Revista Biografia

João Pó

É, desde Julho de 2018, Director-geral das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM). João Carlos Pó Jorge iniciou a sua carreira profissional em 1985 na LAM, onde ingressou para o quadro de pessoal como engenheiro mecânico.

Por se destacar profissionalmente foi nomeado chefe do Departamento de Engenharia, em 1987, responsabilidade que aumentou com a sua indicação para coordenar a ligação entre a LAM e os fabricantes, visando a concepção e fabrico de aeronaves e componentes da Boeing, General Electric, SELL, entre outras marcas.

Na sequência do bom desempenho, o Engenheiro foi nomeado representante residente da LAM na Boeing (Estados Unidos da América), de 1990 a 1993.

Após o término daquela etapa de trabalho, retornou à sede da LAM em Maputo, onde assumiu a função de chefe de Engenharia e Qualidade, de 1993 a 1995, período em que dinamizou o planeamento e engenharia de aeronaves, engenharia de operação de voos, investigação de acidentes, concepção, implementação e certificação de programas de modificações em aeronaves, entre outras actividades.

Com a experiência adquirida e maximizando os contactos com entidades exteriores, aceitou o desafio de integrar a equipa da Pratt & Whitney, firma norte-americana vocacionada para o fabrico de motores de aviões, onde foi gerente de suporte a clientes em África, de 1995 a 2013.

Publicidade

Naquele período exerceu suas actividades nos Estados Unidos da América, Zimbabwe, Senegal, Etiópia tendo se evidenciado em montar escritórios em locais remotos; coordenar acções de melhoria de gestão de topo em companhias aéreas em África, nas áreas operacional, comercial e financeira; negociações de contratos de aquisição, incluindo lease de aeronaves e motores; intermediação de contratos comerciais entre companhias aéreas; investigação detalhada de acidentes e concepção e implementação de recomendações; introdução de ferramentas de gestão em companhias aéreas em África; coordenação de team building entre escritórios regionais, gestão de operações com linhas aéreas africanas em reestruturação ou crescimento.

Paralelamente, teve funções temporárias nos aeroportos de J.F.Kennedy, Zurique, Atlanta, São Francisco e Milão.

A carreira no exterior viria a ser interrompida em 2013 quando recebeu o convite para integrar o Conselho de Administração da LAM, tendo sido Administrador Técnico Operacional até 2016. Posteriormente, foi designado Assessor do Administrador Financeiro, função que desempenhou até à sua nomeação para o cargo de Director-geral da LAM, no dia 23 de Julho de 2018. O seu mandato tem duração de 18 meses.

O Director-geral da LAM é defensor de gestão por dados no controlo da operação e finanças para cumprir metas e atingir resultados. Tem noções profundas de coordenação de equipas de negociação de contratos de aluguer, comerciais, de reparação e aquisição de aviões e motores. Participou na reestruturação de companhias aéreas tanto para corrigir situações irregulares, como para expansão. São os casos da Air Zimbabwe, TACV, TAAG, Air Afrique, Air Senegal, AeroZambia, e Ethiopian Airlines. Tem suporte para iniciativas de gestão de comportamento para melhorar o desempenho laboral.

João Pó alargou a sua experiência profissional nos Estados Unidos da América, Canadá; Portugal; França; Itália; Holanda, Alemanha, África do Sul, República Democrática do Congo; Costa do Marfim; Gabão; Madagáscar; Malásia; Singapura; Argélia; Emiratos Árabes Unidos; Marrocos; Senegal; Cabo-Verde; Nigéria; Mali; Benim; Togo; Angola; Zimbabwe; Malawi; Zâmbia; Uganda; Seychelles; Maurícias; Ilhas Reunião; Quénia; Etiópia; Tunísia e Gana.

Naqueles países trabalhou e colaborou com diversas empresas e companhias aéreas: Boeing; Airbus; GPA; Ethiopian Airlines; Lufthansa; UTA; Aer Lingus; Air France; Bombardier; Embraer; SAA; Air Zimbabwe; Air Afrique; Air India; Japan Airlines; World Bank; Lloyds of London; Aetna; Airclaims; Air Portugal; United Airlines; Delta; AirEurope; ExIm Bank; Caisse Centrale de Cooperation e Autoridades Aeronáuticas Internacionais.

Imagem extraída do site CartaMz

A interacção com várias entidades valorizou ainda mais os conhecimentos académicos obtidos na licenciatura em engenharia mecânica, na Universidade Eduardo Mondlane; MBA em International Management, feito no Thunderbird School of Management, em Arizona, Estados Unidos da América; para além da formação em Gestão de Linha Aérea na Britânia Airways, em Luton, Inglaterra.

Fruto desta convivência em várias partes do mundo, a comunicação do Director-geral da LAM é fluente não só em português, que é a sua língua materna, como também em inglês, para além do francês e espanhol.

Quanto à formação profissional, a jornada do Engenheiro inclui frequência em mais de 15 cursos, entre eles: IATA SMS for Executives; Alpha – Managing Behaviour – Cycad; Airline Management OJT – Brittania Airways, Luton, UK; ETOPS for Executives; Branding Academy; Medivac for Flight Operations; Operations Logistics e Gestão de Seguros em Aviação; entre outros.

About Author /

Este texto foi elaborado ou encontrado numa fonte ligada ao biografado, podendo ter algumas adaptações da Revista Biografia.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search