Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Memórias de uma estudante

Uma vez o Doutor Aquino chegou à sala acompanhado da professora Yura. Era uma professora japonesa. A turma olhou expectante e refinada no comportamento, afinal de contas tínhamos percebido que tínhamos visita.

Então o Doutor parou diante da turma, ao lado da sua mesa de secretária, bem próximo ao quadro branco. A visita ao seu lado. Olhou para mim e disse:

Cultura

  • Apr 08 , 2016

    Há um distrito na província de Gaza chamado Manjacaze. Aquela parcela do país tem uma superfície de 3 748 Km2, limitados a norte pelo distrito de Panda (Inhambane), a sul pelo Oceano Índico, a sudoeste pela cidade de Xai-Xai, e pelo distrito de Chibuto, a oeste.

  • Nov 11 , 2016

    Duas Caras é um dos maiores nomes do Hip-Hop moçambicano. Seu nome oficial é Hermínio Chissano. Nasceu a 30 de Agosto de 1980, e é filho de Vicente Chissano e Henriqueta Mate.

  • Jul 01 , 2016

    Um pouco da história de Moçambique não faz mal! Foi a 1 de Abril de 1909, que os governos da então Província Ultramarina de Moçambique e do Transval (antiga província sul-africana) assinaram a 1.ª Convenção, que permitia o recrutamento de trabalhadores para as indústrias mineiras do Transvaal.

  • Nov 10 , 2016

    O seu nome é João José Felisberto Franco, mas é conhecido pelo pseudónimo Gasso. É um jovem cantor, compositor e produtor moçambicano, que se tornou conhecido através do sucesso “Te vi, Te vi…Aonde”. É um dos artistas moçambicanos que mais faz digressões pela Europa.

Desporto

  • Nov 04 , 2016

    É o menino maravilha do futebol moçambicano. É um jogador irrequieto e repentino. Quando tem a bola aos seus pés tudo pode acontecer.

  • May 13 , 2016

    Clarisse Machanguana é uma moçambicana, que em aproximadamente 25 anos, deu alegrias a inúmeros adeptos dos quatro continentes. Tudo iniciou na cidade de Maputo, com o seu nascimento, a 4 de Outubro de 1976, um ano depois de Moçambique ter alcançado a Indepedência Nacional.

  • Apr 22 , 2016

    Na década de 1950, o Estado Novo português atribuiu a designação de província ultramarina a todas suas colónias, abolindo o conceito de “Império Colonial Português”. Esta foi uma estratégia encontrada para evitar que Portugal fosse visto como uma potência colonial, nos fóruns internacionais.

  • Jul 08 , 2016

    Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho ou simplesmente Bruno de Carvalho, nasceu em Lourenço Marques, actual cidade de Maputo, a 8 de Fevereiro de 1972, três anos antes de Moçambique tornar-se livre do colonialismo português.

Economia

  • May 20 , 2016

    O telefone tocou em Maputo. Da cidade da Beira ligava a contabilista da “A Iluminate”, para informar o jovem dos seus 18 ou 19 anos de idade, Salimo Abdula, que o proprietário e o gerente abandonaram a empresa, deixando três procurações.

  • Apr 15 , 2016

    Antigamente, Gaza era uma província repleta de tradições pré estabelecidas pela sociedade. Não que tenha deixado de ter, mas na altura era muito mais intenso que actualmente.

  • Apr 29 , 2016

    Mil e novecentos e cinquenta e sete foi um ano histórico para o mundo. Foi o ano do lançamento do primeiro satélite em órbita, o Sputnik-1, e do primeiro ser vivo para o espaço, a bordo do Sputnik 2, na União Soviética. Já na então província ultramarina portuguesa, Moçambique, um casal de camponeses decidiu abandonar o distrito de Chidenguele, em Gaza, e fixar a sua residência em Ndlavela, um bairro periférico da então capital colonial de Lourenço Marques (actual cidade de Maputo).

  • Jun 03 , 2016

    O dia é um exemplo interessante quando se pretende falar de ciclo. Ele inicia na escuridão e acaba na escuridão. Entre a escuridade da madrugada e da noite, há umas “horitas” de clareza. Isto repete-se durante 365 ou 366 dias. Até se pode questionar: existirá algo tão rotineiro quanto o dia?

Sociedade

  • Jul 11 , 2017

    Havia um primeiro andar entre as avenidas 5 de Fevereiro e da Liberdade, na Matola 700. Era de cor cinzenta, num tom escuro. No rés-do-chão, existia uma loja e uma padaria. E em frente à loja e à padaria, existiam umas “banquinhas” montadas com caixas de refrigerantes e papel de caixa, desconstruídas e estendidas sobre caixas de refrescos. As donas das “banquinhas” vendiam rebuçados, pipocas, bolachas, alface e diversos alimentos básicos.

