Revista Biografia

Ilú

A cantora gospel Azélia Mariana Mucavele Mabjaia, ou simplesmente Ilú (de iluminada), nasceu a 9 de Setembro de 1978, na cidade de Maputo. Ilú nasceu numa família com princípios anglicanos, e com casamento passou a fazer parte da família católica.

Ela é licenciada em gestão pela Universidade Eduardo Mondlane, e tem, ainda, uma formação em contabilidade básica, obtida no Instituto Comercial de Maputo, antes de ingressar ao ensino superior.

Os seus passos para o mundo da música gospel iniciaram em Outubro de 2017 quando foi convidada pela congregação de São Lucas de Cavelene, em Chongoene (província de Gaza), para tomar parte de uma celebração eucarística alusiva ao seu dia de padroeiro.

Durante a missa, bem no momento do baptismo, justamente quando os cânticos estavam a animar, no seu entender, a assembleia começou a dar mais atenção aos baptizandos e a desinteressar-se pelo envolvimento no canto. O cenário inquietou Ilú, que ficou sem perceber se as pessoas tinham parado de cantar por terem sido seleccionados poucos cânticos para aquele evento ou haviam esgotado o hinário.

Ilú decidiu que ao chegar a casa, em Maputo, iria compor um hino para o baptismo por forma a enriquecer o repertório, apesar da sua inexperiência na composição de música. Dito isto, em Dezembro do mesmo ano (2017) ficou pronta a primeira música, e muito rapidamente as inspirações para mais e mais músicas não paravam de vir.

Ads.

Vendo que já estava com trinta músicas compostas, assustada com o acto e sem saber da dimensão da qualidade delas e o que fazer com elas, decidiu organizar um evento de escuta e avaliação, contendo 30 avaliadores que, em anonimato, escutaram trechos de cada uma das músicas e deram cotação que deveria variar de 0 a 20 valores. O evento aconteceu em Março de 2019.

A artista teve um resultado bastante satisfatório, pelo que, decidiu capacitar-se na Escola Nacional de Música em matérias de canto e composição. Depois escalou Pretória, na Africa do Sul, para gravar o seu primeiro álbum contendo 15 faixas, tendo sido produzido por Job Thaku, um dos grandes produtores sul-africanos que já trabalhou álbuns de cantores como a conceituada Judith Sephuma.

Actualmente (Agosto de 2020), com o CD já disponível e para breve o seu lançamento, está igualmente para breve o lançamento de um videoclipe.

Ao nível da sua vida particular, pode-se acrescentar que é filha de pai e mãe Mucavele, porém, casada na família Mabjaia, aos 27 de Julho de 2002. E Azélia é mãe de dois filhos.

About Author /

É jornalista e webdesigner desde Setembro de 2013. Na sua caminhada jornalística, está registada sua passagem pelo jornal O Nacional; Revista ÍDOLO, onde chegou a desempenhar as funções de editor executivo; para além de ter sido oficial de marketing digital na Ariella Boats. Foi, também, jornalista correspondente da Revista MACAU, em Moçambique. Actualmente é jornalista do jornal Notícias. É, desde 2020, licenciado em jornalismo, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Sua caminhada no mundo do empreendedorismo digital iniciou com o lançamento da plataforma Biografia, em 2016. É também, o fundador do site evangelístico Chave de Davi, em 2018; e da loja online O Ardina Digital. Todos projectos foram concebidos ao lado do seu amigo Deanof Potompuanha.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search