Revista Biografia

Tchakaze

Teresa da Graça Rangel Semende é uma jovem nascida em 1990. Natural de Maputo, é compositora, cantora e instrumentalista. Subiu ao palco pela primeira vez aos 17 anos de idade como corista do músico Penny Penny, ao lado das irmãs Belita e Domingas, na companhia da banda Omba Mô.

Tchakaze fluiu no estilo pop soul. Já partilhou palcos com grandes artistas nacionais e estrangeiros. Entrou pela primeira vez no estúdio em 2014 para gravar as músicas “Nkata” e “Donguissa”, sucessos até hoje. Com “Nkata” e “Donguissa”, já recebeu três prémios: Revelação e Melhor Voz no “Ngoma” e Melhor Canção pela 99FM. O seu talento despoletou num programa de entretenimento televisivo.

Publicidade

A música “Nkata” conquistou inúmeros corações. Só para se ter uma ideia, ela guarda na memória um espectáculo que fez na província de Inhambane, com inúmeros espectadores cantando “Nkata” numa harmonia impressionante.

Em seis anos de carreira, tem os dias da gravação do seu CD como período mais difícil da sua jornada musical. Ela fez quase tudo a custo próprio. E como as gravações foram feitas com banda, passou por muitos sufocos. Porém, no fim surgiu o apoio da BZ Records. Aliás, é a empresa responsável pelas multiplicações do seu CD.

Tchakaze actua em vários locais, desde pequenos a grandes; o que inclui festas de casamento, lobolo, aniversário e diversos eventos sociais e familiares. Esteve em Macau (China) em 2019, com a Banda Timbila Muzimba e, no mesmo ano, lançou o seu primeiro trabalho discográfico. Intitulado “Tchukela”, o álbum tem 12 temas gravados ao vivo e que se encontra disponível no mercado de forma física e digital.

Para além de ser artista musical, é formada em psiquiatria e saúde mental pelo Instituto de Ciências de Saúde de Maputo. Trabalha como activista social para saúde e bem-estar emocional.

About Author /

Este texto foi elaborado ou encontrado numa fonte ligada ao biografado, podendo ter algumas adaptações da Revista Biografia.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search