Revista Biografia

Curtas notas biográficas de Verónica Macamo

Verónica Nataniel Macamo Dlhovo nasceu a 13 de Novembro de 1957, no distrito de Bilene, província de Gaza. A 12 de Janeiro de 2010, tornou-se na primeira mulher a presidir a Assembleia da República, em Moçambique. E desde 2020, desempenha as funções de Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Licenciada em Direito, pela Universidade Eduardo Mondlane, Verónica Macamo está no parlamento na qualidade de deputada, desde 1994, altura em que se realizaram as primeiras eleições multipartidárias em Moçambique. O seu partido (Frelimo) conquistou a maioria dos assentos.

A ascenção deu-se nove anos depois de ter ocupado o cargo de Vice-presidente do órgão, e ter assumido diversas funções no parlamento.

A parlamentar já desenvolveu actividades como: Assessora Jurídica de Empresas; Conselheira da Justiça; e Presidente do Conselho de Administração do Fundo do Turismo.

No partido Frelimo Verónica Macamo já assumiu diversos cargos, tais como: Comissária Política do Centro de Preparação Político Militar de Moamba (1975/1977); Secretária Nacional para Quadros e Formação da Organização da Mulher Moçambicana (1985/1989); Chefe do Departamento da Mulher na Sede do Comité Central (1994/95); Secretária do Comité Central do Partido Frelimo para as Relações Exteriores (1995/97); Chefe do Sector Jurídico do Partido Frelimo (desde 1998); e Membro da Comissão Política do Partido Frelimo (desde 1997).

About Author /

Este texto foi elaborado ou encontrado numa fonte ligada ao biografado, podendo ter algumas adaptações da Revista Biografia.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search