Revista Biografia

Juliana Napaua

A 21 de Outubro de 1993 António Napaua Muimate e Londina João recebiam a sua filha caçula, Juliana António Napaua. A caçula formava no seio do casal o quarteto composto por três mulheres e um homem.

Mas afinal, quem é Juliana Napaua?

Juliana é uma comunicadora ou jornalista que actualmente encontra-se nas telas da TV Miramar, trazendo alegria para quem a vê nas primeiras horas do dia. Napaua é o “barulho” do programa “Belas Manhãs”.

Os primeiros anos da sua vida foram numa pequena casa no terraço do bairro de Malhangalene, ao lado dos seus pais e irmãos. Ao contrário da casa que era muito pequena, a família sempre teve comida em fartura naqueles anos.

Aos quatro anos de juliana, mudaram-se para o bairro de Laulane, onde passou a sua infância e boa parte da sua juventude. O seu percurso académico iniciou na Escola Comunitária de Laulane, onde fez o ensino pré, passando para a Escola Primária de Laulane, ensino básico elementar; Escola Secundária Nelson Mandela, nível básico; Escola Secundária de Laulane, para 11.ª Classe; Escola Secundária Isaac Newton, onde concluiu o ensino médio; e Universidade Eduardo Mondlane, onde frequenta o curso de Licenciatura em Jornalismo.

Enquanto frequentava a Escola Secundária de Laulane, Juliana ficou grávida, o que a obrigou a parar com os estudos naquele ano por razões alheias a sua vontade, tendo retornado um ano depois. Essa experiência foi a porta para emoções e realizações únicas na sua vida, destacando o facto de receber a sua primeira e até o momento única filha. Ela atravessou momentos difíceis, mas que serviram para a tornar forte e ainda mais determinada, como ter que abandonar a casa dos pais, para viver na sograria.

Desde cedo, a pequena bebeu dos ensinamentos dos seus pais, os quais passaram-lhe muitos valores de como trilhar o caminho da vida. Considera-os uma junção perfeita, tendo bebido o profissionalismo do pai e o lado batalhador de sua mãe. A apresentadora recorda com alegria o esforço do pai para colocar comida à mesa e o incentivo aos estudos, sublinhando que filho de pobre deve gostar de estudar.

Napaua estima bastante a relação triangular e cheia de afeição que tem com as duas maiores mulheres da sua vida – sua mãe e sua filha –, assegurando que significam uma imensidão de coisas: amor, gratidão, respeito e vida.

Olha para a sua mãe como sendo o seu pilar, cuja intervenção na sua vida é de tal importância que, sem ela, a vida desta forte mulher não seria o resultado que é hoje. Assim, considera essas duas mulheres a melhor visão que ela tem de tudo que quer, de tudo que tem, de tudo que teve de percorrer e de estar viva. São o seu descanso quando cansada, a comida quando faminta, a paz quando em guerra. São, em suma, o que ela significa hoje.

Como entra para o mundo da comunicação

Uma das caraterísticas de Napaua é ser decidida, tanto é que nunca desdenhou em relação ao que queria seguir como profissão. Chegou a pensar em fazer Direito, mas este foi um sonho em “fogo de palha”.

Juliana tinha uma vontade nata de ser apresentadora de televisão e sempre acreditou que seria capaz. Gostava de ver rostos como Raúl Gil, Tio Didinho, Albertina Pascal e Glória Muianga. Na fase da adolescência apreciava as apresentadoras mais jovens como Tininha, Segelina, Keta de Jesus, Amélia. Cresceu envolvida neste mundo e sua primeira aparição na televisão foi como dançarina do grupo “Estrelas de Laulane”, no programa do Tio Didinho.

Apesar de estar numa familía onde a linhagem é toda de militares, a então pequena foi a única a fugir a regra, pois sempre foi deslumbrada pela área da comunicação e à vista das suas irmãs simulava apresentar programas televisivos. Sonhava em ser jornalista ou apresentadora de televisão. Por muito tempo este foi um sonho arrumado na gaveta, pois apesar da vontade, Juliana nunca tinha dado passos significativos para que o mesmo se tornasse real.

O nascimento da filha e as circunstâncias que advieram do mesmo, como o facto de retornar à casa dos pais após ter vivido junto dos seus sogros e então marido, levaram-a a ter que assumir mais responsabilidades na sua vida, sobretudo financeiras.

Assim, o seu percurso profissional é catalisado pela chegada da sua filha ao mundo e aliado ao facto de que a jornalista sempre quis ter a sua independência cedo e, portanto, a necessidade gerou uma acção que a natureza respondeu, pois naquele ano novos meios de comunicação abriram espaço para castings na busca de novos talentos.

Devido à sua postura (tímida), Juliana receiava apresentar-se para os castings, porém, incentivada pela mãe decidiu dar passos mais largos para a realização dos seus sonhos. O primeiro casting foi na Ktv, onde foi uma das oito seleccionadas.

Dele, participaram rostos como Neyde Marília, Ágata Livene e Dudas Alede. Porém, o projecto não foi além, e foram igualmente pendurados os sonhos dos concorrentes. Depois veio a ECO Tv, onde não conseguiu classificação para ir até a final. Por fim, esteve na Top Tv, onde foi uma das três seleccionadas. Hélder Muteia a apurou receoso devido à sua timidez, mas o seu talento o tinha chamado atenção.

