Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Luísa Diogo

A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

Cultura

  • Apr 15 , 2016

    É natural da cidade da Beira, província de Sofala. Nasceu a 1 de Abril de 1964, e é filho do médico José da Paz Brandão Rodrigues dos Santos e de Maria Manuela de Campos Afonso Matos. Ainda bebé mudou-se para a cidade de Tete, onde permaneceu até aos nove anos, convivendo com a Guerra Colonial.

  • Oct 28 , 2016

    Marlene Julieta Ngoenha Matingane, ou simplesmente Marllen 'Preta Negra', nasceu em Maputo, no sul de Moçambique, em 1983. Quando tinha 15 anos de idade iniciou a carreira artística como actriz de teatro, e fez parte de quatro companhias teatrais: “Mbeu”, “Mutumbela Gogo”, “Intyso” e “Mahamba”. Em simultâneo, iniciou o percurso como cantora, dançarina e guitarrista, durante as suas actuações.

  • Nov 01 , 2017

    Ao ver um pedaço de papel e um lápis, Paulina Chiziane já começava a rabiscar, criando histórias. Era algo natural na sua infância. Daí que não sabe dizer quando iniciou a escrever, mas começou dar conta da sua queda para escrita quando, ainda na escola primária, elaborou uma redacção sobre a Páscoa e recebeu rasgados elogios da sua professora. Ali começou a tomar a escrita mais a “sério”.

  • Aug 05 , 2016

    O escritor moçambicano, António Rui de Noronha, nasceu em Lourenço Marques [actual cidade de Maputo], a 28 de Outubro de 1909, e perdeu a vida a 25 de Dezembro de 1943, na mesma cidade.

Desporto

  • Sep 19 , 2017

    Foi o primeiro moçambicano a jogar em Portugal, de forma legal, após a Independência do país. Realizou o seu maior sonho enquanto jogador profissional. Foi o primeiro moçambicano a jogar numa selecção de África. Partilhou relvados e balneários com jogadores de referência, tal como Figo, Sá Pinto, Juskowiak, Balacov, Peixe, Valckx, Naybet, Marco Aurélio e outros. Estamos a falar de Francisco Queriol Conde Júnior, ou se preferir, Chiquinho Conde.

  • Nov 04 , 2016

    É o menino maravilha do futebol moçambicano. É um jogador irrequieto e repentino. Quando tem a bola aos seus pés tudo pode acontecer.

  • Jul 08 , 2016

    Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho ou simplesmente Bruno de Carvalho, nasceu em Lourenço Marques, actual cidade de Maputo, a 8 de Fevereiro de 1972, três anos antes de Moçambique tornar-se livre do colonialismo português.

  • Apr 01 , 2016

    Maria de Lurdes Mutola nasceu na cidade do Maputo, no dia 27 de Outubro de 1972. É filha de João Mutola, operário dos Caminhos de Ferro de Moçambique, e Catarina Mutola, mãe doméstica.

Economia

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

Sociedade

  • Jul 22 , 2016

    O céu estava coberto de nuvens. Não fazia calor. Não fazia frio. A temperatura estava amena. Pensava-se que aquela data terminaria como as outras. Eis que se ouve um pedido de licença de Casimiro Mavota, o irmão da mãe de Alice Conceição. O seu semblante era de poucos amigos. Estava muito sério. O ar do seu rosto foi alterado com vozes de crianças gritando: É ti tio! Ehee! É ti tio! Ehee…!

  • Oct 13 , 2016

    Estava de uma calça jeans azul, com sinais de palidez em forma de riscos, na zona das duas coxas, próximo à cintura; uma camiseta branca e sapatilhas da mesma cor, com uma tira verde na zona média até a dos calcanhares. Quanto mais se distanciava da zona média mais era fina. Nas costas levava uma pasta preta de três zipes, um mais grande que o outro, separados por tons cinzentos.

