António Costa
Chegou a Moçambique em 1986 como gerente da TELECOM, onde mais tarde passou a ser sócio e gerente daquela empresa até 2000. Chama-se António Manuel Nunes da Costa. É PCA da tvSD, uma empresa em que os agentes de segurança convivem sempre com ela, pois é distribuidora das Rádios de Comunicação que ora está na mão, ora fixado ao cinto.
António Costa nasceu em Angola, em 1951. O relacionamento entre António Costa e a tecnologia iniciou em 1975, primeiro como funcionário na TELEMAR em Angola, onde foi um dos responsáveis pela implementação das comunicações aeronáuticas nos Aeroportos de Angola, depois como sócio da empresa TELESCAN em Portugal.
Depois da experiência como gerente e sócio da TELECOM em Moçambique, durante 14 anos, fundou, em 2000, a tvSD,Lda. Trata-se de uma sociedade criada com Samira Chicalia, detentora de 50% do capital.
A tvSD nasceu com o objectivo de trabalhar a franquia da Multichoise, mais precisamente gerir o seu produto, a DStv (Digital Satelite Television). Aliás, o nome da firma resulta da tradução daquele produto para a língua portuguesa – tvSD (Televisão Satélite Digital).
Nos primeiros anos da sua existência foi responsável pela gestão da franquia Multichoise e mais tarde mudou de área de actuação, abraçando as telecomunicações. Mas por um tempo explorou as duas áreas, até por volta de 2013, altura em que a Multichoise instalou-se em Moçambique.
Como PCA, António Costa iniciou a empresa com seis colaboradores, incluindo os sócios, e sem instalações próprias. Volvidos cerca de 20 anos, a firma emprega mais de 90 pessoas. Para além de ser distribuidora oficial das marcas Motorola Solutions, Itelbras, Inosat e Barret em Moçambique, sob sua direcção a empresa tornou-se responsável pelos sistemas meteorológicos que permitem os aviões levantarem o voo no território nacional; e emissão dos cartões NUIT (Número Único de Identificação Tributária).
Costa teve, em 2018, uma passagem marcante como sócio maioritário na empresa Serenus, uma empresa de segurança na altura. Já foi, também, accionista fundador da Delta Segurança, onde depois de ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia-Geral, esteve como PCA e maior accionista. A preocupação pelo próximo é uma das suas maiores virtudes e um dos segredos do crescimento dos seus projectos.
Para além de ser timoneiro da tvSD, é presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Casa do Gaiato de Maputo; está ligado à Academia do Bacalhau (como presidente honorário); assim como presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Moçambique.
Em tempos idos, António Costa praticou atletismo e andebol. A fim de apoiar e promover a actividade futebolística em Moçambique, envolveu-se com o Núcleo do Sporting Clube de Portugal em Maputo como Presidente e sócio-fundador; e durante cinco anos consecutivos como vice-presidente do Clube de Desportos da Maxaquene.
O moçambicano de “M Grande”, como identifica-se, é viúvo e pai de dois filhos, dos quais muito se orgulha.