Revista Biografia

Curtas notas biográficas de Ana Flávia

Ana Flávia Azinheira nasceu a 8 de Fevereiro de 1977. É Mestre em Saúde Pública, Licenciada em Medicina Veterinária, pela Universidade Eduardo Mondlane, e Bacharel em International Business, este último obtido nos Estados Unidos de América.

É uma mulher empreendedora, dona de uma rede de clínicas veterinárias espalhadas um pouco por todo o país. Contudo, é conhecida como jogadora de basquetebol. Praticou a modalidade durante 25 anos, ao mais alto nível.

Como atleta da bola-ao-cesto, foi campeã africana pela Académica, em 2001. Em 2006 foi eleita a Jogadora Mais Valiosa de África (MVP), jogando pelo Ferroviário de Maputo. Vestiu a camisola da Selecção Nacional e chegou a representar clubes norte-americanos (St.Mary`s University, San Antonio, Texas, e College Kansas), durante três anos.

A nível interno, actuou no Maxaquene, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Maputo, Académica e A Politécnica, onde terminou a sua carreira. Em 2014, Ana Flávia entrou para história do basquetebol moçambicano. A ex-atleta integrou no grupo de atletas que representou Moçambique, pela primeira vez, num mundial da modalidade.

Ana Flávia é solteira, mas comprometida. E é mãe de um rapaz. Após as eleições de 15 de Outubro de 2014, foi nomeada para o cargo de vice-ministra da Juventude e Desportos, função que desempenhou até janeiro de 2020.

About Author /

Biografia é a primeira revista online, baseada em Moçambique, dedicada na produção e disponibilização de histórias de vida e obra na internet. Fazemos este trabalho desde 2016, e nos primeiros cinco anos alcançamos mais de 3 milhões e meio de acesso, atingindo internautas situados em mais de 2 500 cidades no mundo. Somos a principal referência dos que buscam biografias de moçambicanos na internet, sendo as nossas publicações citadas em inúmeros órgãos de comunicação e websites de vários cantos do mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search