Revista Biografia

Curtas notas biográficas Calisto Cossa

Calisto Moisés Cossa nasceu no distrito de Manjacaze, na localidade de Macuácua, na província de Gaza, a 25 de Junho de 1975, dia da Independência Nacional, mas foi registado em Maputo.

A sua infância deu-se no seio de uma família de camponeses e foi moldada pelos usos e costumes tradicionais interligados aos valores religiosos. Foi naquela conjuntura que ainda cedo conquistou simpatia de outros jovens da Igreja do Nazareno da cidade da Matola e liderou vários grupos.

Antes, aos 10 anos de idade, filiou-se à Organização dos Continuadores da Revolução Moçambicana, de onde ingressou, em 1994, no partido Frelimo, na qualidade de membro. E, em 1999, integrou-se na Organização da Juventude Moçambicana (OJM), na cidade da Matola.

Em 2005, foi eleito membro do conselho provincial da OJM, para em 2011 ser eleito membro do conselho de jurisdição nacional da OJM. Já em 2012, foi eleito membro do Comité Provincial do partido Frelimo, pelos membros do seu partido.

A notabilidade de Calisto Cossa dentro da Frelimo há-de ter ganhado ímpeto em 2001, quando foi indicado para trabalhar na Bancada Parlamentar da Frelimo, na Assembleia da República, onde em 2002 foi nomeado Assistente Pessoal do Chefe da Bancada Parlamentar, funções que exerceu até 2005.

Em 2004, foi indicado membro da brigada central da Frelimo para a província de Gaza. E como corolário do trabalho realizado, a Frelimo e o seu candidato, Armando Guebuza, venceram as eleições ao nível daquela parcela do país.

Calisto Cossa foi indicado, de 2008 a 2013, para membro da brigada central pela província de Maputo, local da sua residência (cidade da Matola), tendo participado activamente nas eleições Autárquicas e Gerais de 2008 e 2009, respectivamente.

Ao nível académico, Cossa tem duas licenciaturas: uma em Ciências Sociais – Ensino de História e Geografia pela Universidade Pedagógica; e outra em Direito, pela Universidade Eduardo Mondlane. Calisto frequentou o curso de Analista Programador de Aplicações do CPD e foi docente nas escolas secundárias Josina Machel; Francisco Manyanga; Liceu Polana; e Escola de Amparo da Matola.

Calisto foi, ainda, responsável do sector de obras e Chefe-adjunto de marketing na Kanes Alfaias Agrícolas; e Chefe do Departamento de Relações Públicas no Ministério das Finanças, de onde depois foi nomeado Assistente Pessoal do Ministro das Finanças, Manuel Chang, o que equivale a assessoria, sendo um cargo de confiança.

A 28 de Agosto de 2013, o Comité do partido Frelimo, na cidade da Matola, elegeu Calisto Cossa para ser candidato da Frelimo no município da Matola, para as eleições autárquicas agendadas para 20 de Novembro daquele ano. Cossa arrecadou um total de 47 votos contra 17 de Alberto Banze e 11 de Jorge Uane.

No dia 23 de Novembro de 2013, a Comissão Nacional de Eleições, ao nível da província de Maputo, anunciou a vitória de Cossa, com 79.975 votos, contra 59.679 votos do seu rival Silvério Ronguane, que concorreu pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Em Fevereiro do ano seguinte, sob uma chuva torrencial, Calisto Cossa tomou posse e prometeu, até 2018, altura em que termina o mandato, tornar a Matola uma cidade aprazível, desenvolvida, limpa e segura, onde todos os cidadãos participam na definição do que deve ser realizado em cada bairro daquela autarquia.

O presidente do Conselho Municipal da Matola é casado com Alice Manjate Cossa, e é pai de duas filhas.

Bibliografia

A Verdade. Calisto Cossa renova promessas na tomada de posse Acesso em: 5/12/2016.

notícias. ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS – Calisto Cossa vencedor Acesso em: 5/12/2016.

notícias. Município da Matola: Calisto Cossa eleito candidato da Frelimo Acesso em: 5/12/2016.

About Author /

Biografia é a primeira revista online, baseada em Moçambique, dedicada na produção e disponibilização de histórias de vida e obra na internet. Fazemos este trabalho desde 2016, e nos primeiros cinco anos alcançamos mais de 3 milhões e meio de acesso, atingindo internautas situados em mais de 2 500 cidades no mundo. Somos a principal referência dos que buscam biografias de moçambicanos na internet, sendo as nossas publicações citadas em inúmeros órgãos de comunicação e websites de vários cantos do mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search