Revista Biografia

Curtas notas biográficas de Vitória Diogo

Vitória Dias Diogo nasceu a 31 de Janeiro de 1964, em Fingoé, distrito de Marávia, na província de Tete. É filha de Luís João Diogo, enfermeiro (falecido) e de Laura Atanásio Dias, doméstica.

Iniciou os seus estudos em Tete, tendo em 1973, concluído o ensino primário. Mais tarde, frequentou a 8.ª e 9.ª classes, na Escola Secundária Josina Machel. A 10.ª e 11.ª classes frequentou na Escola Secundária Francisco Manyanga, na cidade de Maputo, concluindo o ensino secundário em 1982.

Quatro anos depois, concluiu o bacharelato em Ensino de Português, pela Universidade Eduardo Mondlane. Em 1990, concluiu o nível de Mestrado em Letras, pela Universidade de Salford, na Inglaterra.

Vitória Dias Diogo é Linguista de profissão e desempenhou as seguintes funções: professora no Centro de Formação de Águas, entre 1986 e 1989; Directora Naciona-adjunta de Recursos Humanos no Ministério de Construção e Águas, entre 1991 e 1993; Directora Nacional dos Recursos Humanos, no Ministério das Obras Públicas e Habitação, entre 1993 e 2000; Secretária Permanente do Ministério do Turismo, entre 2000 e 2006; e Presidente da Autoridade Nacional da Função Pública, entre 2006 e 2007. 

Foi membro da Comissão da Logística na Implementação dos Acordos Gerais de Paz, entre 1992 e 1994; Vice-presidente da Comissão Técnica da Cimeira da União Africana, em 2003; Administradora do Estado na Empresa Cimentos de Moçambique, entre 2003 e 2007; foi eleita perita das Nações Unidas para Boa Governação e Administração Pública em 2009, tendo participado em várias conferências organizadas na sede daquela organização, em Nova Iorque.

Vitória Diogo está enquadrada na carreira de Especialista no Aparelho de Estado. Elaborou vários trabalhos escritos sobre Administração Pública e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Participou em várias palestras, seminários, colóquios e cursos, à nível nacional e internacional sobre Administração Pública, onde também foi oradora. Coordenou a Implementação da Fase II da Reforma do Sector Público e o desenho do processo de Sindicalização da Função Pública.

About Author /

Biografia é a primeira revista online, baseada em Moçambique, dedicada na produção e disponibilização de histórias de vida e obra na internet. Fazemos este trabalho desde 2016, e nos primeiros cinco anos alcançamos mais de 3 milhões e meio de acesso, atingindo internautas situados em mais de 2 500 cidades no mundo. Somos a principal referência dos que buscam biografias de moçambicanos na internet, sendo as nossas publicações citadas em inúmeros órgãos de comunicação e websites de vários cantos do mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search