Como maiores realizações destaca, para além do nascimento da sua filha, que é inquestionável, o dia em que foi admitida a universidade justo para o curso dos seus sonhos.

Uma das maiores realizações da sua vida é bem recente. Napaua escolheu o mês do seu aniversário (Outubro) para presentear-se com a mudança para sua própria casa, onde vive actualmente com a sua filha. Essa é a autonomia com a qual sempre sonhou, pois para esta mulher, autonomia vai além de pagar as suas próprias contas: há uma série de responsabilidades a serem levadas em conta.

A apresentadora é criativa e exigente consigo mesma e sabe se expressar devidamente em e para o público. Fazer jornalismo foi das escolhas mais certeiras da sua vida, e ser apresentadora de televisão é um verdadeiro sonho tornado real.

Para ela, a preocupação com o ser humano e o lado motivacional são fundamentais. Por isso inspira-se em pessoas como Oprah Winfrey e considera que as pessoas devem se deixar envolver por amor, simplicidade, permitir que a vida as faça sentir vivas, estarem preparadas para encontrar tanto rosas como espinhos, cabendo a cada um aprender com as lições. Ser, querer e poder são suas regras de vida, olhando para a vida como um campo de batalha.

Juliana considera que o sofrimento é um mal necessário, que molda o carácter, e ela que já atravessou momentos desagradáveis na estrada da vida, está sempre apta a renascer.

A jovem abraçou com alegria o aprendizado e tudo que faz na vida e na estrada, da busca pelo conhecimento estimou ter cruzado com professores como Flávia e Ernesto Nhatsumbo, aparentemente exigentes, mas que desempenharam um papel fundamental e motivacional, por serem um pouco mais que simples professores, mas acima disso, professores da vida. Com eles aprendeu que é necessário ter responsabilidade de todo ser humano que cruza a sua vida: ser mãe, irmã, tia, sempre que for necessário.

Para além de televisão e rádio, a jornalista passou por organizações como a Key International, onde teve uma das mais incrivéis experiências como profissional e aprendeu a criar histórias.

Como entra para Tv Miramar?

Tudo começou pela determinação. A tímida Juliana descobriu que facilmente conseguia lidar com as pessoas e que a timidez dela era uma realidade que podia ser superada. O “Belas Manhãs” veio como uma oportunidade única da sua vida.

Entra para o programa numa altura em que Tatiana Sumburane entrava de férias. No seu primeiro dia com Sérgio Faife no “Belas Manhãs” foi um casamento perfeito, embora a convivência tenha iniciado no programa.

Na segunda semana de trabalho já se sentia como se estivesse há um ano. Como apresentadora de televisão, sente-se muito feliz não apenas por estar na equipa do “Belas Manhãs”, mas também pelo nível de realização ao qual se encontra. De acordo com a proposta inicial, Juliana deveria ficar por um mês naquele programa matinal, e por esse facto Napaua sente que está todos os dias a cumprir um mês no programa.

O desafio serviu para que ela provasse tanto para si quanto para o público que é capaz de levar alegria para quem a vê e aprende com o seu trabalho que é essencial olhar para o trabalho como fonte de felicidade, pois a satisfação profissional atrai felicidade em todas as áreas da vida.

Com Neyma, que faz parte do trio matinal da Miramar, guarda uma relação profissional saudável, e todos têm o mesmo objectivo, independentemente do nível de relação que exista entre eles, que é fazer do “Belas Manhãs” o melhor programa de qualquer telespectador.

A apresentadora é a mais natural possível e a mais “Juliana” possível. E na Tv Miramar encontra a oportunidade de dar vida às suas ideias pelo que se sente liderada e não chefiada, pois é independente. Tem grande carisma pelo seu superior, por saber ouvir e permitir que cada um dos participantes do programa seja também o líder. Napaua sonha com novos desafios e oportunidades.

Juliana é cristã e congrega na igreja Maná, onde foi baptizada. Inicialmente fazia parte da igreja Assembleia de Deus. A apresentadora acredita que há uma entidade acima das suas capacidades e não vê motivos para ter uma crença diferente, pois encontra em Jesus tudo o que precisa.

A fé é sua aliada e companhia de todos os momentos, aplicando-a em todos os seguimentos da sua vida e de forma especial na área profissional. No dia do teste como novo talento na Top Tv, segurou na mão dos seus colegas concorrentes para orar, pois sentia e sabia que existiam coisas acima da sua capacidade e acredita que há coisas além do talento. A oração surtiu efeito, Juliana foi uma das apuradas. Assim teve os primeiros contactos como comunicadora e decidiu dedicar-se inteiramente ao mundo da comunicação naquele ano (2013).

Tempos livres

É muito caseira. Mas se pudesse passaria os seus tempos livres a viajar. Para ela viajar é uma forma de terapia, restaura e renova. Sonha em conhecer Maldivas e a Torre Eiffel. Tem grande expectativa de isso tornar-se real.

About Author /

É jornalista e pesquisadora desde 2016. Em 2019 foi graduada pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e considerada a melhor estudante do curso Licenciatura em Jornalismo. Como jornalista passou pela rádio Voz Coop; Espaços de Inovação da UEM; e Votar Moçambique, como gestora de redes sociais. Fez parte do Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, e do Centro de Estudos Africanos. Conta com um artigo sobre Direitos Humanos publicado internacionalmente e um capítulo de um livro pelo CEC. Entrou para o empreendedorismo em 2020, quando fundou a Mozmusas, um estúdio de tranças.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search