  • Feb 24 , 2017

    Marcos ficou “maluco”. Foi atrás de Liundi. Ela apercebeu-se, correu e entrou no primeiro “chapa” que passou pela paragem para a tristeza de Marcos. Marcos olhou para a sua mão direita e viu que tinha o valor na sua mão, correu para casa, foi para o quarto e começou a arrumar as suas roupas nas duas malas para fugir de Maputo e voltar para Manica, sua terra natal.

  • Jul 29 , 2016

    Apesar das queixas levantadas, estava um dia tranquilo. Tudo parecia que ia bem. Alice trabalhava com os seus colegas. Maria indo ao seu acento, de repente viu tudo ficar escuro. Ela caiu. Levantou-se o pânico no seio dos colegas da fábrica.

  • Dec 14 , 2017

    Era noite… Por aí 22:00 horas. Estávamos no tempo colonial, era dia 20 de Dezembro de 1962. O Hospital Central de Maputo ainda se chamava Miguel Bombarda. Havia divisão de tratamento dos assimilados e não assimilados. Os assimilados eram os que tinham aceitado a cultura portuguesa, porque estava limpa, bem vestida e o meu marido falava português pensavam que fossemos assimilados e aceitaram que fosse atendida na enfermaria dos brancos e assimilados.

Bioentrevista

Política

  • Jun 24 , 2016

    Carlos Alberto Fortes Mesquita é Ministro dos Transportes e Comunicações desde 19 de Janeiro de 2015. Nasceu na Vila de Gurué, distrito do mesmo nome, na província de Zambézia, a 25 de Março de 1962.

  • Nov 25 , 2016

    Pedro Conceição Couto nasceu em Marere, província de Nampula, a 29 de Junho de 1955. É Licenciado em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (1992); e Mestre em Economia, pela Universidade de Glasgow (Reino Unido), desde 1995.

  • Jan 27 , 2017

    Carlos Agostinho do Rosário nasceu a 26 de Outubro de 1954, na cidade de Maxixe, província de Inhambane. É filho de Agostinho Juisse e Rosa Sechene.

  • May 20 , 2016

    Amélia Tomás Taime Muendane Nakhare é licenciada em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), os graus referidos foram obtidos em 1997 e 2015, respectivamente.

  • Dec 09 , 2016

    Calisto Moisés Cossa nasceu no distrito de Manjacaze, na localidade de Macuácua, na província de Gaza, a 25 de Junho de 1975, dia da Independência Nacional, mas foi registado em Maputo.

Editorial

  • Oct 13 , 2016

    Há sensivelmente seis meses nasceu em Moçambique uma nova forma de fazer jornalismo. Falamos do jornalismo biográfico. Um jornalismo híbrido, mais centrado na vida particular do cidadão.

  • Aug 18 , 2016

    Estamos entregues a sabe-se lá. Vê-se que a vida não tem mais valor no mundo. Os seres humanos assemelham-se a galinha e suínos, que são abatidos pelo homem para poder alimentar intenções egoístas de alguns grupos na esfera mundial.

  • Feb 17 , 2017

    Na forma aparentemente absurda poder-se-ia definir sentimento como algo que sentimos. E quando se sente está-se na verdade a reagir, ou seja, a responder algum estímulo que desperta o sentimento no ser humano.

  • Dec 09 , 2016

    O tiro está sair pela culatra! A “propaganda” para estimular as pessoas a fazerem “o bem” está dar lugar ao egoísmo, ao invés do humanismo. E para a pessoa imediata que está pouco pensando em teorias futuristas de plantar para colher, “o bem” tornou-se um local de busca de protagonismo ou acções de compra de reconhecimento.

  • Sep 09 , 2016

    Frases como “é preciso gastar esse dinheiro, para vir outro”, “é preciso gastar, para ter mais” ou parecidas a essas são comuns. Essas frases, bem usadas, podem transformar qualquer um em milionário, mas quando é usada como acontece pelas bandas da capital moçambicana, e outras partes do mundo, é o cultivo da pobreza geracional.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

980274
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
437
1377
17695
230098
70292
107911
980274

Seu IP: 54.227.6.156
2018-01-20 06:47

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: