Nuno Abdul
Nuno Abdul é uma das referências da música jovem moçambicana. Os seus trabalhos têm granjeado simpatia além-fronteiras. Ele nasceu em Maputo, a 12 de Janeiro de 1987.
Em 2006, Nuno iniciou a sua carreira, fazendo o estilo Rap, por influência do seu primo Jonaze, membro do grupo DRP (Famoso grupo de Hip-Hop moçambicano).
Não tardou a “pular” para o pequeno ecrã. Em 2007, participou no reality show, “Fama Show”, onde chegou à final, ocupando a sétima posição, em 30 participantes. Nuno Abdul tornou-se num rosto bem familiar nas massas moçambicanas.
Nos dois anos seguintes, Nuno afirmou-se como artista, ao assinar contrato com o grupo “Top Label”, começando a fazer grandes espectáculos. Em 2009 lançou o seu primeiro vídeo musical, do tema “Coração de Aço”. E, por conseguinte, o seu primeiro álbum, “De Sonho a Realidade”.
Em 2010, Nuno revelou mais um dos seus talentos, desta vez como apresentador do programa televisivo “TINDZAVA”, da STV, o que conciliou com a participação no álbum da consagrada artista moçambicana, Neyma Alfredo. O artista ainda actuou no lançamento da obra, tendo partilhado o palco com alguns artistas conceituados da música africana, como Gilito, Valdemiro José e Dina Medina. No mesmo ano, começou a sua “tour” por Moçambique.
Como forma de agradecer os fãs, em 2011 apresentou mais dois vídeos, “Your Smile” e “Tonight”, com a participação de Calisto Ferreira, vencedor da segunda edicção do “FAMA SHOW”.
O artista voltou a dividir um dos mais importantes palcos de Moçambique, no Festival Tropical Zouk, em 2012, com personalidades do Zouk mundial: Kassav, Banda Splash, Grace Évora, Matias Damásio, Neyma, entre outros. Ainda em 2012, foi nomeado para a categoria de melhor tema de “R&B”, no “Moçambique Music Awards”. De seguida, assumiu o projecto “Tá Comprovado”, em parceria com Dj Faya.
Em 2013, Nuno voltou a participar em mais uma edição do Festival Tropical Zouk. Depois tomou parte do evento “Monstros do Zouk”, ao lado de artistas como Kaysha, Jean Michel Rotina, Thierry Cham e Sslowli. Naquele ano, foi novamente nomeado aos prémios de Mozambique Music Awards, desta feita, nas categorias de melhor apresentador de programas musicais em Tv, melhor artista masculino, melhor música tropical e melhor dueto. Ainda em 2013, Nuno começou a apresentar o programa “Tome Nota”, na GUNGU TV. Foi, também, o ano de internacionalização da sua carreira, estreando-se na Europa, mais concretamente em Itália, onde voltou no ano seguinte, para participar no Kizomba Itália Festival Event (K.I.F.E).
Regressa ao “velho continente” em 2014, para integrar o prestigiado “roster” da Agência de Artistas Mundial N.º1 em Portugal, a E-Djs World Management, responsável pela gestão da sua carreira, pelas suas três últimas “tours” europeias, em dois anos, e pela actual gravação de seu segundo álbum, em parceria com a editora Vidisco.
Durante o período em que esteve em Portugal, Nuno Abdul participou em vário programas de Rádio e Televisão, sempre com “shows” lotados, extremamente acarinhado pelos seus fãs. Os seus novos vídeos, das músicas “Aceita” e “Minha Mulher”, mostraram-se autênticos fenómenos virais no “youtube”, contando com milhares de visualizações.