Nelson Maquile
É jovem das terras de Nampula. Ele nasceu durante o período de transição de colónia portuguesa para República Popular de Moçambique. Foi exactamente a 12 de Fevereiro de 1975 quando Nelson Da Esperança Maquile veio ao mundo. Actualmente, é Assessor de Comunicação e Imagem da Governadora do Niassa, uma das dirigentes cujas actividades não têm passado despercebidas aos olhos do mundo mediático moçambicano.
Os pais de Maquile, Roberto Eugénio Maquile e Albertina Alexandre Panguene, são oriundos do sul de Moçambique. Pelo facto deles terem se divorciado, em 1982, Maquile e sua mãe resolveram mudar-se de Nampula para capital do país, cidade de Maputo, onde Nelson iniciou o seu processo de aprendizagem nas escolas públicas. Contudo, frequentou o ensino superior numa instituição privada. Ele fez Licenciatura em Ciências de Comunicação pela Universidade A Politécnica – ISPU. De seguida, concluiu pós-graduação em Gestão de Direitos de Autor, na Universidade de Lisboa, em Portugal.
Em 2010, Nelson Maquile tornou-se quadro sénior do Estado, afecto ao GABINFO – Gabinete de Informação do Governo de Moçambique.
Ao nível da esfera pública, Maquile é mais conhecido como actor. Ele contracenou com a actriz brasileira Maitê Proença na telenovela “Não é preciso empurrar”, escrita por Mia Couto; foi personagem no filme de Will Smith, Ali; e é membro do elenco da maior SitCom de TV em Moçambique: “Sorriso”.
Entretanto, ele foi também basquetebolista. Jogou no clube Costa do Sol e Maxaquene. Ao nível do desporto, foi também vice-presidente na Associação de Futebol da Cidade de Maputo.
Nelson Maquile teve, também, uma caminhada como docente universitário; colaborador da TVM; apresentador do programa de televisão “passou ou pagou”, na TVM; defensor dos direitos do autor; vice-presidente da Sociedade Moçambicana de Autores; e membro fundador do Laboratório Artístico Xithlangu da Tuna Académica e o Teatro Universitário.
Em Maio de 2020, foi destacado para a Província do Niassa, como Assessor da Governadora de Província do Niassa, para Área de Comunicação, Imprensa e Imagem, com objectivo único de Consolidar o Desenvolvimento Sustentável de Niassa no novo figurino de Governação Descentralizada Provincial, que teve o seu início em 2020. Ele tem sido elogiado pela forma como tem feito notária as actividades da Governadora do Niassa, explorando plataformas digitais e não só.