  • Sep 16 , 2016

    Glória Américo Fungate Muianga nasceu na cidade de Maputo, a 1 de Fevereiro de 1951. Aos seis anos de idade tornou-se órfã de mãe, numa altura em que a sua irmã mais nova, entre cinco, tinha alguns dias de vida.

  • Jul 29 , 2016

    Apesar das queixas levantadas, estava um dia tranquilo. Tudo parecia que ia bem. Alice trabalhava com os seus colegas. Maria indo ao seu acento, de repente viu tudo ficar escuro. Ela caiu. Levantou-se o pânico no seio dos colegas da fábrica.

  • Feb 24 , 2017

    Marcos ficou “maluco”. Foi atrás de Liundi. Ela apercebeu-se, correu e entrou no primeiro “chapa” que passou pela paragem para a tristeza de Marcos. Marcos olhou para a sua mão direita e viu que tinha o valor na sua mão, correu para casa, foi para o quarto e começou a arrumar as suas roupas nas duas malas para fugir de Maputo e voltar para Manica, sua terra natal.

  • Dec 14 , 2017

    Era noite… Por aí 22:00 horas. Estávamos no tempo colonial, era dia 20 de Dezembro de 1962. O Hospital Central de Maputo ainda se chamava Miguel Bombarda. Havia divisão de tratamento dos assimilados e não assimilados. Os assimilados eram os que tinham aceitado a cultura portuguesa, porque estava limpa, bem vestida e o meu marido falava português pensavam que fossemos assimilados e aceitaram que fosse atendida na enfermaria dos brancos e assimilados.

Bioentrevista

Política

  • Apr 22 , 2016

    Ana Flávia Azinheira nasceu a 8 de Fevereiro de 1977. É Mestre em Saúde Pública, Licenciada em Medicina Veterinária, pela Universidade Eduardo Mondlane, e Bacharel em International Business, este último obtido nos Estados Unidos de América.

  • Mar 03 , 2017

    Respirou os primeiros ares do mundo em Catandica, distrito de Manica, dois anos depois de Moçambique tornar-se independente do colonialismo: 12 de Maio de 1977, para ser mais preciso. Stella da Graça Magalhães Pinto Novo Zeca é o seu nome completo.

  • Apr 08 , 2016

    Estávamos nos últimos anos da década de 70 do Século XX, e os primeiros dos anos 80. Moçambique ainda estava na euforia da Independência Nacional e o Executivo estava na sua fase inicial de experiência governativa.

  • Jan 27 , 2017

    Carlos Agostinho do Rosário nasceu a 26 de Outubro de 1954, na cidade de Maxixe, província de Inhambane. É filho de Agostinho Juisse e Rosa Sechene.

  • May 06 , 2016

    A língua portuguesa tem palavras que só existem em alguns países. É o caso da palavra machamba. Em Moçambique, esse é o nome usado para se referir ao terreno agrícola para produção familiar ou campo de cultivo.

Editorial

  • Nov 13 , 2016

    Imagina uma moça solitária, sentada num banco de um jardim, com rosto todo cristalino e transbordando pelos olhos a dor que lhe vai na alma. Agora imagina uma esposa que depois de erros vive se culpando. Agora pára de imaginar.

  • Sep 18 , 2017

    As redes sociais criaram um vasto espaço para a Liberdade de Expressão, mas com ele (espaço), desencadeou uma libertinagem sem precedentes. Publica-se tudo, não se respeita a nenhum direito à imagem, não se respeita à idade. Ademais, há um atentado desenfreado ao pudor, à sensibilidade humana e tantos outros princípios éticos, para não falar da moral.

  • Aug 18 , 2016

    Estamos entregues a sabe-se lá. Vê-se que a vida não tem mais valor no mundo. Os seres humanos assemelham-se a galinha e suínos, que são abatidos pelo homem para poder alimentar intenções egoístas de alguns grupos na esfera mundial.

  • Oct 13 , 2016

    Há sensivelmente seis meses nasceu em Moçambique uma nova forma de fazer jornalismo. Falamos do jornalismo biográfico. Um jornalismo híbrido, mais centrado na vida particular do cidadão.

  • Sep 09 , 2016

    Frases como “é preciso gastar esse dinheiro, para vir outro”, “é preciso gastar, para ter mais” ou parecidas a essas são comuns. Essas frases, bem usadas, podem transformar qualquer um em milionário, mas quando é usada como acontece pelas bandas da capital moçambicana, e outras partes do mundo, é o cultivo da pobreza geracional.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

1053318
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
614
1372
614
329087
46633
96703
1053318

Seu IP: 54.92.197.82
2018-02-25 11:36

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: