Biografia

Publicidade
Pub.

Notas biográficas de Stella Novo Zeca

Respirou os primeiros ares do mundo em Catandica, distrito de Manica, dois anos depois de Moçambique tornar-se independente do colonialismo: 12 de Maio de 1977, para ser mais preciso. Stella da Graça Magalhães Pinto Novo Zeca é o seu nome completo.

O pai é oriundo da Zambézia e era funcionário da Administração, andava de distrito em distrito. Quando Stella tinha seis meses de vida, o progenitor foi transferido de Manica para sua terra natal (Zambézia), onde esteve a exercer as suas funções nos distritos de Gurué, Mocuba e outros.

As movimentações do pai levaram Stella da Graça a ter de se adaptar a vários tipos de meios, tendo encontrado algumas dificuldades no processo de ambientação escolar, nas primeiras três classes do ensino primário. O pai acabou por fixar residência em Quelimane, a capital provincial da Zambézia, uma vez que em alguns distritos onde ia trabalhar não tinham escolas.

Foi em Quelimane, onde Stella Magalhães concluiu o ensino primário e fez o ensino secundário. Em 1997, foi à Maputo com o intuito de concorrer por uma vaga no curso de medicina, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Não conseguiu. Entre Janeiro e Julho de 1997, foi monitora do curso básico de micro-informática para operadores de computador, na International Computers System Lda (ICS.Lda), em Quelimane. Mais tarde, voltou para Maputo e ingressou na Universidade Pedagógica (UP), onde fez a Licenciatura em Ensino de Química e Biologia.

De 2001 a 2003, foi Chefe de Área de Palestras do NASUP (Núcleo Anti-Sida da Universidade Pedagógica), integrado no projecto da iniciativa conjunta de prevenção, mitigação e redução do impacto de HIV SIDA/DTS, nas instituições do ensino superior.

Durante o período em que era estudante, teve o seu primeiro contacto com a província de Gaza. Em 2001, fez parte de uma equipa de pesquisadores da Visão Mundial, nos distritos de Mandlakadzi e Chibuto, onde tinha a missão de recolher dados socioeconómicos. Havia muita fome nos locais onde trabalharam. A alimentação era basicamente de mandioca. Permaneceram por 15 dias convivendo com as comunidades: comendo “xiguinha” de “cacana” e bebendo água do poço.

Stella da Graça foi, também, professora de biologia na Escola Comunitária Polana Cimento (Maputo), entre 2000 e 2003, tendo leccionado a 9.ª, 10.ª, e 12.ª classe.

Após o matrimónio com Alberto Zeca, em 2003, Stella Novo regressou para Quelimane e foi afecta, em 2004, na Escola Secundária 25 de Setembro. No final do ano, recebeu um convite para fazer parte do corpo docente da Universidade Pedagógica em Quelimane, uma vez que se tencionava introduzir o curso de licenciatura em ensino de Biologia.

Stella Pinto teve a responsabilidade de coordenar o curso de Biologia, sendo a primeira mulher efectiva a fazer parte do corpo docente da universidade no Departamento de Ciências Naturais e Matemática.

A par da sua presença naquele órgão universitário, entre 2005 e 2007, foi: docente didáctica de biologia, práticas pedagógicas, higiene e saúde escolar, ecossistemas da terra e biodiversidade; vice-coordenadora do projecto UP–CONCERN: Curriculum local de Micaune; e docente de nutrição e didáctica, no Centro de Hotelaria e Turismo (2005, apenas).

Em 2008, passou a coordenadora geral das práticas pedagógicas da universidade ao nível da delegação. Ainda naquele ano, Stella Novo desenhou, implementou e monitorou a formação de professores primários como "focal points" de água e saneamento nas escolas primárias, nos distritos de Ile e Mocuba; implementou e monitorou a formação de activistas promotores de higiene e saneamento nas comunidades; e foi consultora de higiene e saneamento.

No ano seguinte, foi indicada para Directora-adjunta pedagógica da UP, ao nível da delegação de Quelimane. Entre 2009 e 2015, foi docente didáctica de biologia, gestão de áreas protegidas, educação ambiental e empreendedorismo. Stella Novo também voltou à carteira e, em 2012, obteve o grau de Mestre em Educação/Formação de Formadores, na UP.

A 19 de Janeiro de 2015, Stella Novo Zeca foi nomeada Governadora da província de Gaza, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

A família de Stella Zeca tem cinco membros: ela, o marido e três filhos, sendo o mais velho, seu enteado. Quanto às preferências, Stella Magalhães gosta de feijoada, mucapata e frango à zambeziana. Antes de assumir a função de Governadora, quando não saísse, dedicava-se à organização de eventos, fazendo convites, já que a sua família tinha uma empresa de organização de eventos.

Stella Novo gostava, também, de escrever artigos da sua área de formação e de participar em eventos científicos, pelo menos uma vez por ano. No desporto, simpatiza-se com basquetebol e ciclismo. Aliás, jogou basquetebol até aos 17 anos de idade.

Se você ainda não é assinante, subscreva-se clicando aqui

Bibliografia

Jornal domingo. “Assumo o cargo com muita responsabilidade”. Acesso a: 01/03/2017

Governo da Província de Gaza. Biografia. Acesso a: 01/03/2017

Comentários   

-1 # Biografia/ SetelaFranswa Patricio 04-03-2017 19:26
Esta de parabens, quer dizer o chefe do estado colocou pessoa certa no lugar certo , pelomenos jovem escolarizado, ou academico tenho a certeza de que a visao e outra para sua governacao. Mas tambem falta vinda politica.
Responder

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Pub.
Pub.
Publicidade
Publicidade

Publicidade

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017 O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Passos para ser Assinante

Sinta-se cumprimentado! Meu nome é Líria Celeste, Directora do Departamento de Gestão de Usuários da Revista Biografia – Premium (GUP). Venho explicar para você como tornar-se Assinante da Revista Biografia, subscrevendo-se pelo método de pagamento Depósito, Transferência Bancária | M-pesa | ou Conta móvel. Veja como é fácil:

Desconto de 2000 meticais no curso de culinária

A Escola de Culinária “Arte & Profissão” Tia Rosa está a oferecer um desconto de 2000 meticais no curso de culinária, para quem se matricular até o dia 20 de Agosto corrente.

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu email
Pub.
Pub.
Pub.

Seja Nosso Amigo no Facebook

Audiência

641102
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 1/4/2016
1977
1753
6338
502283
72137
80507
641102

Seu IP: 54.198.247.44
Server Time: 2017-09-26 20:08:47
Pub.
Pub.
Pub.
Pub.
Pub.

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: