Revista Biografia

José Machava

É jovem estudante universitário e desde a sua adolescência trilha os passos de desenvolvedor de softwares. José Machava é o seu nome e é director executivo da Kutiva. Entre vários softwares que já criou e vendeu à empresas privadas, destaque vai para a sua inovação mais recente que promete alavancar o e-commerce (“lojas online”) em Moçambique.

Trata-se de uma solução criada por cima da API do M-Pesa, que permite que toda pessoa com loja online possa integrar o sistema de pagamentos online pelo M-Pesa sem precisar de passar pelo processo burocrático.

Basicamente, ele criou um software que desempenha as mesmas funções de um agente M-Pesa comum. Agora, quem pretende abrir uma loja online e receber pagamentos directamente em seu site pelo M-Pesa de Moçambique, segue o procedimento de quem está abrir uma conta num agente. Assim, a pessoa que quiser abraçar o negócio online já não precisa se preocupar em abrir empresa e esperar cerca de dois meses para ter as credenciais junto do M-Pesa, porque em cinco minutos pode ter o processo de integração do M-Pesa concluído.

A solução já está a ser utilizada por três lojas em Moçambique, entre elas uma “startup” e editora.

O seu amor pela tecnologia iniciou na Escola Secundária da Liberdade, na Matola. Foi nos tempos do então famoso site “Waptrick”, onde adolescentes da época baixavam jogos para os seus telemóveis.

Publicidade

Naquele tempo, ele e seus amigos fizeram uma versão do site “Waptrick” à moda moçambicana. Queriam criar um site para partilhar jogos com os colegas da escola, e deram o nome de Kutiva. O site foi muito popular no seio dos colegas, e o nome acabou ficando como marca da empresa. Fundou a Kutiva com o seu amigo Jeremias Fondo. Todos colegas ficaram deslumbrados e até hoje continuam chamando-lhes de Kutiva.

De um site de jogos, Kutiva tornou-se empresa desenvolvedora de softwares. Quando entrou para a Universidade São Tomás Business School, onde cursa Licenciatura em Ciência Computacional, a Kutiva tornou-se uma academia.

Tudo deve-se ao facto de, durante o seu percurso académico, ter notado que as matérias aprendidas na universidade já não se enquadravam à realidade actual do mundo da informática. Aquele é um mundo muito dinâmico e os livros têm conceitos antigos. Só para ter uma ideia, há 20 anos não havia WhatsApp, Facebook e coisas parecidas. E como estudante viu que era muito difícil uma universidade acompanhar esta rápida evolução, por isso avançou para o projecto Kutiva Academia, onde formam os estudantes para o mercado de trabalho, ou seja, com habilidades que as empresas dos dias de hoje procuram.

A academia funciona em parceria com a USTM e está em curso já há quatro anos. José Machava defende que as instituições de ensino que lidam com o mundo de informática precisam de investir na mente aberta e disposta a ouvir jovens, avançando para uma combinação de técnicas antigas e novas para que as matérias que leccionam não estejam desactualizadas, uma vez que quem promove a evolução são os jovens e entusiastas.

O jovem está, também, envolvido em comunidades de desenvolvedores fora do país. Já participou como palestrante em conferências internacionais em países como Namíbia, Zimbabwe e África do Sul. Já foi contactado por empresas como “Twiter”, “Google” e outras firmas de alto nível no ramo tecnológico. Aliás, chegou a estar no processo de recrutamento para trabalhar como engenheiro de software do Facebook, em Londres, mas na altura (2016) era muito novo e não estava ao nível das exigências daquelas companhias. Actualmente, o seu foco é, através da tecnologia, desenvolver soluções para diversos problemas do “mundo tec” moçambicano.

Aos adolescentes e jovens que pretendem abraçar a tecnologia, José Machava alerta que o primeiro requisito para o êxito na informática é a paixão, e o segundo é viver a tecnologia diariamente, isto é, investigar sempre.

About Author /

É jornalista e webdesigner desde Setembro de 2013. Na sua caminhada jornalística, está registada sua passagem pelo jornal O Nacional; Revista ÍDOLO, onde chegou a desempenhar as funções de editor executivo; para além de ter sido oficial de marketing digital na Ariella Boats. Foi, também, jornalista correspondente da Revista MACAU, em Moçambique. Actualmente é jornalista do jornal Notícias. É, desde 2020, licenciado em jornalismo, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Sua caminhada no mundo do empreendedorismo digital iniciou com o lançamento da plataforma Biografia, em 2016. É também, o fundador do site evangelístico Chave de Davi, em 2018; e da loja online O Ardina Digital. Todos projectos foram concebidos ao lado do seu amigo Deanof Potompuanha.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search