Revista Biografia

Curtas notas biográficas de Amélia Nakhare

Amélia Tomás Taime Muendane Nakhare é licenciada em Economia, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Mestre em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), os graus referidos foram obtidos em 1997 e 2015, respectivamente.

Para além de formação superior, Amélia Nakhare também obteve certificados a nível técnico-profissional, tendo feito o curso de Peritos Aduaneiros, pelo Instituto Comercial de Maputo, entre 1987 e 1991, mas antes, entre 1983 e 1984, fez o curso de Formação de Professores de Português.

É, desde Setembro de 2015, presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, tendo anteriormente desempenhado outras funções a nível do Governo, nomeadamente: Vice-ministra da Economia e Finanças, de Janeiro a Agosto de 2015; e Vice-ministra de Planificação e Desenvolvimento, entre 2011 e 2014.

A dirigente iniciou seu percurso profissional como professora de português, no ensino secundário, em 1986. Possui uma extensa experiência na área de docência, e executou várias actividades de pesquisa.

Após a experiência no sector da educação, assumiu a pasta de Coordenadora de Estatísticas do Comércio Externo, entre 1992 e 1933. Foi naquela área, onde fez boa parte do seu percurso, tendo sido responsável em diversas áreas, até ascender ao cargo de directora Nacional de Integração e Coordenação Estatística, no Instituto Nacional de Estatística (2009-2010), de onde depois entrou para o Governo.

About Author /

Este texto foi elaborado ou encontrado numa fonte ligada ao biografado, podendo ter algumas adaptações da Revista Biografia.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search