Revista Biografia

Curtas notas biográficas de G2

Guerte Geraldo Bambo nasceu na capital moçambicana, cidade de Maputo, a 15 de Agosto de 1985. É produtor e artista moçambicano de R&B e Hip-Hop. Tem uma licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações.

Foi educado pela mãe pelo facto de o seu pai viajar muito, pois trabalhava com dragagem, a maior parte do tempo estava no mar. Aos quatro anos passou a viver com o tio, que é seu chará e, aos sete, quando começou a estudar, voltou a viver em casa da sua mãe. No período escolar, apesar de não fazer regularmente os trabalhos de casa, só quando obrigado, Guerte conseguia assimilar as matérias através da explicação dos seus professores.

Aos 12 anos de idade, passou por um dos momentos mais triste da sua vida. Viu a sua irmã, dois anos mais velha que ele, a perder a vida. “Morreu em frente à casa, quando íamos à escola. Fazíamos muitas brincadeiras e gostávamos de fazer corridas na escada para ver quem chegava primeiro. Eu ganhava sempre. Nesse dia, como sempre, ganhei. Quando cheguei em baixo, parei para atar os sapatos e ela passou por mim, pensando que a corrida seria até à escola. Ao atravessar a estrada, foi atropelada”.

Academia

Quando era criança quis ser médico. Na adolescência quis ser arquitecto, mas tinha jeito para desenhar. E depois, almejou ser cientista. Entretanto, os seus pais queriam que ele fosse médico e obrigaram-no a fazer ciências com biologia, no ensino secundário.

Concluído o ensino secundário, concorreu para o curso de Medicina na Universidade Eduardo Mondlane, mas não foi admitido. Um amigo seu, aconselhou-lhe a ir ao Instituto Superior de Transportes e Comunicações, onde acabou por inscrever-se no curso de Engenharia Informática e Telecomunicações. E em 2009 concluiu com sucesso a sua licenciatura.

Música

Desde criança gostou de música. Via vídeos de Michael Jackson, Diana Ross, Lionel Richie. O seu pai sempre comprou muita música para escutar. E isso foi desenvolvendo nele o gosto pela música.

Aos 16 anos de idade, juntamente com um amigo, começou a produzir. Aos fins-de-semana, ia para casa do seu amigo, que tinha um computador, e ficava das 9 às 19 horas. Formaram, depois, um grupo de nove pessoas chamado WD Clan, e inspirados na Wu-Tang Clan [grupo norte-americano de rap], que também tinha nove elementos.

Entretanto, antes disso, em 1998, Guerte sofreu uma grande influência do rock, tendo como grupo preferido Deaf Leapard. O influxo chegou ao fim quando em 1999, ouviu pela primeira vez, o primeiro álbum de Busta Rhymes, “The Comming”. Desde então, decidiu seguir o mesmo caminho e tornar-se um rapper, motivo pelo qual adoptou G2 como nome artístico, que provém do seu nome de registo: Guerte Geraldo.

Pouco ambicioso na altura, “repava” entre amigos e em pequenos concursos de freestyle, quando em 2000, junto com mais oito amigos, formou o grupo WD Clan e começou a carreira de produtor. Em 2001, com Cahnibalectah formou o grupo Lyrical Damagers e lançou várias músicas para o “HipHop Time”, graças as quais o grupo foi convidado a vários shows de rap underground.

Apesar da carreira de rapper, G2 sempre quis cantar, pois teve sempre uma voz apreciável, embora não tivesse técnica vocal. Para realizar tal vontade, em 2001 comprou um CD de aulas de canto e aprendeu no seu quarto, que também era seu estúdio, a técnica de que tanto precisava. Em 2004, gravou a sua primeira música R&B. Insatisfeito com o resultado, porém motivado, continuou a gravar mais músicas para um grupo de amigos apreciar e dar o seu parecer.

Em 2007, entrou para a GPRO, um grupo musical de rap, a convite de Djo. Pela Gpro lançou o hit – “quero uma friend” –, através do qual se estabeleceu na arena musical como cantor de R&B.

“Moment2”, título do seu primeiro álbum, foi produzido e gravado antes do “Na Linha Da frente”, em 2009 (ano em que G2, ou seja, Guerte Geraldo, terminou a sua licenciatura em Engenharia Informática e de Telecomunicações). O nome da obra discográfica foi atribuído em homenagem ao “seu 2009”.

Em Janeiro de 2012, após terminar o contrato com a GPRO, G2 assinou para a GMUSIC, passando a ser o primeiro músico integrante da mesma.

Já trabalhou com artistas como Stewart Sukuma, Trio Fam, Lizha James, Dama do Bling, Júlia Duarte, Marllen e entre outros, como produtor e em participações musicais. Já deu música a grandes campanhas publicitárias de empresas como Millennium Bim, BCI, Cahora Bassa, MCEL, com destaque para a música do verão que ainda se ouve como “toque nice” de muitos números telefónicos.

About Author /

Biografia é a primeira revista online, baseada em Moçambique, dedicada na produção e disponibilização de histórias de vida e obra na internet. Fazemos este trabalho desde 2016, e nos primeiros cinco anos alcançamos mais de 3 milhões e meio de acesso, atingindo internautas situados em mais de 2 500 cidades no mundo. Somos a principal referência dos que buscam biografias de moçambicanos na internet, sendo as nossas publicações citadas em inúmeros órgãos de comunicação e websites de vários cantos do mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search