Revista Biografia

Autobiografia de Euritsi de Abreu

Meu nome é Euritsi Cátia de Abreu. Nasci no dia 06 de Agosto de 1995, na cidade de Tete. Sou filha de Ernesto Esteves de Abreu e Virgínia Paulo. Tenho cinco irmãos que se chamam Edson Abreu, Maikel Abreu, Beckam Abreu, Eldon Abreu e Chirley Abreu.

Quando era mais nova, o meu melhor presente era receber sorvetes. Lembro-me de quando os meus pais iam de férias a Beira, levavam-me à algumas sorvetarias desta cidade.

Com 21 anos de idade, concluí a licenciatura em Administração e Gestão de Empresas na Universidade Católica de Moçambique (UCM), cidade da Beira. Em 2018, regressei à cidade de Tete à procura de emprego, mas não achei.

Não tendo achado um emprego, comecei a empreender pequenos negócios na área de confeitaria, comercializando doces e salgados, onde consegui comprar uma caravana de hambúrguer e passei a vender para a transportadora Nagi.

Em 2020, tive a ideia de criar uma sorvetaria na cidade, quando me apercebi que em Tete não havia alguma. Inspirei-me tanto nas sorvetarias chinesas e, com a ajuda dos meus pais, procurei um espaço e começou-se a construir o estabelecimento físico para comercialização dos sorvetes. Enquanto a construção ia se erguendo, fui fazendo experiências de diversos tipos de sorvetes com frutas locais. De uma forma tímida, o sonho foi se concretizando.

Oswaldo Petersburgo, Secretário de Estado da Juventude e Emprego, visitando sorvetaria de Euritsi

No início do mês de Setembro de 2021, ‘migrei’  para um processo de incubação empresarial da Agência do Vale do Zambeze, na incubadora Agrisol-Tete. Neste processo de incubação, recebi toda mentoria necessária para a minha área de actuação, desde a minha formação como empresária até à formação da empresa, tendo toda documentação legal e podendo assim estar operacional.

O processo de incubação agregou bastante valor, abrindo em mim novos horizontes ligados à certificação e informação nutricional dos produtos, branding da empresa, design e marketing, contabilidade organizada, qualidade dos produtos, ligações empresariais, entre outros.

Os sorvetes começaram a ter aceitação no mercado. O que mais chamava atenção eram os sabores típicos da terra: sorvetes de malambe, de morango, tamarindo e milho.

Meu maior sonho realizou-se quando, em Dezembro de 2021, ocorreu a inauguração da sorvetaria Frozenland, EI que se localiza na cidade de Tete, bairro Francisco Manyanga – Rua Padre Domingos Ferrão.

Hoje considero-me feliz pelo que faço. A minha visão é de modernizar a sorvetaria e expandir o empreendimento. Tenho ansiedade de apreender sempre e procuro ainda passar a minha experiência para outras pessoas e, quem sabe, futuramente poder abrir ainda um centro de formação em matéria de sorvetes.

Euritsi Cátia de Abreu

About Author /

Este texto foi elaborado ou encontrado numa fonte ligada ao biografado, podendo ter algumas adaptações da Revista Biografia.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search