Gasso
O seu nome é João José Felisberto Franco, mas é conhecido pelo pseudónimo Gasso. É um jovem cantor, compositor e produtor moçambicano, que se tornou conhecido através do sucesso “Te vi, Te vi…Aonde”. É um dos artistas moçambicanos que mais faz digressões pela Europa.
Nasceu em Maputo, a 3 de Abril de 1990. O seu interesse pela música começou em 2005, no “Camp Hustlers”, um grupo que fazia Hip-Hop e que era composto por três membros: Young Ghost [Gasso], Dreams e D-man. Na época, ele já era produtor e isso fê-lo experimentar vários estilos musicais, porque tinha de ajudar os artistas que produzia, dando exemplos práticos de como deviam cantar nos diversos géneros: Passada, Pandza, R&B entre outros. Foi nesse contexto que, nos finais de 2009, decidiu começar a cantar.
Em 2010 mudou de nome artístico, começou a fazer carreira a solo e também procurou uma nova forma de estar na música. Os seus amigos chamava-lhe de Gast, e numa das suas músicas expressou a palavra Gasso, tentando embelezar o Gast, e a partir daí adoptou Gasso, como seu pseudónimo.
A 23 de Outubro de 2010, Gasso lançou uma música com um estilo novo e diferente em Moçambique. Trata-se do número “Ti vi…Aonde”. No ano seguinte, aquela música foi uma das mais populares, e no mesmo ano lançou mais duas para dar continuidade ao estilo.
Sentiu, depois, a necessidade de dar um nome ao género. Como é um estilo Ragga com umas vozes infantis, decidiu apelidar RAGGASSO, que é junção de Ragga, Gasso e Ragatso [em italiano significa menino]. E definiu RAGGASSO como sendo um ritmo de música que tem como finalidade fazer as pessoas rirem e dançarem, simplesmente.
Em 2012, lançou uma música com a participação do Mr.kuka, com o título “O que é isto aqui”, como forma de firmar o novo ritmo no mercado. Contudo, o estilo não cresceu, porque não surgiram outros artistas a segui-lo e o próprio criador parou de fazer, experimentando outros estilos musicais já consagrados .
Gasso entrou para o mercado europeu graças ao youtube e a rede social “facebook”. As suas músicas, que estavam no youtube, conquistaram admiração de portugueses e, por via do facebook, foi convidado por promotores de eventos para ir actuar em Portugal. Em Março de 2013, o jovem fez a sua primeira viagem para um país do continente europeu. Um ano depois (Março de 2014) conquistou o prémio “Artista Revelação” do ano, no Kizomba Music Awards.
Bibliografia
JOSSIAS, Apolinário. Um trajecto de sucesso. Maputo, 2015. Disponível em: <https://saibaagora.wordpress.com/2015/09/16/entrevista-com-gasso-um-trajeto-de-sucesso/>. Acesso em: 30 Agosto 2016.
FRANCO, Gasso. Biografia. Maputo, 2013. Disponível em: <http://gasso-gashizo.blogspot.com/p/blog-page_5825.html>. Acesso em: 30 Agosto 2016.