Revista Biografia

Curtas notas biográficas de Clarisse Machanguana

Clarisse Machanguana é uma moçambicana, que em aproximadamente 25 anos, deu alegrias a inúmeros adeptos dos quatro continentes. Tudo iniciou na cidade de Maputo, com o seu nascimento, a 4 de Outubro de 1976, um ano depois de Moçambique ter alcançado a Indepedência Nacional.

Clarisse começou a praticar basquetebol na escola, com seis anos de idade. Rapidamente, assimilou as regras da modalidade e os modelos de treinamento. Depois, iniciou a carreira aos nove/dez anos, “batendo bola” no campo do Costa do Sol. Mas, foi no Maxaquene onde se revelou.

Devido ao seu talento, aos 15 anos de idade, já era jogadora da Selecção Nacional, percurso que durou até aos 40. Aos 18 anos, conseguiu uma bolsa de estudo para Portugal, onde permaneceu durante dois anos, jogando pelo Oliveirense.

Scout, olheiro norte-americano, que se encontrava em Portugal, para espionar a atleta, apreciou as qualidades da jogadora e decidiu levá-la para os Estados Unidos da América, onde militou na Old Dominion University, em Virgínia. Para além de jogar, fez os estudos universitários, formando-se em Justiça Criminal.

Clarisse jogou durante 10 anos na WNBA, versão feminina da NBA (Liga Profissional de Basquetebol Norte-americana), tendo representado emblemas como: San Jose Lasers; Los Angeles Sparks; Charlotte Sting; e Orlando Miracle, até 2003.

Entretanto, em 2003, foi para a Espanha, onde vestiu a camisola do Barcelona. Depois rumou para o basquetebol italiano, jogando para o Napoli, na época 2003-2004. Na temporada seguinte, esteve ausente por motivos de maternidade. Regressou à quadra em 2005, indo para França. Clarisse jogou, também, no Brasil e na Coreia do sul.

Como jogadora da Selecção Nacional, contribuiu para a conquista da medalha de ouro, nos primeiros Jogos da Lusofonia, realizados em 2006, em Macau. E em 2013, fez parte do grupo de atletas que qualificou Moçambique ao primeiro Campeonato Mundial da modalidade, depois do segundo lugar  no Afrobasket-2013, que se disputou na capital moçambicana, Maputo.

Aos 40 anos de idade, Clarisse Machanguana anunciou a sua retirada dos campos, tendo se despedido na final do Afrobasket-2013. Em Outubro do mesmo ano, lançou o livro intitulado “A Estrela Luz da Minha Alma”. Mãe de dois filhos, Clarisse tem estado, actualmente, a implementar projectos, com o objectivo de dar aos jovens, a mesma oportunidade que teve.

Referências Bibliográficas

“Clarisse Machanguana: espelho da genialidade!”. ÍDOLO [cidade de Maputo] 2009: pag. 46 e 47. Impresso.

Cidade de Maputo: jornal Desafio. [consult. 2016-05-7 10:32:20]. Disponível na Internet: http://www.desafio.co.mz/index.php/entrevista/1003-jogar-no-mundial-2014-seria-u-para-mim

About Author /

Biografia é a primeira revista online, baseada em Moçambique, dedicada na produção e disponibilização de histórias de vida e obra na internet. Fazemos este trabalho desde 2016, e nos primeiros cinco anos alcançamos mais de 3 milhões e meio de acesso, atingindo internautas situados em mais de 2 500 cidades no mundo. Somos a principal referência dos que buscam biografias de moçambicanos na internet, sendo as nossas publicações citadas em inúmeros órgãos de comunicação e websites de vários cantos do mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search