Curtas notas biográficas de Ana Flávia
Ana Flávia Azinheira nasceu a 8 de Fevereiro de 1977. É Mestre em Saúde Pública, Licenciada em Medicina Veterinária, pela Universidade Eduardo Mondlane, e Bacharel em International Business, este último obtido nos Estados Unidos de América.
É uma mulher empreendedora, dona de uma rede de clínicas veterinárias espalhadas um pouco por todo o país. Contudo, é conhecida como jogadora de basquetebol. Praticou a modalidade durante 25 anos, ao mais alto nível.
Como atleta da bola-ao-cesto, foi campeã africana pela Académica, em 2001. Em 2006 foi eleita a Jogadora Mais Valiosa de África (MVP), jogando pelo Ferroviário de Maputo. Vestiu a camisola da Selecção Nacional e chegou a representar clubes norte-americanos (St.Mary`s University, San Antonio, Texas, e College Kansas), durante três anos.
A nível interno, actuou no Maxaquene, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Maputo, Académica e A Politécnica, onde terminou a sua carreira. Em 2014, Ana Flávia entrou para história do basquetebol moçambicano. A ex-atleta integrou no grupo de atletas que representou Moçambique, pela primeira vez, num mundial da modalidade.
Ana Flávia é solteira, mas comprometida. E é mãe de um rapaz. Após as eleições de 15 de Outubro de 2014, foi nomeada para o cargo de vice-ministra da Juventude e Desportos, função que desempenhou até janeiro de 2020.