Autenticar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Sociedade

Prazer de nascer uma mulher

Era noite… Por aí 22:00 horas. Estávamos no tempo colonial, era dia 20 de Dezembro de 1962. O Hospital Central de Maputo ainda se chamava Miguel Bombarda. Havia divisão de tratamento dos assimilados e não assimilados. Os assimilados eram os que tinham aceitado a cultura portuguesa, porque estava limpa, bem vestida e o meu marido falava português pensavam que fossemos assimilados e aceitaram que fosse atendida na enfermaria dos brancos e assimilados.

Espectáculo do amante da noiva

Aconteceu numa casa na Matola… Foi numa tarde de domingo, num ambiente festivo, numa casa com um enorme quintal e uma dependência encostada no fim do quintal. Não tinha o habitual muro de betão, o quintal era protegido por plantas de espinhosa desorganizadas.

É coisa do invisível!

Estava na cidade da Matola. Vinha dos correios, usando a estrada que passa pela conservatória e a Procuradoria Provincial de Maputo. À direita, no sentido oeste – este, havia uma rotunda com quatro ramificações de avenidas, todas separadas por casas. À esquerda, havia uma via, cada uma delas tinha duas faixas, separadas por um jardim com relva já meio cansada, e umas árvores no centro. O separador devia ter por aí uns 10 metros. Ali estavam os edifícios centrais do Governo Provincial e do Conselho Municipal.

Essa bonita não dá para ninguém

Havia um primeiro andar entre as avenidas 5 de Fevereiro e da Liberdade, na Matola 700. Era de cor cinzenta, num tom escuro. No rés-do-chão, existia uma loja e uma padaria. E em frente à loja e à padaria, existiam umas “banquinhas” montadas com caixas de refrigerantes e papel de caixa, desconstruídas e estendidas sobre caixas de refrescos. As donas das “banquinhas” vendiam rebuçados, pipocas, bolachas, alface e diversos alimentos básicos.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Curso de culinária infantil

As férias escolares já iniciaram e o natal vem aí. A Escola de Culinária Arte e Profissão Tia Rosa convida a todos pais a inscreverem os seus filhos (10+) para, durante as férias, aprenderem a fazer pizza; bacalhau; lasanha; bolo-rei; bolo pudim; cupcake de natal; e biscoito de natal.

Audiência

857709
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
113
4004
8139
118738
55638
69446
857709

Seu IP: 54.227.51.103
2017-12-19 00:16

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: