Revista Biografia

Notas biográficas de Venâncio Mondlane

Venâncio António Bila Mondlane nasceu na cidade de Lichinga, na província do Niassa (Moçambique), a 17 de Janeiro de 1974. É engenheiro florestal e bancário de profissão, não obstante ser conhecido publicamente como político, uma vez ser deputado da Assembleia da República desde 2015.

Iniciou o seu percurso político em 2013, depois de 10 anos (2003-2013) destacando-se na esfera pública moçambicana pelas suas abordagens como comentador-residente de vários programas televisivos e radiofónicos, com ênfase para “Especial Eleições” e “Pontos de Vista” da STV; “21.ª Hora Informação” e “A Hora da Verdade” da TIM; “A voz do Povo” e “O Grande Debate (rádio)” da Miramar; “Mais Jovem” da TVM; e comentador político da RDP África.

Durante quase o mesmo período, foi colunista de várias publicações literário-culturais, com realce para a maior revista literária do país, a “Lua Nova” da Associação dos Escritores Moçambicanos; o “Universitário” da UEM; “Proler” do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa; e a separata “Cultural” do Jornal Notícias. Também foi colunista de vários semanários nacionais, com destaque para o “Savana” e “Canal de Moçambique”.

Um pouco antes, entre 1990 a 2000, coordenou o Movimento “Jovens Solidários” no distrito Kambukwana, na cidade de Maputo, para apoio às vítimas das cheias de 2000, tendo sido objecto de uma cobertura jornalística exclusiva pela TVM. No princípio da década destacou-se com a criação dos Édipos e da Oficina Artístico – Literária no Ateliê doméstico do artista Mikas.

Venâncio Mondlane interagindo com munícipes da Cidade de Maputo

Ainda ao nível cívico-cultural, foi, em 2013, o único jovem da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa seleccionado para o Programa International Leadership Program (IVLP) da iniciativa do então Presidente americano Barack Obama e coordenado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

A porta de entrada do seu percurso político foi o então recém-fundado Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Foi candidato a Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo pelo MDM, nas eleições autárquicas de 2013, tendo pela primeira na história levado a oposição a conseguir uma cifra de 42 por cento dos assentos. Tornou-se, por conseguinte, Chefe da Bancada do MDM na Assembleia Municipal da capital do país, entre 2014 a 2015, ano em que foi eleito deputado na Assembleia da República pelo Partido MDM, assumindo as funções de relator da bancada.

Mudou-se depois para o partido Renamo, maior partido da oposição no país, onde em 2019 passou a ser assessor particular do Presidente da Renamo para Assuntos Políticos e Mandatário Nacional deste partido.

No ano seguinte, foi eleito deputado na Assembleia da República pelo partido Renamo para IX Legislatura, assumindo as funções de relator da bancada, seu cargo actual.

Ao nível profissional, entre 2000 a 2002, actuou como especializado em elaboração e implementação de normas internacionais ISSO para certificação de produtos florestais e outros produtos de importação e exportação a grande escala nos portos e aeroportos na multinacional de origem suíça, a Société Générale de Surveillance (SGG). E em 2002, foi técnico sénior no grupo Millennium bim, especializado em análise económico-financeira de grandes empresas para operações de crédito, factoring, leasing e grandes investimentos; gestor corporate de grandes empresas; técnico sénior para elaboração de normas e procedimentos bancários.

About Author /

É jornalista e webdesigner desde Setembro de 2013. Na sua caminhada jornalística, está registada sua passagem pelo jornal O Nacional; Revista ÍDOLO, onde chegou a desempenhar as funções de editor executivo; para além de ter sido oficial de marketing digital na Ariella Boats. Foi, também, jornalista correspondente da Revista MACAU, em Moçambique. Actualmente é jornalista do jornal Notícias. É, desde 2020, licenciado em jornalismo, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Sua caminhada no mundo do empreendedorismo digital iniciou com o lançamento da plataforma Biografia, em 2016. É também, o fundador do site evangelístico Chave de Davi, em 2018; e da loja online O Ardina Digital. Todos projectos foram concebidos ao lado do seu amigo Deanof Potompuanha.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search