Revista Biografia

Curtas notas biográficas de Daniel David

Daniel David nasceu a 15 de Fevereiro de 1966, no distrito de Moamba, província de Maputo. Começou por trabalhar como professor de Educação Física, mas depois deixou-se seduzir pelo el-dourado, que era a África do Sul, para muitos jovens da sua época. E partiu para trabalhar como mineiro.

Mais tarde, deixou os sonhos em busca da realidade na terra natal. Ingressou na Televisão de Moçambique (TVM) como “administrativo”, em 1989. Depois desempenhou, sucessivamente, as funções de director de Formação e Cooperação; director Comercial e Marketing e, posteriormente, nomeado membro do Conselho de Administração da TVM.

Frequentou o curso de Gestão, na Universidade de UNISA RSA (Advanced Executive Programme), e tem formação superior em Administração e Gestão de Empresas, pela Universidade Politécnica (ex-ISPU).

Ao longo da sua carreira, Daniel David teve uma projecção continental na área da Comunicação Social, quando foi eleito vice-presidente da União das Rádios e Televisões da África (URTNA).

Em 2007, recebeu o prémio honorífico “Emerging Entrepreneur of the Year Award”, atribuído pela Ernst & Young. Em 2010.

Teve participações especiais no Fórum Mundial das Nações Unidas sobre a TV e Rádio, em Nova Iorque e, na Commonwealth Broadcast Convention, em Cape Town. Em Setembro de 2009, foi o único moçambicano convidado a fazer parte da reunião “Clinton Global Inniciative”, depois de no ano anterior a sua biografia ter constado do livro “Africa Greatest Entrepreneurs”, publicado por Moky Makura.

Outra participação especial de Daniel David foi em 2010, quando tomou lugar na Gala International Emmy Awards, em Nova Iorque.

Recebeu vários prémios honoríficos, em reconhecimento ao seu espírito empreendedor, ao longo dos anos. É também importante destacar o prémio honorífico “Emerging Entrepreneur of the Year Award”, atribuído pela Ernst & Young, em 2007.

Mas antes, quando tinha 36 anos de idade, fundou a Stv (em 2002), com Graciete Carrilho. A sua primeira empresa chamava-se “Bambu” e funcionava numa garagem. Foi da Bambu, onde emergiu a Sociedade Independente de Comunicação (SOICO, Ltd), criada em 2000.

A Soico é o único grupo de media em Moçambique que congrega um canal de televisão (Stv, desde 2002), estação de rádio (Sfm, desde 2004), jornal diário (O País, desde 2005). Daniel David é, a par disso, presidente da Câmara de Comércio Moçambique-Portugal.

About Author /

É jornalista e webdesigner desde Setembro de 2013. Na sua caminhada jornalística, está registada sua passagem pelo jornal O Nacional; Revista ÍDOLO, onde chegou a desempenhar as funções de editor executivo; para além de ter sido oficial de marketing digital na Ariella Boats. Foi, também, jornalista correspondente da Revista MACAU, em Moçambique. Actualmente é jornalista do jornal Notícias. É, desde 2020, licenciado em jornalismo, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Sua caminhada no mundo do empreendedorismo digital iniciou com o lançamento da plataforma Biografia, em 2016. É também, o fundador do site evangelístico Chave de Davi, em 2018; e da loja online O Ardina Digital. Todos projectos foram concebidos ao lado do seu amigo Deanof Potompuanha.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search