Logo

Entrar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Publicidade
Publicidade

Prazer de nascer uma mulher

Era noite… Por aí 22:00 horas. Estávamos no tempo colonial, era dia 20 de Dezembro de 1962. O Hospital Central de Maputo ainda se chamava Miguel Bombarda. Havia divisão de tratamento dos assimilados e não assimilados. Os assimilados eram os que tinham aceitado a cultura portuguesa, porque estava limpa, bem vestida e o meu marido falava português pensavam que fossemos assimilados e aceitaram que fosse atendida na enfermaria dos brancos e assimilados.

Naquela altura, entrávamos do lado da actual avenida Agostinho Neto, porque do outro lado da actual avenida Eduardo Mondlane era para os indígenas.

Ao chegar ao hospital, fui atendida e depois acamada na sétima enfermaria. Era uma sala espaçosa com várias camas, na parte traseira das camas havia berços. Deitada, eu rezava, rezava, rezava, mesmo sabendo que o sexo do bebé que estava na minha barriga não iria mudar, mas eu ficava ali a pedir silenciosamente a Deus para ser menina. Já tinha dado a luz a cinco meninos em quase 10 anos casada, eu queria uma menina.

Confesso que em todos meninos eu pensava que estava a carregar uma menina na barriga. Naquela noite um rio de sentimentos preencheu o meu coração. Vi a noite passar, não dava para acreditar, passei a noite inteira na expectativa e me perguntando é menina ou menino, e nada de resposta.

Amanheceu… Quando eram por aí 11 horas dei a luz. Depois, ainda acamada, ajeitei a minha cabeça olhando a enfermeira que estava do meu lado direito perguntei é menina ou menino? Ela respondeu que era menina. O meu coração quase que saía pela boca de tanta alegria. Devolvi a cabeça para almofada e a emoção tomou conta de mim. O meu sonho de trazer uma menina para o mundo acabava de acontecer. Acabava de sentir o prazer de dar a luz a uma menina.

A notícia circulou rapidamente entre os familiares: é menina, é menina, é menina. E muitos correram para o hospital para ver. Aquilo foi uma festa. As primeiras a chegarem foram a minha mãe e a minha sogra.

Na altura, o bebé ficava no berço 24 horas e só depois é que podia ser entregue à mãe para amamentar. A minha mãe quando chegou com a comadre olhou para ela e num tom de gozo perguntou em Xichangana (uma língua nacional): que vergonha é esta minha filha, esta menina é branca, traíste teu marido!? Eu respondi dizendo nada, também não sei como ela nasceu assim. Então a minha sogra aproximou do berço olhou bem e disse: nada, não é branca, é muito clara.

Depois de alguns momentos, chegou o meu marido na expectativa de ver a filha. Saudou e apressado aproximou-se do berço. A minha mãe e a minha sogra ficaram caladas na esperança de ver a reacção do meu marido. Ele pulou de alegria dizendo: é parecida com a minha avó. Ficava-se três dias no hospital, a alegria só aumentava. E no dia que voltei para casa, foi uma festa do hospital até chegar a casa: Esperança nasceu.

[Fim…]

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Curso de culinária e vaga de estágio

A Escola de Culinária Arte & Profissão Tia Rosa está a oferecer uma vaga de estágio de três meses a(o) melhor aluna(o) matriculada(o) em Janeiro para o curso de decoração de bolos ou de culinária.

ITL está recrutar professores

DIRECÇÃO GERAL

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

ASSUNTO: Concurso Público nº 202/930/DG-ITL/DA-RH/2017

O Instituto Técnico Lugenda (ITL) é uma Instituição de ensino Técnico-Profissional, com Sede na Beira, Av, Samora Machel, nº 3160, bairro Maquinino, cidade da Beira, que tem como principal tarefa a Formação de profissionais de saúde de nível médio.

Inscrições abertas para exames de admissão no ITL

COMO FREQUENTAR OS CURSOS DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA (ITL)

Cursos Ministrados no ITL

Cursos de Saúde

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de Saúde Materno Infantil;
  • Técnicos de Farmácia;
  • Técnicos de Medina Preventiva; e
  • Técnicos de Medicina Geral.

Audiência

1053336
Hoje
Ontem
Esta Semana
Last Week
Este Mês
Último Mês
Desde 1 de Abril de 2016
632
1372
632
329087
46651
96703
1053336

Seu IP: 54.92.197.82
2018-02-25 11:40

Newsletter Biográfica

Seja o primeiro a saber: receba textos biográficos gratuitamente no seu e-mail

Seja Nosso Amigo No Facebook

Publicidade

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: