Revista Biografia

Curtas notas biográficas de Duas Caras

Duas Caras é um dos maiores nomes do Hip-Hop moçambicano. Seu nome oficial é Hermínio Chissano. Nasceu a 30 de Agosto de 1980, e é filho de Vicente Chissano e Henriqueta Mate.

Passou a infância no bairro do Aeroporto, uma zona periférica da cidade de Maputo. Por estar sempre a ver aviões, nasceu nele o sonho de um dia pilotá-los. Já na adolescência, passou por dois “mundos”: quando ia à cidade brincava com miúdos de classe alta e cobiçava todos brinquedos que eles tinham, e quando voltava à casa encontrava as dificuldades da periferia.

Embora os pais o tenham colocado em boas escolas, Hermínio não nutria muita simpatia pela escola, passava as aulas a desenhar. Nunca chegou a gostar das disciplinas de ciências exactas, como a matemática e física, tanto que nunca conseguiu tirar notas acima de 15 valores nos testes (as notas em Moçambique variam entre 0 e 20 valores). Por esse aspecto, levou muitas “reguadas”. Ainda tentou compensar com disciplinas como Português e História, mas até hoje acredita que se os pais lhe tivessem matriculado numa escola técnica, onde pudesse desenhar, teria sido um bom aluno, pois já com 12 anos fazia muitos cartoons.

Ads.

O interesse pela música surgiu nos meados da década de 90, quando ouviu uma música de Will Smith que falava de cowboys. Já o gosto pelo rap começou em 1994, quando ouviu uma faixa de Snoop Dog e Dr.Dre. A partir daí começou a copiar as letras das músicas e cantava em inglês, mesmo sem saber o significado das letras.

Depois começou a acompanhar as matinés dos Rappers Units, pioneiros do rap em Moçambique, que se realizavam no espaço da Organização Nacional da Juventude. Na altura, só se faziam covers, ninguém tinha composições próprias. Posteriormente, ouviu os primeiros rappers que cantam em português, como Gabriel o Pensador, Boss AC, Black Company, que lhe inspiraram a fazer as suas primeiras composições.

Big Chief, seu pseudónimo de então, começou a escrever em 1996. Dois anos depois, foi ao “Hip-Hop Time”, um programa da Rádio Cidade, uma das cinco frequências da Rádio Moçambique. Através do programa, ganhou visibilidade no mundo rap e nunca mais parou.

About Author /

Biografia é a primeira revista online, baseada em Moçambique, dedicada na produção e disponibilização de histórias de vida e obra na internet. Fazemos este trabalho desde 2016, e nos primeiros cinco anos alcançamos mais de 3 milhões e meio de acesso, atingindo internautas situados em mais de 2 500 cidades no mundo. Somos a principal referência dos que buscam biografias de moçambicanos na internet, sendo as nossas publicações citadas em inúmeros órgãos de comunicação e websites de vários cantos do mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search