Lourena Nhate
Era um sonho que estava em seu coração ser uma estrela da música em Moçambique. Quando via cantores em espectáculos admirava-os e questionava-se como fazer para chegar onde estavam as estrelas.
Ela chama-se Lourena Felecidade Nhate. Nasceu a 26 de Agosto de 1987 e cresceu junto dos seus pais, no bairro Hulene “B”, periferia da cidade de Maputo. O seu contacto com o canto iniciou aos oito anos na igreja. Ela era uma das destacadas do coral e isso lhe motivava a praticar e desenvolver as técnicas vocais que aprendera.
Lourena apareceu para o público aos 17 anos, por meio do “Reality Show” promovido pelo canal televisivo privado (STV), em parceria com a MCEL, o “Fama Show”. Aquele era um dos maiores “Reality Shows”, na altura. Ela foi apurada para da primeira edição.
Durante o concurso, Lourena ganhou visibilidade e desenvolveu a experiência, com o que ia aprendendo a cada gala até chegar à final, onde terminou em segundo lugar.
Depois do “Fama Show” as portas do estrelato abriram-se para ela. Teve então oportunidade de participar em músicas de cantores já reconhecidos no mercado musical moçambicano, desde Oliver Style, Tabasil, Neyma e Mr. Bow.
Sob o amparo do compositor e produtor Ziqo, Lourena gravou o seu primeiro álbum intitulado “Mbava Juiz”, em 2006. A obra teve 12 faixas, foi bem recebido pelo público local e além fronteiras, nomeadamente Alemanha, Portugal, África do Sul, países onde se deslocou a convite dos promotores de eventos locais para espectáculos.
Depois de ter alcançado algum posicionamento no mercado no mundo musical com a música “Mbava Juiz” (Senhor Juiz), Lourena chamou para si atenção do público ao lançar, em 2016, a música “Awu Hembi” (não estás a mentir), uma música que se tornou um verdadeiro “hino nacional”. A obra foi tocada em programas radiofónicos, televisivos, eventos sociais com destaque para lobolo, [casamento tradicional] e outros.
Mais recentemente, fez um dueto com o cantor Ringo, numa faixa intitulada “Na Bonga Papa” (Obrigado Pai), onde a artista encarna uma personagem que agradece aos pais por terem cuidado e terem dado a oportunidade para se formar.
“Ni Famba na Wena” acabou sendo a música que contribuiu para sua internacionalização. O videoclip foi feito na China, e modelos chinesas aparecem vestidas de capulana, traje familiar para os africanos.
Hoje, a sua obra tem lhe valido presença em espectáculos, cerimónias e eventos privados. Ela viaja além-fronteiras para actuar, desde China, Turquia, Alemanha e África do Sul.
Lourena é formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Pedagógica (UP). Pelo seu lado caridoso junto dos fãs, foi eleita para, durante três anos, ser embaixatriz para assuntos de responsabilidade social na Visão Mundial, em Moçambique.
A artista tem uma empresa, a LM Mídia. Para além de gerir a sua careira, a LM Mídia faz parcerias com empresas internacionais para produção de videoclipes, assessoria e marketing para artistas.
Prémios
- 2005 – 2.ª Classificada no Fama Show;
- 2007 – Vencedora do MMA na categoria de R&B/Neo-Soul;
- 2008 – Eleita Embaixatriz das Crianças;
- 2015 – Homenageada pela Autoridade Tributária de Moçambique pelas campanhas de fiscalização dos Impostos;
- 2017 – Ngoma Moçambique.
Participação Especial
- Ngoma Moçambique;
- Festival Marrabenta;
- UMOJA