Curtas notas biográficas de Pedro Couto
Pedro Conceição Couto nasceu em Marere, província de Nampula, a 29 de Junho de 1955. É Licenciado em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (1992); e Mestre em Economia, pela Universidade de Glasgow (Reino Unido), desde 1995.
Concluiu, em 1966, o ensino primário, no Colégio Nossa Senhora das Victórias, na sua terra natal; e em 1973, os estudos secundários, no Colégio Vasco da Gama e Liceu Almirante Gago Coutinho, na mesma província.
Em 1982, obteve o nível de Bacharelato em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane e, mais tarde, fez a licenciatura.
Como profissional, Pedro Couto assumiu entre 2005 e 2015 o cargo de Vice-ministro das Finanças. Entre várias funções, foi Director Nacional do Gabinete de Estudos no Ministério do Plano e Finanças; Assessor Económico do Primeiro-Ministro; e Director Geral do Gabinete de Promoção de Emprego, no Ministério do Trabalho.
Na sua trajectória profissional, fez parte do grupo que elaborou o Plano Quinquenal do Governo de 2005 a 2009. Foi Co-autor principal da elaboração do Plano de Acção Para Redução da Pobreza Absoluta (PARPA) 2001-2005; e coordenou a equipa que elaborou a proposta de Moçambique ao Millenium Challenge Corporation.
É membro do Conselho Universitário da UEM e do Conselho Nacional do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia; faz parte do grupo de trabalho para harmonização e alinhamento da ajuda externa desde 2002.
Em Janeiro de 2015, foi indicado, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, para dirigir o Ministério dos Recursos Minerais e Energia. A 29 de Setembro de 2016, foi exonerado do cargo e no mesmo dia a Assembleia Geral da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), órgão do maior empreendimento hidroeléctrico do país, nomeou Couto para as funções de Presidente do Conselho de Administração.