tal como Figo, Sá Pinto, Juskowiak, Balacov, Peixe, Valckx, Naybet, Marco Aurélio e outros. Estamos a falar de Francisco Queriol Conde Júnior, ou se preferir, Chiquinho Conde.

Economia

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

  • Apr 07 , 2017

    Tinha segurado a taça de cristal com o dedo polegar e o indicador da mão direita. No interior da taça tinha vinho, à meia altura. Levava à boca a um ritmo muito calmo, como se os ponteiros dos relógios do Bairro do Jardim tivessem congelado naquela noite para o seu paladar deliciar-se do sedutor vinho tinto.

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

Sociedade

  • Apr 28 , 2017

    Preto, vermelho e branco eram as cores do Nissan policial, dupla cabina. A cor preta estava à altura da parte superior dos guarda-lamas e daí para cima a cor da viatura era branca, mas a fechadura das quatro portas eram atravessadas por uma tira vermelha.

  • Jun 03 , 2016

    Lourenço Joaquim da Costa Rosário nasceu em Marromeu, província de Sofala, em 1949, quando Moçambique ainda era uma colónia portuguesa. Lá viveu até aos seis anos de idade. O seu pai era um capataz agrícola, comandava os cortadores de cana-de-açúcar no tempo da colheita ou dirigia a preparação da terra para a plantação.

  • Aug 19 , 2016

    Estávamos em 1980. Moçambique já era independente, passavam uns cinco anos. Alice Mabota iria fazer sete anos trabalhando para o Instituto de Investigação Agronómica, no Ministério da Agricultura, quando o telefone da sua sala tocou.

  • Sep 30 , 2017

    Aconteceu numa casa na Matola… Foi numa tarde de domingo, num ambiente festivo, numa casa com um enorme quintal e uma dependência encostada no fim do quintal. Não tinha o habitual muro de betão, o quintal era protegido por plantas de espinhosa desorganizadas.

  • Jul 11 , 2017

    Havia um primeiro andar entre as avenidas 5 de Fevereiro e da Liberdade, na Matola 700. Era de cor cinzenta, num tom escuro. No rés-do-chão, existia uma loja e uma padaria. E em frente à loja e à padaria, existiam umas “banquinhas” montadas com caixas de refrigerantes e papel de caixa, desconstruídas e estendidas sobre caixas de refrescos. As donas das “banquinhas” vendiam rebuçados, pipocas, bolachas, alface e diversos alimentos básicos.

Bioentrevista

Política

  • May 06 , 2016

    Nazira Karimo Vali Abdula é Ministra da Saúde do Governo da República de Moçambique, desde 19 de Janeiro de 2015.

  • Jul 15 , 2016

    Vitória Dias Diogo nasceu a 31 de Janeiro de 1964, em Fingoé, distrito de Marávia, na província de Tete. É filha de Luís João Diogo, enfermeiro (falecido) e de Laura Atanásio Dias, doméstica.

  • Apr 22 , 2016

    Ana Flávia Azinheira nasceu a 8 de Fevereiro de 1977. É Mestre em Saúde Pública, Licenciada em Medicina Veterinária, pela Universidade Eduardo Mondlane, e Bacharel em International Business, este último obtido nos Estados Unidos de América.

  • May 20 , 2016

    Verónica Nataniel Macamo Dlhovo nasceu a 13 de Novembro de 1957, no distrito de Bilene, província de Gaza. A 12 de Janeiro de 2010, tornou-se na primeira mulher a presidir a Assembleia da República.

  • May 06 , 2016

    A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

Editorial

  • Oct 13 , 2016

    Há sensivelmente seis meses nasceu em Moçambique uma nova forma de fazer jornalismo. Falamos do jornalismo biográfico. Um jornalismo híbrido, mais centrado na vida particular do cidadão.

  • Dec 09 , 2016

    O tiro está sair pela culatra! A “propaganda” para estimular as pessoas a fazerem “o bem” está dar lugar ao egoísmo, ao invés do humanismo. E para a pessoa imediata que está pouco pensando em teorias futuristas de plantar para colher, “o bem” tornou-se um local de busca de protagonismo ou acções de compra de reconhecimento.

  • Jul 08 , 2016

    Trazer uma nova vida ao mundo é das coisas mais simples que o homem pode fazer e o presente especial que uma mulher pode ter no seu período de passagem pela vida terrena. Triste é quando a vida gerada depois de crescer torna-se uma dor de cabeça para o mundo.

  • Apr 01 , 2016

    O mundo registou, há poucos anos, a sua quarta revolução. Depois da agrícola, industrial e informática, estamos agora a viver a revolução digital, uma era em que a distância não separa os humanos.

  • Jan 13 , 2017

    Olá! Antes de tudo, desejar um ano feliz para você e a sua família. Hoje, neste primeiro texto opinativo do ano, na primeira revista biográfica moçambicana, reflectir-se-á sobre a verdade.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Descubra a melhor escola de culinária para você

A Escola de Culinária “Arte & Profissão” Tia Rosa tem as inscrições abertas para os cursos de doces, salgados e decoração de bolos artísticos. A formação tem a duração de quatro semanas e é orientada pelos Mestres Rosa, Timbe, e um mestre brasileiro.

Audiência

773149
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
327
1719
16525
34527
40524
26188
773149

Seu IP: 54.196.47.128
2017-11-18 06:25

Video em Destaque

Galeria de Tia Rosa

1.jpg
images/galeriatiarosa
2.jpg
images/galeriatiarosa
3.jpg
images/galeriatiarosa
4.jpg
images/galeriatiarosa

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: