Revista Biografia

Curtas notas biográficas de Nazira Abdula

Nazira Karimo Vali Abdula foi Ministra da Saúde do Governo da República de Moçambique entre 2015 e 2020. Fez os estudos primários na Escola Primária 25 de Junho, na Ilha de Moçambique, entre 1975 e 1980. E de 1981 a 1986, frequentou a Escola Secundária de Nampula e a Escola Pré-Universitária 1.º  de Maio.

Em 1986, seguiu para a Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo, onde sete anos depois, concluiu a Licenciatura em Medicina.

Trabalhou como Médica Clínica Geral, no Hospital Geral de Mavalane, de 1993 a 1997. Desempenhou as funções de chefe do Programa de Luta Contra a Malária, da área de Mavalane, onde, em coordenação com o Ministério da Saúde desenvolvia planos de  intervenção  na  área  preventiva  e  controlo  da  endemia (enfermidades que tem causas exclusivamente locais). Durante  a  epidemia  de Cólera de 1997  trabalhou e chefiou a Enfermaria de Cólera no Hospital Central de Maputo. Tem experiência de docência na Universidade Católica de Moçambique, no Instituto de Ciências de Saúde de Maputo e Beira.

Nazira Abdula é Médica Pediatra de Profissão. Fez a Pós-Graduação em Pediatria, no Hospital Central de Maputo, com estágios complementares no Hospital São João do Porto, em Portugal. De 2004 a 2006, fez o Mestrado em Nutrição e Dietista, pela Universidade da Flinders, na Austrália.

Após o regresso ao país, foi transferida para a província de Sofala, onde trabalhou no Hospital Central da Beira e exerceu o cargo de Directora Clínica entre 2007 e 2008. Em Junho de 2008, foi transferida para a província de Nampula, passando a exercer o cargo de directora do Hospital  Central de Nampula. Desde Maio de 2010, exerceu função de Vice-ministra da Saúde até à altura da sua nomeação (19 de Janeiro de 2015) para Ministra da Saúde, tornando-se na primeira mulher a dirigir aquele ministério, desde que Moçambique alcançou a independência em 1975.

About Author /

Biografia é a primeira revista online, baseada em Moçambique, dedicada na produção e disponibilização de histórias de vida e obra na internet. Fazemos este trabalho desde 2016, e nos primeiros cinco anos alcançamos mais de 3 milhões e meio de acesso, atingindo internautas situados em mais de 2 500 cidades no mundo. Somos a principal referência dos que buscam biografias de moçambicanos na internet, sendo as nossas publicações citadas em inúmeros órgãos de comunicação e websites de vários cantos do mundo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search